TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Para Administração

Por:   •  8/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de aula semanal

1° dia.

Assunto: Instrumentos musicais e objetos Sonoros

Objetivo: Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmo e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo proporcionando momentos de alegria que possibilitam um melhor desenvolvimento da criança.

Recursos: Celular para gravar os sons dos animais e registrar momentos.

Sequência didática: Em uma roda de conversa falar sobre a proposta, sobre os sons que costumam ouvir diariamente. Investigar quais sons mais agram (chuva, pássaros, ondas do mar entre outros). Avisar ao grupo que farão um passeio pela unidade para brincar com os sons. Perguntar quais sons elas estão imaginando ouvir (por exemplo: o barulho do ônibus, buzinas de carros e caminhões, os cachorros latindo, o balançar das arvores etc.). Comunicar as crianças que a brincadeira é a busca pelos sons. Chame atenção a possibilidade de apreciação também do silencio, convidar a fazer silencio, brincando por exemplo de estatua. Avisar as crianças sobre o celular que poderemos gravar os sons que acharem legais. Pedir para coletar matérias diversos (pedras, folhagem, sementes, gravetos), que vão ser usados em outra atividade;

Avaliação: Observar a participação e iteração no decorrer das propostas.

2° dia.

Assunto: Brincadeiras com sons do ambiente e animais.

Objetivo: Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmo e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo proporcionando momentos de alegria que possibilitam um melhor desenvolvimento da criança. Identificar e criar sons e reconhecer rimas, imitando diferentes sons que os animais fazem.

Recursos: Instrumentos musicais, folha com os animais.

Sequência didática: Em roda com as crianças recordar a brincadeira do dia anterior. Contar que ouviremos juntos todos os sons gravados no dia do passeio e que tentaremos conhecer juntos cada som. Após nossa conversa vamos convidar as crianças ara observar o que preparamos nos cantinhos da sala. As crianças em grupos vão explorar o que encontraram que são alguns instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. Após todos verem os instrumentos faremos nossa roda onde vamos cantar uma música em especial Seu Lobato. Vamos cantar e tocar os instrumentos, conversar sobre os sons dos animais da música e qual seu som favorito. Depois de toda conversa, música e troca de ideias iremos fazer uma pintura dos animais que estão na música do Seu Lobato.

Avaliação: Observar a participação e iteração no decorrer das propostas. Privilegiar as trocas de conhecimentos nas rodas de conversa, envolvendo as falas das crianças e suas particularidades.

3° dia.

Assunto: Sons em brincadeiras com água

Recursos: baldes, bacias com água, potes, panelas e talheres. Bonecas de plásticos e garrafinhas.

Sequência didática: Convidar as crianças para ir até a parte ao ar livre e chegando lá terá vários materiais/utensílios espalhados e que elas vão poder produzir vários sons com eles. Contar para as crianças que elas vão ficar livres para explorar e brincar com o que quiserem, inclusive com a água. Convidar para conhecer os sons que podem ser produzidos com os diferentes materiais em contato com a água. Após chegar ao espaço deixá-los explorarem livremente o ambiente. Observar as ações que as crianças realizam com os materiais escolhidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com