TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Recrutamento e Seleção de Profissionais

Por:   •  15/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.888 Palavras (28 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 2]

Plano de Recrutamento e

Seleção de Profissionais

Automóbile & Volstói

Abril / 2016

Elaborado por: Daniel Bottrel

Disciplina: Gestão de Pessoas

Turma: MBA Executivo - Gestão Empresarial

Local: Belo Horizonte - MG - Brasil

Introdução e contextualização

Este plano de recrutamento e seleção tem o propósito de fornecer as diretrizes para o recrutamento e o selecionamento dos candidatos que comporão a equipe do setor de estamparia a ser implantado na montadora russa de veículos Volstói, em consequência da joint venture desta com a Automóbile.

Esta equipe será composta inicialmente por quarenta brasileiros da Automóbile e, após este processo seletivo, esta será ampliada por outros quarenta profissionais locais (russos), os quais serão acompanhados e treinados pela equipe de brasileiros. Este processo, desde a seleção dos candidatos até o final do treinamento, terá uma duração total de seis meses.

Este processo de seleção local objetivará a captação de quatro categorias de profissionais, a saber:

    Engenheiro;

    Técnico em Mecânica;

    Comprador;

    Inspetor de Qualidade.

Este processo de recrutamento é uma entre várias etapas necessárias que a Automóbile terá que percorrer para atingir o seu objetivo, o de ampliar os horizontes de sua marca, produzindo automóveis sobre os chassis da Volstói.

Para que este etapa seja de fato bem-sucedida, com efeitos duradouros e permanentes, é necessário que este processo de recrutamento atenda a requisitos de qualidade que estejam à altura das metas e objetivos da Automóbile.

É essencial, também, que a empresa, antes de mais nada, saiba quais são as suas necessidades e quais são os conhecimentos necessários para atendê-las, bem como todos os processos de conhecimento e atividades envolvidos. Antes de sair procurando por algo, é necessário saber o que é este “algo” que deveremos encontrar.

Analisando somente o levantamento de conhecimentos necessários às atividades dos processos, também é possível contabilizar o grau de necessidade de cada conhecimento através do somatório dos níveis de proficiência necessários do mesmo em cada ocorrência nos processos. (CARDOSO, MACIEIRA, JESUS, LENGLER, 2002, 06)

Importante ressaltar que o que estamos procurando não é tão somente o conhecimento, a habilidade técnica, a competência - saber, fazer e saber fazer - mas também o fator humano.

Em uma economia cada vez mais globalizada, as técnicas tornam-se cada vez mais parecidas, os produtos cada vez mais similares e, então, o Fator Humano torna-se um item, cada vez mais, decisivo no sucesso de uma corporação. As diferenças entre uma pessoa e outra, que realmente importam para uma organização, não residem unicamente no que as pessoas sabem ou fizeram, e sim em seu potencial de aprendizagem e realização. Nesse sentido, o processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é por meio dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo. (GONTIJO, 2005, 01)

…empresas verdadeiramente sérias e que oferecem possibilidade de crescimento profissional a seus funcionários têm buscado muito mais que competência, técnica e experiência, mensuráveis por meio de testes quantitativos e entrevistas convencionais. Buscam-se, hoje, além da competência técnica, a competência humana; pessoas equilibradas emocionalmente, que valorizam a qualidade de vida, que expressam seus sentimentos com naturalidade, sabendo administrá-los; que buscam trabalho de equipe, que apreciam a cooperação no lugar da competição, que tenham capacidade de gerenciar conflitos; que sejam criativas, ousadas e motivadas. (GONTIJO, 2005, 02)

No sentido de encontrar, identificar e captar os talentos almejados, tanto nos aspectos técnicos como nos humanos, é necessário que a empresa tenha a consciência da importância deste processo seletivo ser feito de forma profissional, contando com a participação, inclusive, de um psicólogo especializado neste tipo de procedimento.

Este processo seletivo será iniciado, portanto, com a contratação de um psicólogo local, com experiência no ramo empresarial, o qual participará de todo o processo, aplicando testes psicométricos e de personalidade nos candidatos.

Assim, os testes são usados na seleção de pessoal para medir um amplo conjunto de atributos dos candidatos, incluindo habilidades cognitivas (mentais), motoras e físicas, personalidade, interesses e aprendizagem. (DESSLER, 2003)

Estes testes não são ferramentas absolutas ou garantidas, mas auxiliarão a confirmar as impressões que serão passadas pelos candidatos por meio das outras etapas do processo de seleção, como a dinâmica em grupo e entrevista individual.

Os testes ou provas psicológicas vão permitir a comparação dos perfis individuais, e compreendem cinco grandes categorias:
        1 - testes de conhecimentos gerais;
        2 - provas de conhecimentos especiais (mecânica, eletricidade, desenho, etc.);

        3 - testes de aptidões gerais e especiais (inteligência geral, inteligência verbal, habilidade

numérica, destreza manual, coordenação motora, rapidez de percepção, etc.);
        4 - provas práticas de capacidade profissional (execução pratica de uma tarefa);
        5 - testes de personalidade e adaptabilidade (persistência, extroversão, autoconfiança, liderança, estabilidade emocional, energia vital, maturidade social, etc.). (GONTIJO, 2005, 12)

Após a contratação do psicólogo e já definidos o conhecimento e habilidades pretendidos, buscaremos primeiramente alguns talentos dentro da própria Volstói. O objetivo é que já possamos contar com alguns talentos “da casa” e que participarão e auxiliarão no recrutamento dos demais integrantes da equipe russa, que será completada por candidatos externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (350.5 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com