TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Comunicação

Por:   •  30/10/2015  •  Ensaio  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Comunicação.

A Elegance Aluguel de Utensílios para Eventos fará inicialmente um plano de comunicação para 1 ano (doze meses) e utilizará os 9 Passos do Plano de Comunicação adaptado de Dias (2003) e Kotler (2006) sendo:

1º Passo: Caracterizar a audiência alvo.

O público alvo potencial da Elegance são pessoas físicas. Classes A e B, 39% do total pesquisado, possuem renda familiar de 10 a 20 salários mínimos e acima de 20 salários.

 58% do total de pesquisados são casados e com ensino de nível superior.

Público residente em Florianópolis e grande Florianópolis.

2º Passo: Definir os Objetivos.

O objetivo principal da Elegance é oferecer um serviço de alto nível e com diferencial de mercado, sendo: ética, pontualidade, confiabilidade e nível de serviço. Sendo essas características as que os potenciais clientes mais procuram nas empresas desse segmento conforme pesquisa de campo executada.

Objetivando um espaço no mercado de aluguel de utensílios a empresa Elegance irá focar em atendimento de alto padrão e capacitação dos funcionários os (através de cursos oferecidos pela organização conforme mencionado no plano de recursos humanos) para atender da melhor forma possível o cliente final, assim, a empresa busca reconhecimento do público e espaço no mercado num mercado de alta competitividade.

3º Passo: Definir o problema ou oportunidade.

A Elegance é uma empresa entrante num segmento onde existem numerosos concorrentes. Assim, a empresa terá um posicionamento de diferenciar-se pelo nível de serviço, visto que as classes A e B são um público exigente e que busca o melhor serviço para a realização de seus eventos.

Em relação a oportunidades, pode-se citar: o crescimento do segmento, o aumento da renda familiar e cultura da região, pois como visto no histórico do segmento, a região incentiva realização de eventos e a cultura da população é mais um item que eleva o crescimento desses.

Porém, vale ressaltar o problema de por ser uma empresa nova, sem histórico e sem nome no mercado, pode-se enfrentar certa resistência do consumidor em contratar o serviço, devido a não conhecê-lo.

4º Passo: Selecionar o Composto Promocional.

 Propaganda

Promoção de Vendas

Relações Públicas

  Venda Pessoal

Marketing Direto

Site próprio

Domínio: (.com)

Folder distribuído através de panfletagem

Feiras de eventos

Visitas a empresas realizadoras de eventos

Redes Sociais

Placa front light

________________

_____________

_____________

Telefone

Jornal de bairro

________________

_____________

_____________

_________

Descrição das ações do composto:

Propaganda:

- Site próprio da empresa: com fotos dos utensílios, localização da empresa, sua missão, visão e valores.  Com incentivos a utilização dos serviços, por exemplo: prévia de orçamento e indique um amigo para receber desconto no seu aluguel de utensílios.

A empresa também utilizará o site para captar o cadastramento de futuros clientes, assim, construindo um banco de dados desses e podendo através disso utilizar-se de CRM (relacionamento com o cliente).

- Placa front light: Placa em lona front light e iluminação externa. Instalada no pátio da sede da empresa.

- Jornal de bairro: Objetivando fazer com que o público próximo à empresa, do bairro e região próxima conheça o serviço prestado e possa indica-lo ou utilizá-lo.

Promoção de Vendas:

- Folder distribuído através de panfletagem: em locais estratégicos, onde haja circulação do público alvo.

Relações Públicas:

- Feiras de Eventos: Em shoppings, salões de festas, buscando fazer parcerias, tornar a empresa visível ao cliente final e vender serviços.

Será feito um revezamento entre o diretor e a gerência de vendas na participação das feiras.

Venda Pessoal:

- Visitas a empresas realizadoras de eventos: Visita a promotores de eventos, cerimonialistas e pessoas que realizam eventos. Essa ação objetiva a realização de parcerias, indicação do serviço oferecido pela Elegance e aumento da receita da empresa. As visitas serão realizadas pela gerência de vendas ou esporadicamente pelo diretor.

Marketing Direto:

- Redes Sociais: Interagir com potenciais clientes através de redes sociais como facebook e msn. Manter atualizadas com fotos dos utensílios utilizados em eventos. A definição de escolha do último justifica-se pela sua função de entrega e coleta dos utensílios, assim, tendo maior acesso a poder fotografar o evento montado, e com isso, alimentando os álbuns de fotos e eventos atendidos com os serviços da empresa.

- Telefone: Contatar o público alvo convidando-os a conhecer e utilizar o serviço prestado pela empresa. A responsabilidade de contato via telefone será da gerência de vendas e da auxiliar administrativa.

5 º Passo: Elaborar as mensagens.

A mensagem objetiva capturar a atenção do público alvo e fidelizá-lo, oferecer um serviço de alto nível que atenda a necessidade e o desejo do consumidor, para que esse indique os serviços da empresa a outras pessoas.

Mensagem que será utilizada em todas as ferramentas do composto promocional:

O serviço que fará a diferença em seu evento!

Um serviço diferenciado, aquele que atende ao desejo e necessidades do cliente, a pontualidade, a confiabilidade, a ética e nível de serviço.

Colocar exemplos da placa, folder, etc...

6 º Passo: Definir os meios.

A Elegance utilizará em maior parte de mídia interativa humana, sendo: visitas a pessoas realizadoras de eventos, participação em feiras de eventos e contato via telefone com os potenciais clientes. Deste modo a empresa terá contato imediato com o cliente final, tendo maiores possibilidades de expor e vender seu serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com