TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios

Por:   •  26/6/2017  •  Resenha  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

FERRAMENTA 5 FORÇASS DE PORTER

As 05 forças de Porter foi criada por Michael Porter em 1979 e seu objetivo é analisar o ambiente competitivo onde a organização está inserida, para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes proporcionando assim uma visão ampla da concorrência que cerca a organização. Para Porter, uma empresa que utiliza esse modelo na qual ele criou, desenvolve sua capacidade de servir seus clientes, aumentando o seu lucro e melhorando suas estratégias.

Essas 05 forças é muito analisada na administração e em seu modelo, Porter considerou que há uma força central e outras quatro, que impactam a central de formas distintas. Para pode executar a análise, é necessário descrever o que caracteriza cada força:

1º Poder de Negociação dos Clientes

Esse poder refere-se à capacidade que os clientes possuem de barganha com os fornecedores, de colocar a empresa sob pressão, exigindo assim mais qualidade e menor preço pelos produtos, fazendo com que as empresas concorrentes possam lutar entre si.

Porter indicou este ponto como a força competitiva que se relaciona com o poder de decisão dos clientes.

2º Poder de Negociação dos Fornecedores

Esse poder refere-se à capacidade em que os fornecedores possuem de barganha com a empresa, podendo então recusar a trabalhar com a empresa, cobrar preços altos. Quando a empresa tem poucos fornecedores, esta ficará a mercê das decisões dos fornecedores, bem como o aumento dos preços, dos prazos, da qualidade, dentre outros.

3º Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes

Nessa 3º força, a empresa precisa criar barreiras de entrada em seu nicho de mercado, dificultando assim a entrada de novos concorrentes. Com a criação de barreiras, fica mais complicado para os concorrentes captar os melhores clientes. O ideal nessa fase é que se pense em criar patentes, marcas fortes (devidamente registradas) e contratos de exclusividade.

4º Ameaça de Produtos Substitutos

Nessa fase se é necessário trazer inovações para o seu negócio, pois o empresário não pode achar que o seu produto é insubstituível, pois podem surgir outros produtos que podem não ter a mesma qualidade que a sua empresa tem, mas pode suprir as necessidades do consumidor, ameaçando assim a existência da organização. Se é importante analisar se o produto produzido pela empresa passa a ser obsoleto com o passar do tempo, sendo que para evitar isso é necessário investimento em pesquisa e tecnologia.

5º Rivalidade entre concorrentes

Pode-se dizer que é um dos pontos mais importantes da análise de Porter, onde se é preciso entender quem são seus concorrentes diretos no mercado. Nem sempre empresas que vendem o mesmo produto concorrem diretamente. Essa força é considerada como a mais significativa dentre todas as cinco, uma vez que é importante saber quais são os pontos fortes das empresas que vendem um produto parecido, ou que participam do mesmo segmento. Os principais fatores a serem analisados nesta força são o número de concorrentes, a diversidade dos mesmos e a publicidade que utilizam.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com