TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de Recrutamento e Seleção de uma empresa é o ponto de ingresso de novos profissionais

Por:   •  5/4/2016  •  Dissertação  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de Recrutamento e Seleção de uma empresa é o ponto de ingresso de novos profissionais, futuros talentos que são essenciais para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Por este motivo, o primeiro passo é planejar todo o processo de forma a envolver análise de custos, identificar as necessidades técnicas e intelectuais da vaga e utilizar bons métodos de seleção para atingir o objetivo desejado.

O início do processo dar-se-á quando a empresa identifica a necessidade de um novo profissional para determinada área e em conversa com o recrutador os dois traçam o perfil do candidato a ser divulgado quando a vaga for aberta. Este processo poderá ser feito através de anúncio no jornal, redes sociais, sites de emprego, página da empresa, etc. dentre essas há muitas outras formas de captar talentos.

Após este processo é necessário fazer a análise dos currículos recebidos de forma a analisar o perfil ideal que empresa procura, conforme ficou estabelecido lá no início, como por exemplo: escolaridade, intenção salarial, experiências anteriores, habilidades entre outras.

A partir da triagem dos currículos é que o selecionador entra na próxima etapa do processo, a entrevista, que visa aprofundar as informações do currículo e entender as aspirações dos candidatos. Além disso, em paralelo o selecionador pode dispor de outras técnicas, como: dinâmicas de grupo, provas situacionais ou avaliações psicológicas. Todas essas técnicas juntas aumentam a expectativa da empresa em encontrar o candidato ideal para a vaga.

E por fim, após a identificação do candidato ideal e daqueles que não tem o perfil da empresa e da vaga, o selecionador utilizará a ferramenta chamada de “feedback” para comunicar ao candidato o seu desempenho, tanto positivo ou negativo no processo. Essa seria a técnica ideal para todas as empresas, mas infelizmente é muito pouco utilizada. Ainda hoje, muitas empresas utilizam um e-mail ou um telefonema como resposta e agradecimento a sua participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com