TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Inovação

Por:   •  10/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento Estratégico e Inovação: construção do Business Model Canvas e um Plano de Negócio nas Empresas da Cidade de Carlos Chagas Um Estudo Comparativo

  1. INTRODUÇÃO

        Uma gestão estratégica requer empreendedores capazes de traçar norteadores cruciais para que seus objetivos sejam alcançados, mas com isso surge questionamentos e pontos cruciais, como alicerçar de um bom planejamento para o êxito das atividades.

        Importante perceber que na atualidade já não se pode mais falar em fronteiras intransponíveis e por esse motivo as organizações tiveram que rever seus conceitos sobre mercado e economia. Nesse novo conceito, não só as grandes empresas, como as micro e pequenas tem oportunidade de inserirem seus produtos e serviços no mercado, porém é preciso entender que a inovação é a forma de estar em sintonia com este mercado é para isso e crucial o desenvolvimento de um modelo de negócio alinhado com a gestão estratégica da organização.

        “O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes” (SEBRAE, 2014)


Desenvolver um planejamento estratégico conforme o modelo de negócio Canvas permitir as organizações adequarem ao contexto econômico de forma inovadora.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  • Elaborar uma proposta para a Gestão Estratégica de Negócios, através do modelo de Canvas.
  1. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
  • Identificar as principais dificuldades do empreendedor para desenvolvimento de um plano estratégico.
  • Identificar as ferramentas utilizadas na gestão estratégica pelos empreendedores.
  • Identificar e analisar as principais estratégicas adotadas nas micro e pequenas empresas do município de Carlos Chagas –MG e se as mesmas estão alinhadas com os objetivos da inovação.
  1. JUSTIFICATIVA

Diante do mercado globalizado atual, a sobrevivência empresarial das grandes organizações tem se tornado uma tarefa difícil. Para as micro e pequenas empresas essa tarefa se torna ainda mais complexa, logo a necessidade frequente de se buscar alternativas para se manter no mercado.  No entanto identificar as limitações das empresas frente a essas dificuldades e propor buscar ações estratégica inovadoras para superá-las é algo que a maioria não sabe como. Entendendo que a busca de estratégias para construção de modelos de negócios para empresários principalmente em cidades menores não é uma tarefa fácil no qual justifica a propositura da pesquisa com a proposta do modelo de Canvas.

Diante da conjuntura econômica e social adotar novas e modernas ferramentas para garantir as organizações auferir maiores resultados requer desafios, requer correr risco e impreterivelmente inovação, mas para isso é inevitável alicerçar de um bom planejamento que venha nortear e conduzir as ações dos gestores para as melhores decisões, com isso surge o modelo de canvas uma metodologia nova que possibilita aos empreendedores traçar estratégias cruciais em suas organizações de maneira inovadora. Portanto adota estratégias como essas faz se necessário em um contexto que a busca pela sobrevivência se tornou um imperativo.

Os dois pontos chaves a estratégia e a inovação no cenário econômico mundial são temas cruciais e evidentes ao qual tornam importantes de serem debatidos. Instituições, órgão governamentais dentre outros como enfaticamente o Sebrae apoiam os empreendedores o quanto da real importância de uma gestão estratégica, mas para isso é preciso de um modelo de negócio alinhado as estratégias empresariais.

Entender a importância dos modelos de negócios é algo fundamental para todo o empreendedor. Num mundo em que a velocidade das mudanças é cada vez mais acelerada, assim como não controlamos os aspectos externos que afetam nossa empresa (macroeconomia, concorrentes, novos entrantes, oscilações do mercado, consumidor cada dia mais exigente…), torna-se imprescindível ter capacidade de entender / ajustar / adaptar / mudar / inovar no modelo de negócios para sobreviver e crescer. (PIMENTA, 2014)

 A pesquisa também se propõe a realizar uma revisão de literatura existente, dados dos setores ligados a micro e pequenas empresas, órgãos governamentais, conceitos, estudos sobre vantagens e desvantagens do planejamento estratégico, identificar as ferramentas da gestão estratégica das empresas.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

Para que a presente proposta venha se desenvolvida terá como atividades:

  1. Levantamento de bibliografia - Inicialmente para um maior aprofundamento do pesquisador com o tema, será feito um levantamento bibliográfico que de acordo com GIL (2010), consiste na busca de informações em material já publicado: livros, artigos, revistas, dissertações, anais de eventos científicos, teses, entre outros, servindo de base para abordar as questões levantadas.
  2. Estudo do Modelo Canvas -  Para maior aprofundamento será estudado o modelo Canvas, tendo como respaldo o livro:
  • Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios dos autores Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, criadores do modelo Canvas.
  1. Parceria com Sebrae -  O pesquisador entrará em contato com Sebrae para obter acesso ao acervo da instituição ao qual só por autorização é disponibilizado, além de informações cruciais sobre o software desenvolvido pela instituição para desenvolvimento do Canvas.  
  2. Parceria Câmara de Dirigentes Lojistas de Carlos Chagas – O pesquisador já obteve com o gerente da CDL a disponibilização do banco de dados para a pesquisa.
  3. Construção do referencial teórico – Os principais autores a serem pesquisados para construção e sustentação de um referencial teórico são:
  •  Osterwalder e Pigneur (2011)  
  • Scherer e Carlomagno (2009)
  • Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2007)
  • Chiavenato e Sapiro (2003)
  • Hitt, Ireland e Hoskisson (2008)

Os autores mencionados são de total acesso do pesquisador, mas para um maior aprofundamento do tema também outras obras serão pesquisadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com