TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejando um empório de produtos naturais

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

IBMEC

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Planejando um empório de produtos naturais.

RIO DE JANEIRO - 2015

IBMEC

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório Final, apresentado ao Curso de Pós-graduação MBA em Gestão de Projetos do Ibmec, como requisito parcial para atendimento da resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, de 08 de junho de 2007.

Professor orientador: Jorge G. Santos

RIO DE JANEIRO

2015

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

Este trabalho objetivaelaborar um plano de gerenciamento de projetos para empreender um empório de produtos naturais. A busca por informações e condições mais próximas da realidade proporcionará a aplicação de fato das melhores práticas de gerenciamento difundidas no mercado. Ao final, o estudo resultará em um estudo de caso que proporcionará críticas ao projeto e aos processos utilizados.

O gerenciamento de projetos é tema recorrente dentro das grandes empresas. Qualquer executivo bem informado sabe do que se trata o PMI, PMBoK, seus termos e suas boas práticas. Contudo, nem todos os iniciantes ao empreendedorismo estão familiarizados com este universo. Pode-se acreditar que uma ideia interessante e um pouco de dinheiro sejam o suficiente para metamorfosear o sonho em realidade. No entanto, os números apontados em estudo realizado pelo SEBRAE (2013) mostram que a realidade é um pouco diferente.

Tendo como referência as empresas brasileiras constituídas em 2007 e as informações sobre estas empresas disponíveis na Secretaria da Receita Federal - SRF até 2010, a taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de atividade foi de 75,6% e a taxa de mortalidade de empresas com até 2 anos foi de 24,4%.

Segundo Chiavenato (2008),  em relação aos fatores que causam a mortalidade de micro e pequenas empresas destacam-se as características do perfil do empreendedor, a experiência do empreendedor com a gestão de negócios e o planejamento (ou a falta dele) para implementação do empreendimento. Por mais que as micro e pequenas empresas estejam cientes de suas dificuldades, é necessário planejar e implementar ações específicas que busquem minimizar de maneira efetiva as altas taxas de mortalidade prematura dos empreendimentos. Nesse sentido, é relevante pensar os desafios e perspectivas das MPE's no cenário contemporâneo, caracterizado por importantes mudanças na estrutura produtiva.

Segundo Gabriel Borba (2006), a principal causa de fracasso de uma empresa é a falta de preparo e conhecimento de seus fundadores. A maioria não faz qualquer tipo de planejamento ao iniciar um novo empreendimento, sem promover uma análise financeira da empresa ou uma pesquisa sobre o mercado onde ela será inserida. O fundamental é que exista um apoio gerencial prévio, leis que facilitem o acesso ao mercado consumidor e disponibilidade de capital de giro. Borba (2006, p13) ressalva aindaque “o primeiro passo para um empreendedor começar a sua atividade é identificar uma oportunidade, realizar uma extensa pesquisa e preparar um plano de negócio.”

Baseando-se nessa fragilidade da cultura empresarial brasileira, antagônicaà vocação que o país possui para o desenvolvimento de médias e pequenas empresas, é que o planejamento para a criação de um empório de produtos naturais foi escolhido como tema desta monografia.

O estudo é voltado para as relações existentes entre as nove áreas do conhecimento defendidas pelo PMBoK: escopo, tempo, custo, riscos, recursos humanos, aquisições, comunicação, qualidade e, por fim,  integração. A proposta é aplicaro projeto de criação do empóriocomo estudo de caso que colocará em prática o desenvolvimento do plano de negócios angariando a integração das áreas do conhecimento sob a luz dos conceitos que devem ser considerados por aqueles que se dispõe a serem empreendedores.

Os conceitos apresentados abarcam desde a junção de recursos necessários para se abrir uma empresaaos desafios de mantê-la em crescimento e obtendo o sucesso. A fase de planejamento merece destaque e junto com o estudo sobre a importância da formação e gerenciamento da cultura organizacional, serve como base metodológica e experimental para o desenvolvimento do estudo de caso.

2.  OBJETIVO

O projeto visa desenvolver um plano de negócios para empreender um empório com foco em alimentação especial na cidade de Goiânia-GO. O principal objetivo do projetoé analisar a viabilidade do negócio.  

A cada dia que passa, a alimentação está mais especializada. Seja para trazer benefícios à saúde, seja para aumentar a disposição e estado de ânimo. A designação alimentação especial a que é referida aqui diz respeito aos alimentos com foco nesses objetivos. Com tanta tecnologia e melhoramentos, os nichos dentro da alimentação aumentam a cada dia. Vamos ver alguns listados no estudo Brasil FoodTrends 2020, dentro da tendência Saudabilidade e Bem-Estar: 

- Alimentação controlada (dietas para redução e controle do peso; dietas adequadas para diabéticos, idosos, grávidas, alérgicos, celíacos etc).
- Alimentação funcional para a saúde (benefícios para a saúde cardiovascular, gastrointestinal, dos olhos, do cérebro, combate à obesidade, redução de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de osteoporose, prevenção de câncer, prevenção de artrite, diminuição de hipertensão etc.). 
- Alimentação funcional para o bem-estar (melhora do desempenho físico e mental, redução de estresse, melhora do estado de ânimo, diminuição da fadiga, aumento da vitalidade, melhora da aparência física, da beleza e do equilíbrio interior). 

3. REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Projeto:contextualização e características

O Project Management Institute PMI®, propõem a seguinte definição sintética sobre projeto. "Projeto é um empreendimento temporário realizado de forma progressiva, para criar um produto ou serviço único". Por terem a característica da temporalidade devem sempre ter início e fim pré-definidos, não necessariamente que sejam curtos ou longos, mas que iniciem, evoluam e finalizem.

Um projeto é constituído por 09 áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com