TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios

Por:   •  23/8/2017  •  Monografia  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

FGV Management

MBA em Gestão Estratégica da TI

Fazenda Virtual

 Análise e Considerações

Nome do aluno: Diógenes Renan Mattana Freitas

 

Coordenador Acadêmico: Prof. Luiz A. Joia

Professor Orientador: Prof. André Freitas

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado, dentro da disciplina “PROJETO INTEGRADO DE NEGÓCIOS”, ao curso MBA em Gestão Estratégica da TI lato sensu, nível de especialização, do Programa FGV Management como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

São Paulo

Abril / 2014

[pic 3]


MBA em Gestão Estratégica da TI

Diógenes Renan Mattana Freitas

“Fazenda Virtual – Análise e Considerações”

Coordenador Acadêmico: Prof. Luiz A. Joia

Professor Orientador: Prof. André Freitas

                                             

[pic 4]

São Paulo – SP

2014



O Trabalho de Conclusão de Curso

Fazenda Virtual – Análise e Considerações

Elaborado por Diógenes Renan Mattana Freitas, e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para obtenção do MBA em Gestão Estratégica da TI, Curso de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV in company

Data da aprovação: 05 de Abril de 2014

Assinatura do Coordenador Acadêmico

Coordenador Acadêmico: Prof. Luiz A. Joia

Assinatura do Professor Orientador do TCC

Prof. André Freitas

TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Diógenes Renan Mattana Freitas, abaixo-assinado, do Curso MBA em Gestão Estratégica da TI, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada Paulista, no período de Agosto de 2012 a Agosto de 2014, declaram que o conteúdo de seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: Fazenda Virtual – Análise e Considerações, é autêntico e original.

São Paulo, 05 de Abril de 2014

Diógenes Renan Mattana Freitas

DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE DIVULGAÇÃO

O aluno Diógenes Renan Mattana Freitas, abaixo-assinado, do Curso MBA em Gestão Estratégica da TI, do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada Paulista, no período de Agosto de 2012 a Agosto de 2014, NÃO AUTORIZA a divulgação de informações e dados apresentados na elaboração do Projeto Integrado de Negócios, intitulado Fazenda Virtual – Análise e Considerações, com objetivos de publicação e/ou divulgação em veículos acadêmicos.

Diógenes Renan Mattana Freitas

DEDICATÓRIA

Aos meus familiares, meus grandes motivadores que sempre apoiaram.


Resumo Executivo

Cada dia as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida e dentro desse campo uma das mais importantes áreas é a alimentação saudável, o que nos leva logo a pensar em hortaliças orgânicas. Mas quando falamos de orgânicos, muitas dúvidas pairam nas mentes dessas pessoas, tais como: se são realmente produzidos sem o uso de agrotóxicos? Qual a sua procedência? Dentre outras.

Há ainda pessoas as quais gostariam muito de poder cultivar seus próprios alimentos organicamente, porém nos deparamos com outras barreiras gigantescas quando pensamos em metrópoles onde os espaços para tal prática são cada vez mais escassos e a falta de tempo devido à correria do dia a dia também inviabilizam a atividade.

Assim a proposta da “Fazenda Virtual” tem como finalidade trazer uma solução para tais dificuldades além de respostas para as dúvidas das pessoas. Um projeto inovador e pioneiro no Brasil o qual propõe através de um interface totalmente virtual que o usuário possa cultivar, acompanhar o cultivo, colher e até receber suas hortaliças com certificados de produtos totalmente orgânicos em suas casas. De maneira simples e divertida, no jogo o usuário será totalmente responsável pelas ações executas em seu canteiro, ou seja, tanto em caso de cultivo correto ou até mesmo incorretos, sua produção sofrerá fielmente o que for executado via interface pelo usuário em questão. Além disso o mesmo poderá acompanhar via webcams o que está ocorrendo com sua horta em tempo real. Como resultado dessa divertida iteração o usuário poderá solicitar a colheita de sua produção e recebê-los em sua casa, o que acaba aproximando o ambiente virtual do mundo real.

Por fim, o jogo proporcionará lazer, saúde mental e trará hábitos saudáveis de alimentação às pessoas.

Palavras-chave: produtos orgânicos, alimentação, ambiente virtual, lazer, cultivo.


Sumário

1        Descrição do negócio        7

2        Resumo das análises realizadas        10

3        Conclusão sobre a viabilidade financeira do negócio        19

4        Avaliação final do projeto        22

Bibliografia        24


  1. Descrição do negócio

A pessoas cada vez mais estão se conscientizando da importância de manter hábitos mais saudáveis quanto a sua alimentação, com por exemplo consumo de produtos orgânicos, produzidos sem a utilização de agrotóxicos, mesmo esses produtos sendo mais caros que aqueles produzidos de maneira convencional, utilizando agrotóxicos. Esse senário pode ser comprovado com dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário [1], segundo essa pesquisa, a produção de orgânicos aumenta de 15% à 20% por ano e custam cerca de 30% mais que os produzidos de maneira convencional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (745.5 Kb)   docx (881.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com