TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Controle de Qualidade

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Glória Távora Franklin

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA QUALIDADE

Projeto de pesquisa apresentado para disciplina Metodologia Cientifica, ministrado pela orientadora Virna, pela universidade Estácio de Sá, campos Juiz de Fora.

Juiz de Fora

2014

TEMA

O processo de controle de qualidade dentro da linha de produção da indústria.

PROBLEMA DE PESQUISA

Como otimizar os processos de produção industrial utilizando como base as técnicas do ISO (Organização Internacional para padronização) com o auxílio do controle da qualidade?

OBJETIVOS

Geral

O ISO/TS 16949 auxilia na otimização do processo para a qualidade do produto, produtividade e competitividade dentro da indústria automotiva Mercedes-Benz Juiz de Fora.

Específicos

  • Avaliar as diretrizes do ISO/TS 16949 nos processos de produção da indústria de forma geral;
  • Identificar como os funcionários enxergam a ISO no processo de produção;
  • Mapear a produtividade que a ISO beneficia a empresa para a comercialização internacional aumentando sua atuação no mercado;
  • Compreender a interação dos processos através do uso das normas para permitir melhoria do produto e qualidade de processo;
  • Aferir como a certificação pode fornecer mais confiança e consistência para todas as partes interessadas, possibilitando maiores oportunidades de negócio.

JUSTIFICATIVA

A competitividade no meio das industrias automotivas vem crescendo ao decorrer dos anos, é preciso se tornar cada vez mais inovadoras e criativas para assim ganhar mais relevância na “Era da informação”. Ter uma nova dimensão de desempenho é fundamental para enxergar o presente pelo olhar do futuro.

A ISO/TS 16949 é relevante para todos os tipos de companhias fornecedoras do setor automotivo, desde pequenos fabricantes até grandes organizações múltiplas instalações (multi-site), multinacionais localizadas em qualquer parte do mundo. Entretanto, é aplicável somente para sites onde existe produção ou serviço de peças.

As organizações que desejam entrar no mercado automotivo devem esperar até entrar na lista de um cliente automotivo como fornecedor potencial, antes que possam prosseguir com a certificação nesta especificação.

METODOLOGIA

O projeto propõe a conexão das interfaces da engenharia de produção e o processo de controle de qualidade dentro da linha de produção da indústria, utilizando como objeto de estudo a empresa Mercedes-Benz Juiz de Fora. Sob esse ângulo, busca-se a otimização do processo para a qualidade do produto, produtividade e competitividade dentro da ciência que fomenta a engenharia de produção.

Dessa forma, para a realização desse projeto pedagógico, desenvolver-se-á um planejamento metodológico:

O estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo em que visa conhecer caminhos dos processos científicos, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência seja como referência à capacidade de conhecer, seja com referência de intervir na realidade. (DEMO, 1995, p.12)

Assim, iniciar-se-á o desenvolvimento a partir de um levantamento bibliográfico como fonte de dados para a busca de informações sobre o tema definido, com o propósito de garantir consistência teórica na discussão que cerca otimização do processo para a qualidade do produto, produtividade e competitividade dentro da indústria automotiva Mercedes-Benz Juiz de Fora.

A utilização da pesquisa bibliográfica está na sua importância na base do desenvolvimento de argumentações teóricas que estarão presentes do decurso do projeto. Dessa forma, define-se:

A pesquisa bibliográfica procura esclarecer um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou com parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado já existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estudo da arte em determinado tema. Como trabalho científico original, constitui a pesquisa propriamente dita na área das ciências humanas. Como resumo de assunto, constitui geralmente o primeiro passo de qualquer pesquisa científica. (CERVO e BERVIAN, 2002, p. 65)

Com isso, serão analisadas apostilas, livros, recursos eletrônicos e arquivos da web que tiverem em seu conteúdo discussões pertinentes ao tema estudado.

A fim de demarcar um recorte mais profundo ao tema de pesquisa cogitado, far-se-á uso do recurso proposto pela técnica de pesquisa qualitativa:

Ela tornou-se técnica clássica de obtenção de informações nas ciências sociais, com larga adoção em áreas como sociologia, comunicação, antropologia, administração, educação e psicologia [...]. Este texto, limitado pelo espaço disponível e objetivo, trata da entrevista individual em profundidade, técnica qualitativa que explora um assunto a partir da busca de informações, percepções e experiências de informantes para analisá-las e apresentá-las de forma estruturada. Entre as principais qualidades dessa abordagem está a flexibilidade de permitir ao informante definir os termos da resposta e ao entrevistador ajustar livremente as perguntas. Este tipo de entrevista procura intensidade nas respostas, não-quantificação ou representação estatística. (DUARTE e BARROS, 2006, p. 62)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com