TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócio

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.815 Palavras (16 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 16

PLANO DE NEGÓCIOS

Rocket Ride Brew Company

Alysson Diverio

Felipe Salau Nunes

Marcellus Lessin Martens

Marcelo Darlan Zaplana

Tutor Externo: Carlos Alberto Pires Flores

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais – Prática do Módulo III

07/12/2017

[pic 1]

1 SUMÁRIO EXECUTIVO

1.1 RESUMO

Um nicho de mercado cada vez mais explorado e em franca expansão, e proporcionalmente apto a novos desbravadores, tanto em sua criação quanto em sua degustação, atraindo velhos e novos adeptos. Mesmo em uma economia instável, o setor de cervejarias artesanais, apenas no primeiro semestre de 2017 cresceu 17,5% no cenário nacional, tendo sua maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Diante deste fato, surge o interesse da elaboração de um plano de negócio, viabilizando a possibilidade de uma nova organização neste segmento na cidade de Porto Alegre/RS. Para tal, utilizamos o meio de sondagem exploratória, cujas informações deram-se, em um primeiro momento, através de pesquisas recentes em meios de comunicação, websites de alguns fabricantes locais e nacionais e presencialmente em convenções e Pubs, onde é percebida, atualmente, não somente a presença masculina de outros tempos, como uma sensível, porém expressiva participação feminina. O passo seguinte, com a coleta do julgado necessário como dados secundários, proporcionou a determinação das principais etapas a serem elencadas, para então determinarmos quais os dados primários válidos e então considerarmos a confiabilidade do projeto como um todo.

Concluímos, embasado após análise do produto final e sua atuação no mercado, ações de marketing, estudo de quadro de pessoal, investimentos pré-operacionais e totais e projeções de custos e faturamentos, a viabilidade de abertura deste empreendimento. No entanto, sempre atentos ao custo estimado e realizado, diante das oscilações econômicas e das possibilidades de implementação, redução ou mudanças ao produto final.

1.2 EMPREENDEDORES E COMPETÊNCIAS

A cervejaria Rocket Ride Brew Company constitui-se, em seu quadro social, de 04 empreendedores: Alysson Diverio, Felipe Salau Nunes, Marcellus Martens e Marcelo Zaplana, aptos a assumirem as competências de gestor de marketing, mestre cervejeiro e gestor de produção, gestor financeiro e de compras e gestor comercial, respectivamente. Todos residentes em Porto Alegre e região metropolitana do Estado do RS, desta forma atuando em caráter presencial, implicando em garantias de qualidade e valor ao projeto.

      [pic 2][pic 3]

Fonte: O autor.

1.3 IDEIA CENTRAL

Proporcionar qualidade e diferenciação através dos seus produtos, oriundo de quatro perspectivas de realização pessoal de “um sonho em comum” do seu quadro societário, representados na vontade de produzir “como se fosse para os seus”.

1.4 PRODUTOS E PRODUTIVIDADE

A proposta consiste em produzir 03 tipos distintos de cerveja, complexos e diferenciados além do próprio conceito artesanal; American Pale Ale, inspirada no padrão e inspiração americana, com aromas e sabores do malte voltados a cereais, levemente caramelizada, a American Blonde Ale, semelhante a Pale, porém com notas de frutas cítricas e leve destaque na presença de lúpulo e a British Strong Ale, esta remetendo o padrão inglês, com aromas e sabores característicos de toffee, caramelo e lúpulo acentuado, intensa e ideal acompanhamento a comidas mais fortes e diversificadas. Seu processamento se dará a lotes limitados, com a premissa da garantia dos sabores, aromas e saturação ideais, em barris de 10 e 30 litros, além da produção limitada em garrafas personalizadas de 600 mL. Ambos os sistemas visam a minimização de custos e baixo estoque.

1.5 O MERCADO EXPANSIVO

Sendo o Brasil atualmente considerado o 17º maior consumidor de cervejas no planeta, quase que em sua totalidade as cervejas Lager e Pilsen, o polo artesanal ganha mais e mais adeptos. O trocadilho utilizado “beba menos e beba melhor” é bem visto pelos someliers e já bem aceitável por boa parte do público em geral, diante de uma rotina cada vez mais intensa e atenuada ao desgaste físico e mental. O interesse pelas peculiaridades, rótulos, ingredientes diferenciados e até exóticos possibilita ao consumidor, além da degustação, um interesse nas origens do processo em si, de como se chegou a determinada composição, do conceito e premissas do fabricante, da história daquela marca e das inspirações dos seus fabricantes, atenua a valorização do produto final, e mesmo os consumidores ocasionais, o que, definitivamente, apenas é creditado a iguarias neste meio gastronômico. De encontro a este rumo, a (marca) propõe a inserção de novos sabores neste crescente segmento, induzindo e introduzindo novos adeptos a ele.

2 ROCKET RIDE BREW COMPANY

2.1 NOSSA LOCALIZAÇÃO

A organização, em um primeiro momento situada em uma dependência interna na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, decidiu mudar-se e compor o “cast” do denominado “Distrito Cervejeiro de Porto Alegre”, localizado no bairro Anchieta, o qual já compõe mais de 09 marcas, propondo já como uma ação de marketing, um facilitador para a divulgação da marca, diante do então entendimento do “sabem onde me encontrar”. O local em si constituiu-se como referência para os novos apreciadores, parceiros e novos empreendedores.

O endereço escolhido – Rua Provenzano, Num. 56, por si só já nos elenca a sermos os “primeiros visitados”, pois além da sua estrutura, com amplo estacionamento e segurança local, logisticamente é a principal via de acesso para quem adentra as demais companhias do ramo.

2.2 QUADRO SOCIETÁRIO

Nossa organização é constituída de quatro sócios que se conheceram no curso de Processos Gerenciais, no ano de 2016, os quais logo constituíram afinidades e perceberam “algo em comum” - O gosto pela cerveja e a vontade de ter o seu rótulo próprio. Desta forma, projetaram o valor inicial de R$ 200.000,00, entendendo através de cálculos iniciais, ser esta a soma elegível a aquisição de bens, materiais e insumos e manutenção do plano pelo prazo de 12 meses, prevendo, a partir do 13o mês a liquidez do seu maquinário e aquisição em definitivo das suas instalações. Para tal, cada integrante investiu R$ 50.000,00, recursos oriundos da venda de imóveis e veículos, constituindo automaticamente a percentualidade individual de 25% de participação no projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (936.5 Kb)   docx (226.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com