TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Treinamento

Trabalho Universitário: Plano De Treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 5

UNISAL

Plano de treinamento – Ações de desenvolvimento

Professora: Cristiana Farias

Guaratinguetá

2013

INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização e ampliação do mercado brasileiro ocorreu um impulsionamento da competitividade, além de um enorme contingente de conceitos e informações que desembarcaram no país. Assim, percebeu-se que o grande diferencial das empresas estava nas pessoas que ali dentro trabalhavam. Foi a partir dessas mudanças que os gestores de pessoas tiveram uma demanda muito maior, com desafios muito maiores também. Observou-se que não bastava mais apenas uma boa remuneração e benefícios para manter na empresa seus grandes talentos: era necessária toda uma estratégia de desenvolvimento e crescimento desses funcionários, através dos desafios lançados e das competências desenvolvidas. É, então, através desse grande centro de aprendizado que a empresa visa se transformar, e que o aprimoramento de produtos, serviços e pessoas terá lugar (BOOG & BOOG, 2006).

Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que aprendam novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos. (Chiavenato, 2004, p.334).

É importante notar como as empresas têm se preocupado com a qualidade empregada no trabalho dos indivíduos; existe, atualmente, um movimento constante em busca de aprimoramento de conhecimento técnico e acadêmico. As instituições estão em busca de ferramentas que ajudem a desenvolver as competências emocionais de seus colaboradores (BOOG & BOOG, 2006).

MÉTODO

Entendendo a real preocupação com programas de treinamento, o presente trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, fonte ímpar de informações, contribuindo com muitas formas do saber, como a atividade intelectual e o conhecimento cultural. Ocupando lugar de destaque dentre as demais, ela é um conjunto dos conhecimentos das mais variadas obras, que proporciona ao leitor conhecimentos para pesquisas futuras.

PLANO DE TREINAMENTO SUGERIDO: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

Necessidade:

É importante que as empresas e seus líderes tenham a consciência do nível em que estão em termos organizacionais, pois liderar pessoas exige além de preparação, sensibilidade e conhecimento sobre o comportamento humano nas organizações. Deste modo, desenvolver novas práticas, mais condizentes com a realidade de cada organização, torna estas ações mais efetivas e os resultados mais tangíveis. Para que os gestores consigam se desenvolver de forma contínua é preciso compreender o que seus liderados querem e desta forma investir em aprimoramento. Uma boa alternativa é o treinamento gerencial que trabalha o aperfeiçoamento de competências, atualiza os líderes sobre as mudanças no mercado de trabalho, os novos perfis profissionais e as estratégias que podem ser aplicadas. Com estes conhecimentos obtidos no treinamento gerencial, o profissional estará ainda mais ciente de suas responsabilidades, delegará com mais propriedade, estará mais atento aos detalhes e às necessidades mutantes que sempre se apresentam numa empresa.

Objetivos:

 Desenvolver uma postura gerencial alinhada com o negócio e a estratégia da organização;

 Identificar as aptidões e as competências gerenciais mais valorizadas pelas empresas competitivas do mercado;

 Orientar os participantes para a utilização eficaz das ferramentas gerenciais;

 Desenvolver estratégias de comportamento que viabilizem uma mudança eficaz na relação com a equipe.

Metodologia:

As estratégias de aprendizado adotadas serão: workshops, coaching, dinâmicas de grupo, exercícios práticos ligados ao dia-a-dia dos participantes, campanhas de incentivo e comunicação institucional.

Público Alvo:

Gestores, líderes, supervisores e todos os executivos que precisam se reciclar ou desenvolver as principais habilidades e competências requeridas pelo mercado no processo de liderança com excelência.

Conteúdo Programático:

O programa de desenvolvimento Gerencial será executado em etapas para atender as necessidades e respeitar os horários disponíveis de seus lideres. Envolverá temas como:

 Gestão de Pessoas;

 Liderança;

 Coaching;

 Gestão Estratégica e da Rotina;

 Empreendedorismo Corporativo;

 A função do gerente e seu papel na organização;

 Análise das principais características e competências interpessoais no perfil gerencial;

 Comunicação;

 Delegação;

 Motivação;

 Como conduzir reuniões;

 Como obter resultados gerenciando pessoas;

 Cultura organizacional: pontos importantes para o Gerente.

Metodologia para Avaliação de Resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com