TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios

Por:   •  14/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

A empresa

A empresa FK Fotografia é um empreendimento que presta serviço no ramo de fotografia, realizando ensaios fotográficos de gestantes, casais, famílias, infantil, feminino, negócio, profissional e cobertura de pequenos eventos familiares, considerando a criatividade como forma de capturar momentos que devem ser eternizados em forma de imagem.

O publico alvo do negócio são principalmente mulheres de classe média – alta, que valorizam cada etapa da vida e apreciam os sentimentos transmitidos através de um registro fotográfico.

A empresa está atuando desde junho de 2019 e conta um perfil no instagram e facebook, um fotógrafa, um assistente e equipamento essencial para as atividades desempenhadas.

Serviços oferecidos

Cobertura de pequenos eventos familiares

Geralmente o processo se inicia com a interpelação da fotografa pelo cliente. É comum que a solicitação surja em decorrência de indicação ou em decorrência de alguma referencia encontrada nas redes sociais.

O contato inicial compreende inicialmente de uma conversa sobre o evento, consulta de disponibilidade na data requisitada, seguido de elaboração e envio da proposta de orçamento caso a disponibilidade seja confirmada. Caso o resultado da conversa seja afirmativo, um contrato é efetuado e as formas de pagamento são acertadas. O pagamento pode ser bem flexível, mas normalmente é definido entrada de 20% e parcelamento do restante do valor.

No dia do evento a fotografa acompanha o cliente realizando o serviço combinado de antemão. Após o evento o fotografo reúne todas as fotos feitas, organiza (excluindo fotos escuras, testes, olhos fechados, etc), faz edição nas fotos em formato RAW e envia para o cliente via google drive.

        Ensaios

Geralmente o processo se inicia com a interpelação da fotografa pelo cliente. É comum que a solicitação surja em decorrência de indicação ou em decorrência de alguma referencia encontrada nas redes sociais.

O contato inicial compreende inicialmente de uma conversa sobre o ensaio, consulta de disponibilidade na data requisitada, seguido de elaboração e envio da proposta de orçamento caso a disponibilidade seja confirmada. Caso o resultado da conversa seja afirmativo, um contrato é efetuado e as formas de pagamento são acertadas. O pagamento pode ser bem flexível, mas normalmente é definido entrada de 20% e parcelamento do restante do valor.

No dia do ensaio a fotografa se encontra com o cliente e vai até a locação escolhida na conversa  e fotografa um mínimo de 200 fotos, após o ensaio o cliente seleciona as fotos acordadas que deseja que seja editadas o faz edição nas fotos em formato RAW e envia para o cliente conforme escolhido pelo cliente que pode ser, mídia digital (pen drive), google drive e/ou impressa.

Planejamento estratégico

Missão

“Realizar o sonho de cada cliente de ter seus momentos únicos eternizados de forma criativa e  com o melhor serviço possível, desde o atendimento pessoal e diferenciado, até a fotografia de mais alto nível.”

        Visão

“Aperfeiçoar e melhorar os serviços de modo a se tornar a principal referência em fotografia da região da Grande Vitoria e me tornar uma influencia no assunto nas mídias sociais , para assim expandir o negócio e a lucratividade e influenciar a outras pessoas a eternizarem cada faze da sua vida.”

Analise SWOT

Ambiente Interno

Forças: Relacionamento com cliente, criatividade, modo flexível de cobrança.

  • Relacionamento com cliente - A proprietária, e fotógrafa profissional, é uma pessoa carismática e interessada em fazer um serviço de qualidade. Para atingir esse fim, busca conhecer bem seus clientes, num clima bem-humorado, descobrindo seus gostos e acaba por compreender a expectativa dos clientes, enriquecendo o produto final.
  • Criatividade – A proprietária, e fotógrafa profissional, é uma pessoa criativa e interessada em fazer com que o ensaio seja sempre uma experiência única inclindo acessórios, adereços entre outras coisas que valorizam o ensaio.
  • Modo flexível de cobrança: O modelo de pagamento pode ser negociado de forma a buscar reter o cliente. Apesar de não ser muito atraente receber em longo prazo, pode ser um fator importante para fechar um contrato com um cliente.

Fraquezas: dificuldade em planejamento, misturado patrimônio jurídico e físico, sem equipe, sem equipamento de ponta.

  • Dificuldade em planejamento: as informações financeiras da empresa são tanto escassas quanto dispersas. Para auxiliar na visão à longo prazo, será implantado um fluxo de caixa, contendo os valores de ingressos e desembolsos para cada período, e será projetado valores futuros, baseando-se nos valores obtidos de 2019 até o primeiro semestre de 2020.
  • Mistura do patrimônio jurídico e físico: no momento, não há nenhuma separação do que são lucro e o que é honorário. A fim de resolver isso, será criada usada a conta bancária da FK que não está sendo utilizada no banco do brasil, para separar as finanças e facilitar a listagem dos desembolsos futuros. E, foi definido um honorário para o proprietário de 10% das entradas, que será incluído no próximo fluxo de caixa.
  • Sem equipe contratada formalmente: A equipe para fotografar os ensaios consiste em um fotógrafo e um assistente, sendo a fotógrafa a própria FK. A solução atual é buscar expandir contatos com fotógrafos amadores, que desejam uma profissão semelhante, oferecendo a possibilidade de trabalhar em algo que tem interesse e pagando por cada serviço prestado.

        Ambiente externo

Oportunidades: Aumento do numero de gestantes no estado, aumento do numero de aniversários infantis.

  • Aumento no número de gestantes no Espirito Santo: o número de gestantes ao ano tem crescido gradualmente, e não é diferente no estado. É interessante se afirmar num mercado em crescimento, buscando reconhecimento de novos clientes.
  • Aumento do numero de aniversários infantis: Com o aumento no numero de gestantes aumentou também o numero de comemorações de aniversários e consequentemente o interesse por registros.

Ameaças: Muitos e bons competidores locais.

  • Muitos e bons competidores locais: atualmente não há requisitos técnicos para ser um fotógrafo. Buscando amenizar o problema, o gestor deverá buscar expandir sua marca na região, de forma a aproximar-se melhor de seu nicho de mercado. Para realizar a tarefa, irá desenvolver seu próprio blog, e abordar nele o tema ensaios criativos, além de manter atualizadas suas redes sociais trazendo sempre que possível o assunto à tona, além de propaganda paga nas redes sociais que deverá ser adicionada ao fluxo de caixa para um melhor planejamento.

Analise de mercado

        Setor

A região do espirito santo tem mantido um crescimento populacional estável. O número de gestantes e aniversários no estado tem aumentado nos últimos anos. Assim como o número de gestantes e aniversários tem aumentando, a constante redução dos custos de tecnologias digitais, de suma importância no setor de fotografia, tem contribuído para um maior acesso à contratação de serviços de fotografia. O setor de fotografia apresenta algumas tendências futuras, principalmente nos âmbitos artístico e tecnológico, que podem vir a alterar a atual dinâmica do mercado. Uma dessas tendências, apontada pelo fotógrafo Maurício Mussi é a proliferação da fotografia e filmagem por drones, uma tecnologia que recentemente tem se tornado mais acessível no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com