TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Diretor de Treinamento

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

        

Plano Diretor de Treinamento

Definindo as politicas, as normas e os procedimentos  que permitem a contribuição de maneira efetiva para a capacitação dos empregados e a melhoria da produtividade. A implantação de um plano diretor deve ser participativa , com as área de desenvolvimento humano e sistemas de gestão (SIG), para a laboração de procedimentos e politicas.

Buscando  a modernização, evolução tecnológica  e aprimoramento profissional,  a proposta do plano diretor é disseminar o de maneira concreta e direta o desenvolvimento de suas equipes., com o foco no desenvolvimento humano  das equipes, visando complementar  o Desenvolvimento Organizacional, focando no desenvolvimento de pessoas, criando uma visão sistêmica, atingindo vários níveis hierárquicos da organização.

Fases de implantação

Fases do processo

Descrição das competências; função e cargos da empresa.

Entrevistas personalizadas com gerentes;

Programação do treinamento, definição de tipos de treinamentos, carga horária, publico alvo, cronograma ,estimativa de investimentos envolvidos, análise critica da programação, aprovação, operacionalização e monitoramento do Plano Diretor de Treinamento.

Mensuração de resultados.

As empresas precisam determinar resultados, trabalhando com os seguintes indicadores:

  1. Numero médio de horas de treinamento.
  2. Controle de frequência. Percentual de frequência dos participantes, relação de convocados versus participantes.
  3. Avaliação de reação- análise de conteúdo, recursos didáticos, carga horária e as competências do instrutor.
  4. Eficácia- verificação dos objetivos propostos, numa escala que pode variando os conceitos de 0 a 5, insuficiente á excelente ou 0 a 10.
  5. Controle de custos-monitoramento do custo de todos os treinamentos da emprese, incluindo os indiretos.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERES

Liderança é uma habilidade que se aprende, desenvolvem-se todos os dias nos processos de trabalho, dentro e fora da organização, quem pretende seguir um cargo de gestão deve conhecer e praticar a liderança ser convincente. A função requer sinceridade, honestidade e trazer prazer àquele que o faz.

Mais do que comandar, é conseguir que pessoas trabalhem unidas buscando o sucesso e os resultados esperados, não esquecendo que cada ser humano, tem necessidades especificas, trabalhar com pessoas, considerando seu comportamento, necessidades básicas e bem estar. Desenvolver algumas características típicas, em relação a seu trabalho e perfil, visando o bom desenvolvimento das tarefas e motivação das pessoas, as quais interagem, troca informações e comanda.

Ele deve conhecer seus medos e forças e trabalha-las em beneficio das pessoas e da organização, ter habilidade no trabalho em equipe, fortalecendo as relações interpessoais que motivam os colaboradores, mantém sinceridade e lealdade com todos os envolvidos nos processos, entende o que busca a empresa e auxilia para que os objetivos sejam atingidos, procura novas alternativas para desenvolver o potencial de todos.

O líder nato apresenta humildade para aprender constantemente, sabe lidar com indivíduos e grupos, de forma a mobiliza- los para uma causa, de forma a atingir os objetivos propostos pela empresa, criando alternativas de trabalho, para o desenvolvimento de talentos e crescimento da organização como um todo, buscando o alcance das metas estabelecidas, o líder deve estar disposto a compreender e canalizar todas as informações para obter eficácia empresarial.

O treinamento e desenvolvimento de lideranças dentro da organização não se iniciam a partir da necessidade de gerências, mas desde o momento da contratação de colaboradores para as diversas atividades, a busca pela otimização dos processos e pessoas é que contribui para a seleção de talentos e lideranças.

Tipos de liderança:

  • Liderança e visão sistêmica

Tornar-se líder muitas vezes exige do novo gestor comportamentos até então pouco utilizados. Por isso é preciso alinhar o que se espera desta função e sensibilizá-los em relação às características fundamentais de um líder eficaz.

  • Construção de equipes, dinâmica dos grupos e trabalho em equipe (16h)

Saber construir um time de sucesso e fazer com que indivíduos funcionem bem em equipe pode representar maior produtividade e desempenho superior, fazendo com que a empresa tenha vantagem competitiva e seja sustentável. Entender a dinâmica dos grupos e utilizá-la a seu favor

  • Entendendo os diferentes perfis e liderança situacional.

Um bom líder é aquele que adéqua o seu estilo a necessidade de cada liderado. As pessoas são diferentes e necessitam de níveis de delegação e orientação distintos. Para isso é preciso conhecer bem a sua equipe e as características dos liderados, extraindo o máximo de cada um.

  • Motivação, incentivo e reconhecimento.

Ter uma equipe motivada e saber reconhecer o bom trabalho são fatores que influenciam o desempenho das pessoas. Utilizar esses recursos no dia a dia pode alavancar a produtividade.

Por último temos o pilar de competências e ferramentas de gestão, tão importante quanto conhecer a si mesmo e conhecer quem está à sua volta, é necessário ter as ferramentas e competências adequadas para o desempenho pleno do papel do líder.


  • Comunicação

Ter habilidade para comunicar-se garante ao gestor que suas orientações e esclarecimentos estão sendo bem compreendidos. Admitir que a responsabilidade do entendimento é do emissor torna o líder responsável pelo o que comunica e gera a necessidade de se solicitar feedbacks constantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com