TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negocio PET SHOP

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.515 Palavras (19 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 19

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como propósito a elaboração de um plano de negócios, através de estudos e pesquisas das Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional e Empreendedorismo. No decorrer do trabalho será apresentado a importância da colaboração de cada um para a pesquisa,e também dos diversos conceitos relacionados à ideia de criação de um plano de negócio.A introdução destes conceitos no plano nos direciona a um melhor gerenciamento de ideias sobre a moldagem de um plano que seja viável e que traga oportunidades para aplicação dos assuntos estudados. Será exposto a estrutura do modelo de plano de negócios escolhido, os primeiros resultados desse processo empreendedor, considerando o planejamento através do plano de negócios e identificando todos os fatores tais como oportunidade, equipe e recursos; obedecendo as principais etapas envolvidas em sua construção. Poderá ser observado a evolução do projeto para a criação de um Pet Shop, onde poderemos verificar a missão e visão da empresa, além de processos de marketing e apresentação de produtos e serviços, a equipe de gestão e análises de concorrentes e fornecedores. Além de observarmos a importância da comunicação em uma negociação, e como em um processo de negociação as entradas e saídas podem ser benéficas ou não para ambas as partes, as habilidades essenciais de um negociador e como o planejamento pode contribuir para o sucesso da negociação, salientando a necessidade da visão sistêmica para melhor compreensão dos sistemas de uma organização, e estudo dos comportamentos dos grupos e indivíduos nela inseridos e como as mudanças no mundo afetam as inovações e a adaptação das organizações. Observaremos também a importância das diversas variáveis que poderão influenciar no desenvolvimento do plano, buscando adaptá-las.

2. Empreendedorismo e o Processo Empreendedor.

Primeiramente é necessário conceituar Empreendedorismo, segundo José Carlos Assis Dornelas (2008), é o envolvimento de pessoas e processos que,em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. Em nosso primeiro passo para ser um empreendedor será o planejamento para obter uma visão de futuro. O empreendedor de sucesso possui algumas características extras em relação ao administrador, é mais visionário, sabe tomar decisões certas na hora certa, sabe agregar valor aos serviços que coloca no mercado, é determinado e dinâmico, dedicado, apaixonado pelo que faz, é líder, é organizado, planeja, possui conhecimento, cria valor para a sociedade etc. Saber incorporar várias abordagens existentes sem se restringir a uma delas e interagir com seu ambiente para tomar as melhores decisões, torna o empreendedor um administrador completo.

O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas. E como todo processo, tem suas fases: 1º identificar e avaliar a oportunidade; 2º desenvolver o plano de negócios; 3º determinar e captar os recursos necessários e 4º gerenciar a empresa criada. Ao analisar a oportunidade deve- se tomar uma decisão de continuar ou não com este plano, e com a ferramenta do plano de negócios todo o grupo pode avaliar cada passo, cada medida a ser tomada, e sempre priorizando a cautela ao lidar com riscos, de maneira calculada.

2.1. O plano de negócio: estrutura e importância.

A estrutura escolhida é sugerida para pequenas empresas em geral, as seções são organizadas para proporcionar um entendimento mais completo do negócio, seguindo uma sequência lógica para entendermos como uma empresa é organizada, os objetivos, produtos, serviços, mercado, estratégia de marketing e sua situação financeira. A estrutura nos mostra o caminho a seguir, cada passo, como se fosse um mapa, desenvolvendo uma visão sistêmica de todo o processo. O plano de negócios é importante, já que em sua elaboração envolve todo um processo de aprendizagem e autoconhecimento, pois com um planejamento adequado, esperam-se conquistas e lucros. Através dessa ferramenta poderei avaliar oportunidades, identificá-las, buscar e alocar recursos, planejar as ações, implementar e gerenciar o negócio pretendido.

2.2. O Comportamento Organizacional no contexto do plano de negócio.

O comportamento organizacional segundo Derek Pugh é “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Para o desenvolvimento de ações gerenciais, há a abordagem contingencial, que permitirá a análise dos inter-relacionamentos e reuniãodas variáveis para então chegar a uma decisão. Em relação ao plano de negócios esperam-se resultados mais eficientes, eficazes e efetivos. É preciso ter a compreensão que na gestão do plano de negócios devemos direcionar todos os esforços para os objetivos do sistema, como produzir bens ou serviços para a necessidade da sociedade, objetivos de produção, de sistemas, de produtos e derivados. Para que um sistema organizacional se mantenha equilibrado e produtivo, deve-se observar o todo, já que a mudança num subsistema traz consequências para o outro.

Para o sucesso e crescimento de uma empresa a mudança é essencial para manter a inovação, a produtividade e a qualidade do seu negócio, assim como para um novo empreendimento, levando-o ao conceito público ou ao declínio total, levando-o a fechar as portas.

2.3. As técnicas de negociação para impulsionar os negócios.

A partir de uma abordagem sistêmica de uma negociação, podemos observar como é importante ter uma visão holística do plano de negócios, porque é refletindo sobre o funcionamento do todo que é possível a identificação e solução de problemas mais específicos.

Em um processo de negociação inclui as entradas, o processo e as saídas. No plano de negócio este processo será mais evidenciado quando fomos tratar da compra de produtos e relacionamento com fornecedores e clientes. As entradas são todas as influências a qual a negociação está sujeita,entre elas estão as diferenças individuais, os valores pessoais, os interesses comuns, a flexibilidade, a barganha e o uso da informação e do poder.No presente trabalho estas entradas podem ser exemplificadas como as empresas que estaremos trabalhando,a cota a ser negociada, a condição de pagamento,o marketing que a empresa fornecedora apresenta e sua aceitação no mercado.O processo é o transformador das entradas e saídas. As saídas são os resultados do processo de negociação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com