TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios, Recrutamento e Seleção

Por:   •  26/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

O presente trabalho de Projeto Integrado IV trata-se de um trabalho de cunho acadêmico para aprovação na respectiva disciplina do Curso de Tecnologia em Gestão e Negócios em Recursos Humanos das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. O objetivo deste trabalho está na elaboração de um Plano de Negócios para uma Consultoria com fins lucrativos, de pequeno porte, sendo seu objeto de negócio relacionado com o curso, embasando uma futura vivência profissional de seus autores. Como objeto de negócio, proposto pelo grupo, está à viabilização de um empreendimento focado em serviço de recrutamento e seleção.

Palavras-chave: Plano de Negócios, Recrutamento e Seleção.

  • INTRODUÇÃO

As organizações estão cada vez mais revendo seus conceitos, e um dos conceitos principais é a importância de seus colaboradores. Analisando por este lado, o departamento de Recursos Humanos ganha grande importância, pois é o grande responsável pela identificação e escolha do profissional que está apto á integrar a empresa.

A busca por talentos no mercado sempre foi um grande desafio para as organizações, e foi pensando em enfrentar e superar esses desafios que resolvemos criar uma Consultoria de Recrutamento e Seleção que atenda o mercado.

Com a difusão da internet e a globalização começam a serem desenvolvidas novas práticas de gestão que buscam competitividade e a Solution será criada para atender a demanda de pessoal escolhendo os melhores candidatos com maiores conhecimentos e habilidades para desempenhar as tarefas que lhe for atribuída.

Essa escolha facilita o sucesso das organizações que visam o aumento da produtividade dos indivíduos, elevando a receita e diminuindo as despesas.

Devido o Brasil ter sido escolhido para sediar a copa do mundo de 2014, o momento econômico vivido pelo país é fortemente reconhecido como um momento de oportunidade para catalisar planos de investimentos, que tenham por objetivo melhorar a infraestrutura do país trazendo benefícios para as condições de vida da sociedade.

Um indicativo desse cenário é o nível de emprego que aumentou, e o mercado de Recrutamento e Seleção será com certeza marcada pelo aumento do preenchimento dessas vagas.

O objetivo desse plano de negócio é buscar as necessidades, criando, estruturando uma equipe para solucioná-los.

2.         RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Segundo CARVALHO; NASCIMENTO (1997, p.114):

O recrutamento é o procedimento sistêmico de RH que objetiva atrair o maior número possível de candidatos ao preenchimento de determinados cargos oferecidos pela empresa. Já a seleção de RH tem a finalidade central de escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que se revelam mais qualificados na triagem inicial do recrutamento.

Para selecionar e recrutar um candidato é necessário que ele esteja apto para executar o trabalho. Segundo CARVALHO; NASCIMENTO (1997, p. 115).

Ao lado da análise do cargo, o selecionador de RH deve buscar subsídios na requisição de empregados, onde encontrará valiosas informações sobre os candidatos em função da natureza do trabalho, das condições do ambiente, do grau de responsabilidade, etc.

A seleção de RH precisa está em acordo com a política salarial da organização, para que o recrutamento alimente o processo seletivo com a quantidade de candidatos para os cargos e vagas disponíveis. “Todo o procedimento  de recrutar RH está baseada em informações oriundas da análise, descrição, avaliação  e classificação do cargo a ser preenchido, aí incluído, obviamente, o aspecto salarial”.  (CARVALHO; NASCIMENTO) (1997 p. 114).

O recrutamento e seleção inadequado traz prejuízos à empresa, dentre eles: “Alto índice de giro pessoal ; Aumento substancial dos custos de recrutamento ; Ambiente de trabalho comprometido com funcionários pouco qualificados para o pleno exercício de suas funções”. (CARVALHO; NASCIMENTO) (1997, p. 78)

Um trabalho bem recrutado contribui positivamente que a empresa cresça e produza bens e serviços com qualidade e nível elevado. Sendo assim o recrutamento e seleção é um elo que liga a empresa e o marcado de trabalho, e com isso é a referencia do candidato com o cargo.

2.1.        Tipos de Recrutamento

De acordo com Chiavenato (1999, p. 93 e 94) “Enquanto o recrutamento interno aborda um contingente circunscrito e conhecido de funcionários internos, o recrutamento externo aborda um enorme contingente de candidatos que estão espalhados pelo MRH”:

Recrutamento Interno – Pós

  • Aproveita os funcionários e o potencial que já é conhecido da organização;

Recrutamento Interno – Contras

  • Bloqueia a entrada na organização de pessoas com novas ideias.

O autor também cita o processo misto que envolve aspectos internos e externos.

É essencial que haja na empresa um recrutamento interno para que os funcionários se sintam mais motivados, e tenha uma movimentação no quadro de pessoas, o que envolve: “Transferências de empregados; Promoções de colaboradores; Programas de desenvolvimento de RH; Planos de carreira funcional” (CARVALHO; NASCIMENTO) (1997, p. 92).

Esse processo de recrutamento interno possui vantagens, pois o candidato já está integrado à empresa, diminuem as despesas, o preenchimento da vaga se torna bem mais rápido e um grande incentivo para o colaborador.

Segundo Chiavenato (1999, p. 92), “Recrutamento é o processo de gerar um candidato para um cargo especifico. [...] Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro e fora da organização”.

O recrutamento externo é muito importância, porque o recrutamento interno é um recurso eficiente na motivação dos funcionários da organização, mas quando não for possível conseguir esses candidatos às vagas dentro da organização, é necessário recorrer ao recrutamento externo.

Os meios de se processar o recrutamento externo como resalta CARVALHO,; NASCIMENTO (1997, p. 94):

Anúncios na imprensa (jornais, revistas, etc); Escolas e universidades; Recomendações de empregados da empresa; Agências de emprego; Arquivo de candidatos que apresentaram à empresa anteriormente; Mensagem de rádios e TV; Apresentação espontânea de candidatos; Intercâmbio de empresas.

Para CHIAVENATO (1999, p. 92):

Recrutamento é um conjunto de técnicas é procedimentos que visa atrai candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. [...] É o processo que gera os candidatos para o cargo especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (143.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com