TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócio

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A empresa Moda Moldes LTDA é uma empresa manufatureira. Para o trabalho foi criado uma estrutura fictícia para a mesma com a criação de um sistema de dados e informações, bem como a definição de sua estrutura organizacional, estratégia, missão e valores, plano de contas, contabilidade, etc.

A Empresa

  1. Descrição

A empresa Moda Moldes LTDA é uma empresa considerada pequena do ramo de vendas. Sua principal operação está ligada a venda de roupas femininas feitas por ela mesmo e desenhadas pela estilista dona das lojas. Ela possui apenas cinco lojas fictícias no Distrito Federal, localizadas em diversos shoppings do Distrito Federal.

A empresa foi iniciada pela estilista ------ em 2004, que possui 60% do negócio. A empresa é administrada por mais dois sócios, cada um com 20% de poder. Desde a inauguração a loja vem crescendo em proporções muito grandes, já que está direcionada diretamente para o público feminino e para o clima do centro oeste.

  1. Missão

A missão principal da organização é a satisfação de suas clientes pela qualidade que seus produtos oferecem, pela originalidade e pelo preço. O bom treinamento dos funcionários faz com que a loja ofereça um excelente atendimento e consiga a fidelização das clientes.

  1. Valores

Os principais valores da empresa são a integridade com as informações oferecidas, a inspiração na criação dos produtos, a flexibilidade que oferece aos clientes e a valorização do ser humano. Sobretudo, a ética com que a empresa é gerida, que a torna diferencial no mercado de vendas de roupas femininas em Brasília.

  1. Visão

O objetivo da empresa é se tornar uma opção de confiança e reconhecida no mercado, expandindo suas operações e sua receita de vendas. Ainda, tem o objetivo de no futuro comercializar tanto roupas femininas, masculinas e infantis.

A Estratégia da Empresa

Através de um planejamento estratégico a Moda Moldes LTDA define metas e objetivos de curto e longo prazo, levando em consideração fatores internos e o mercado externo. Sua principal estratégia é o Benchmarking, ou seja, ela observa os fatores positivos de outras empresas, como tais fatores funcionam, quais os resultados e quais as possíveis melhorias. Em seguida ela absorve tal sistema na empresa internamente.

Além disso, ela tem como estratégia a melhoria na qualidade de suas roupas, com a contratação de costureiras com maior experiência, com a fidelização a fornecedores de tecidos e, principalmente, com a qualidade no atendimento aos seus clientes.

Estrutura Organizacional

O organograma da empresa encontra-se no Anexo I ao final desde trabalho. Pela análise do organograma é possível descrever as relações hierárquicas dentro da mesma. Por ser uma empresa considerada pequena não possui relações internas complexas.

O conselho administrativo e a diretoria são compostos pelos três sócios da empresa. São eles que tomam todas as decisões relacionadas a empresa e suas gerencias. Cada uma das cinco gerencias da empresa possui um gerente responsável e funcionários que eles acharem necessários.

O setor de marketing está relacionado a divulgação da empresa na mídia. Esse setor é responsável tanto pela criação de propagandas e sua divulgação como pela decoração das lojas. A unidade de estoque e logística é responsável pela compra e estoque de tecidos e materiais para costuras, pela compra e utensílios para as lojas e pelo transporte dos materiais. O departamento de RH é responsável pela contratação de todos os funcionários. O departamento contábil e de finanças é responsável pela contabilidade da empresa e pela sua gestão financeira.

O planejamento estratégico é o responsável por fazer todas essas unidades funcionarem perfeitamente, em ordem. Ele define os meios de como se alcançar os objetivos da empresa designados pelo conselho administrativo, planejando roteiros, organizando o gerenciamento e criando metas.

Plano de contas

Balanço patrimonial:

Anexo I - Balanço Patrimonial da empresa Moda Moldes LTDA

BALANÇO PATRIMONIAL

1

ATIVO

2

PASSIVO

1.1

ATIVO CIRCULANTE

2.1

PASSIVO CIRCULANTE

1.1.1

DISPONÍVEL

2.1.1

SALÁRIOS A PAGAR

1.1.1.1

Bancos

2.1.1.1

Salários a pagar

1.1.1.2

Bancos

2.1.1.2

Férias a pagar

1.1.2

CONTAS A RECEBER

2.1.1.3

13º salário a pagar

1.1.2.1

Clientes

2.1.1.4

INSS a recolher

1.1.3

OUTROS CRÉDITOS

2.1.1.5

FGTS a recolher

1.1.3.1

Creditos de fornecedores

2.1.2

OBRIGAÇÕES FISCAIS

1.1.3.2

Creditos de funcionários

2.1.2.1

ICMS a recolher

1.1.3.3

Adiantamento a fornecedores

2.1.2.2

Pis e Cofins a recolher

1.1.3.4

ICMS a recuperar

2.1.2.3

IRPJ a recolher

1.1.3.5

Pis e Cofins a recuperar

2.1.3

FORNECEDORES

1.1.3.6

IRPJ a recuperar

2.1.4

FINANCIAMENTO CURTO PRAZO

1.1.4

ESTOQUE

2.2

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

1.1.4.1

Mercadorias para revenda

2.2.1

FORNECEDORES

1.1.4.2

Tecidos

2.2.2

FINANCIAMENTO LONGO PRAZO

1.1.5

DESPESA ANTECIPADA

3

PATRIMONIO LIQUIDO

1.1.5.1

Seguros a apropriar

3.1

CAPITAL SOCIAL

1.2

ATIVO NÃO CIRCULANTE

3.2

RESERVAS

1.2.1

ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

3.2.1

Reservas de capital

1.2.1.1

Clientes

3.2.2

Ajuste de avaliação patrimonial

1.2.1.2

Outros créditos

3.3

LPA

1.2.3

IMOBILIZADO

 

 

1.2.3.1

Lojas

 

1.2.3.2

Equipamentos e aparelhos

 

1.2.3.3

Móveis

 

1.2.3.4

Veículos

 

1.2.4

INTANGÍVEL

1.2.4.1

Software

DRE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (293.1 Kb)   docx (409.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com