TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Recrutamento e Seleção

Por:   •  4/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução e contextualização

Uma empresa que tem por objetivo se estabelecer no mercado, ser competitiva, ofertando um produto ou serviço de qualidade, deve ter a clareza para entender que parte significativa do seu sucesso está atrelado ao capital humano adquirido. Portanto o recrutamento e seleção da mão-de-obra qualificada deve ser tratado com extrema seriedade. Rocha (1997) descreve essa importância como: “uma boa gestão de pessoas é condição necessária para o sucesso” e Chiavenato (1999) como: “lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas”.

A cerca do processo de recrutamento Cãmara (2003) define que este decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o grupo de candidatos que possuem o perfil para ingressar na empresa. Sobre o processo de seleção, Martins (2007) discorre:

A seleção consiste em primeiro lugar, na comparação entre perfis dos candidatos e as exigências do cargo ou função, o ideal é que o perfil e a função se ajustem. Assim, é necessária uma escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, entre candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal.

O presente Plano de Recrutamento e Seleção tem por objetivo apresentar os perfis de profissionais necessários para compor o quadro de funcionários da empresa Automóbiles, atendendo assim a demanda atual. As vagas disponíveis são para: engenheiro, técnico em mecânica, comprador e inspetor de qualidade. Para cada vaga disponível seguirá a seguinte estrutura: as atribuições para o cargo, principais competências exigidas ao cargo, meios a serem utilizados para captação e seleção do talento e o modo de avaliação do processo.

A Automóbiles é uma empresa estruturada, atuando a anos no mercado automobilístico, com ampla visão estratégica de negócios, que se mantem antenada com relação às tendências do mercado mundial. Devido a ampla visão de negócios, observou-se o resultado de uma pesquisa destacando o mercado russo como o mais expressivo e o de maior crescimento na Europa. Buscando ampliar os horizontes da marca, a Automóbiles encontrou uma oportunidade de parceria com a Volstói, uma montadora russa. Para encabeçar esse projeto, a Automóbiles nomeou o experiente Jonas como líder, para conduzir uma equipe de quarenta profissionais para a missão de implantação do setor de estamparia junto a montadora de veículos Volstói.

Jonas é um engenheiro mecânico com especialização em projetos, experiente, obteve experiência internacional, atuando em uma filial na Índia. Contando com quinze anos de atuação no mercado automobilístico, sendo os últimos cinco anos gerenciando novos projetos relacionados ao setor de estamparia na Automóbiles. Tem agora o grande desafio de tornar a empresa Automóbiles uma multinacional. Para a implantação do setor de estamparia se faz necessário o recrutamento e o treinamento, no espaço de seis meses, de quatro categorias de profissionais locais: engenheiro, técnico em mecânica, comprador e inspetor de qualidade.

Desenvolvimento

Conhecer bem uma pessoa, ou mais especificamente um profissional não é tarefa nada fácil. Pois o material humano passa por constantes mudanças, muitas vezes por fatores externos outras por fatores internos. GONTIJO (2005) expressa:

Buscam-se, hoje, além da competência técnica, a competência humana; pessoas equilibradas emocionalmente, que valorizam a qualidade de vida, que expressam seus sentimentos com naturalidade, sabendo administrá-los; que buscam trabalho de equipe, que apreciam a cooperação no lugar da competição, que tenham capacidade de gerenciar conflitos; que sejam criativas, ousadas e motivadas.

Na maioria das vezes o custo que se tem com a prevenção é bem menor, se comparado ao custo do dano do problema instaurado. Por isso, é fundamental deixar claro aos novos candidatos alguns aspectos decisivos para a conquista e perpetuação da vaga ofertada. Alguns desses aspectos são:

1. Atribuições do cargo – traz de forma simplificada as especificações precisas do cargo, descrição das principais tarefas, deveres e responsabilidades exigidas para que o futuro ocupante alcance a perfeita condução do cargo.

2. Principais competências exigidas ao cargo – informa quais habilidades / técnicas o candidato deve possuir para a execução do trabalho, comprovando sua capacidade por meio da apresentação do certificado de habilitação profissional, diploma ou carteira de profissional devidamente registrada.

3. Meios a serem utilizados para captação e seleção do talento – descreve qual método de recrutamento será utilizado, recrutamento interno, recrutamento externo, recrutamento misto, recrutamento on-line e os assessment centers.

4. Modo de avaliação do processo – apresenta a ferramenta a ser utilizada para avaliar as principais competências do candidato, podendo ser: testes, simulações e feedbacks por parte do responsável pela contratação.

Para o caso em estudo será aplicada a estrutura abaixo:

1. Plano de captação de seleção para o cargo de Engenheiro

1.1. Atribuições do cargo - desenvolver projetos e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Além disso, o profissional precisa saber calcular a quantidade que é precisa de cada matéria-prima e fazer os moldes das peças que posteriormente serão produzidas.

1.2. Principais competências exigidas ao cargo - diploma de graduação em Engenharia Mecânica, registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

1.3. Meios a serem utilizados para captação e seleção do talento – (ROCHA; BAYLÃO) recrutamento externo, por meio das mídias de comunicação: anúncios em jornais e revistas; contatos com sindicatos e associações de classe, contato com outras empresas que atuam no mesmo mercado, agências de recrutamento e recrutamento on-line.

1.4. Modo de avaliação do processo - GONTIJO (2005) prova prática de capacidade profissional (execução prática de uma tarefa) e finalizando com feedback por parte do responsável da área. Caso o candidato não tenha resultado favorável será encaminhado para um período de capacitação, para o exercício correto do cargo.

2. Plano de captação de seleção para o cargo de Técnico em Mecânica

2.1. Atribuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com