TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios Pet Shop

Trabalho Escolar: Plano De Negócios Pet Shop. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  6.437 Palavras (26 Páginas)  •  4.180 Visualizações

Página 1 de 26

2. TEMA

Plano de marketing para empresa Aviário Binário.

2.1. Delimitação do Tema

Plano de marketing para empresa Aviário Binário estabelecida da Rua Iririú, nº 878 no Bairro Saguaçú – Joinville – SC no período de setembro a dezembro de 2011.

3. PROBLEMAS

O aumento cada vez maior de concorrentes, clientes cada vez mais exigentes, dificuldades em fidelizar os clientes e o desconhecimento da marca, por parte do público e o fato da empresa não possuir serviços diferenciados.

4. JUSTIFICATIVA

Devido á grande concorrência, cada vez mais crescente no setor de Pet Shop em Joinville, formou-se a necessidade de criar um plano de marketing para a empresa “Aviário Binário” para que se estabeleçam novas formas de atrair os clientes.

Este plano será implantado gerando novos serviços, tendo diferenciais no mercado de Joinville e região, tendo assim maiores lucros, e que, em contra partida, ofereça aos seus públicos serviços de boa qualidade e com isso consiga conquistar a confiança e fidelizar clientes.

Ter uma marca reconhecida nesta cidade é um passo fundamental para sair na frente na briga por um bom espaço no mercado. Consumidor, portanto, para tornar a sua marca conhecida, o Aviário Binário passará por uma mudança no seu nome, ganhará uma marca e apostará na implantação de serviços pouco explorados na região para atrair os clientes que buscam opções que lhes proporcione maior comodidade quando o assunto é cuidar de seu animal de estimação.

Sabe-se que Joinville é uma cidade industrial e que o perfil de seus habitantes é de trabalhadores que passam boa parte de seus dias trabalhando. Muitos donos de cachorros são moradores de apartamentos, que não abrem mão de ter um animalzinho de estimação, mas que não dispõem de muito tempo para brincar ou passear com os mesmos, Por isso aposta-se num serviço de Dog Walker ( passeador de cães), que é um serviço testado com sucesso em outras cidades e que proporciona ao cliente maior comodidade, pois com estes passeios os cães tendem a ficarem mais calmos e bem comportados, porque gastam a energia que ficaria acumulada com o sedentarismo. Ao mesmo tempo este serviço traz maior lucratividade para a empresa e maior divulgação dos serviços prestados.

5. FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES

Desenvolver um plano de marketing para promover a marca e os serviços.

6. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS:

6.1 Objetivo Geral

Criar um plano de marketing.

6.2 Objetivos Específicos

• Fazer uma pesquisa de campo para descobrir a necessidade e aceitação do serviço;

• Ter uma marca adequada ao publico

• Ampliar os serviços;

• Levantar custos para a contratação e treinamento de um profissional para este serviço;

• Implantar e divulgar o serviço nos bairros próximos ao aviário;

• Orçar os custos de implantação;

• Identificar a necessidade e qual o tempo necessário para o cuidado com o cão.

7. CRONOGRAMA

PERÍODO

DESCRIÇÃO DAS ETAPAS 2.ª SEMANA/SETEMBRO 3.ª SEMANA/STEMBRO 4.ª SEMANA/SETEMBRO 1.ª SEMANA/OUTUBRO 2.ª SEMANA/OUTUBRO 3.ª SEMANA/OUTUBRO 4.ª SEMANA/OUTUBRO 5.ª SEMANA/OUTUBRO 1.ª SEMANA/NOVEMBRO 2.ª SEMANA/NOVEMBRO 3.ª SEMANA/NOVEMBRO 4.ª SEMANA/NOVEMBRO 1.ª SEMANA/DEZEMBRO 2.ª SEMANA/DEZEMBRO

Capa x

Folha de Rosto x

Epígrafe

Dedicatória

Agradecimentos x

Lista de Ilustrações

Sumário x

Introdução x

Tema do Projeto x

Delimitação do Tema x

Problemas x

Justificativa x

Formulação de Hipóteses x

Definição dos Objetivos x

Cronograma x

Histórico da Empresa x

Fundamentação Teórica x

Proposta x

Custos e Orçamentos x

Viabilidade x

Considerações Finais x

Referências x

Anexos x

Apêndices

Prévia da Apresentação

Apresentação Pública

8. HISTORICO DA EMPRESA

A empresa nasceu no ano de 1999 com o nome de Aviário Falcão Dourado e era formada pela sociedade entre os Senhores João Stefan e Vilmar Bianeki Cercal. Situava-se na Rua Fátima 338 no bairro Itaum e tinha como funcionários, além dos proprietários, as respectivas esposas. No início vendia-se todo tipo de suprimentos para cuidados com os animais, além de vendas de aves (pássaros e galinhas), peixes, gatos, cachorros e fazia doações de gatos e cachorros sem raça definida.

Em 2001 a empresa se mudou para a Rua Herval D’oeste 856 no bairro Saguaçu mantendo a sociedade e o ramo de atividades.

Em 2004 a sociedade foi desfeita e o Senhor Vilmar Bianeki Cercal, juntamente com sua esposa Denise Cercal assumiram o ponto, passando a chamá-lo de Aviário Binário. Nesta época pararam com a venda de galinhas e iniciou-se o serviço de Banho e Tosa para Cães e gatos.

Em Maio de 2008, buscando estabelecimento num ponto melhor com mais espaço e estacionamento próprio, o Aviário foi transferido para a Rua Iririú nº 878 no Bairro Saguaçú, o que possibilitou manter a clientela já formada, pois continuava próximo do ponto anterior e deu maior visibilidade para a empresa trazendo novos clientes.

A Empresa conta atualmente com os serviços de um contador que controla a parte financeira da empresa e com três funcionários: o Sr. Vilmar que gerencia o estabelecimento e atende os clientes, a sua esposa que faz o serviço de secar e pentear os animais do banho e tosa e quando necessário dá apoio no atendimento ao cliente e mais uma ajudante no Pet Shop que banha e tosa os animais.

FOTO 1: Fachada da empresa frente

FOTO 2: Doação de filhotes de cães e gatos

9. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

9.1 Conceito de marketing

Para Kotler (2000, p.07/24), “Marketing é um processo social do qual pessoas e grupos obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam, com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” é a arte de descobrir oportunidades, desenvolve-las e lucrar com elas”.

De acordo com Cobra (1992) marketing é mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos e serviços. É um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas. é a atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca.

Para McCarthy (1971), “Marketing é a execução de atividades que buscam realizar os objetivos de uma organização, prevendo as necessidades do freguês ou cliente, e dirigindo o fluxo de bens e serviços para a satisfação dessas necessidades, a partir do produtor para o freguês ou cliente”.

Em síntese, o que todos concordam é que marketing é um instrumento preciso para entender, atender e satisfazer o cliente, tornando a relação mais harmônica e gerando lucros como consequência.

9.1.2 Objetivos de marketing

• Identificar as necessidades não satisfeitas, atrair novos clientes e manter os clientes, sempre objetivando a satisfação;

• Gerar resultados auspiciosos aos empresários;

• Ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e da comunidade em geral como um todo, não esquecendo das questão ambientais.

9. 1.3 Origens do Plano de Marketing

O Marketing começou a ser estudado mais profundamente após a Revolução Industrial, já que ela estimulou a facilidade na produção de bens de consumo e, consequentemente, o crescimento da concorrência. Isso despertou a necessidade dos empresários de pensar em como atrair clientes, fazendo com que diferentes estratégias começassem a ser desenvolvidas para este fim. No início, as estratégias baseavam-se na intuição e na prática. Com o passar dos anos e do desenvolvimento das ciências humanas – principalmente da psicologia -, os estudos sobre o tema ganharam mais profundidade, e o desenvolvimento de novas técnicas para atrair clientes passou a ser baseado em pesquisas sobre o comportamento do consumidor (gostos, preferências, atitudes etc.) e de seu perfil (idade, sexo, nível socioeconômico, etnia etc.)

A busca incessante pela satisfação de necessidades e desejos, mesmo os mais utópicos, tem levado o homem ao progresso, em termos sociais e tecnológicos, e a resposta para a solução de determinadas necessidades. É o que todos os administradores de marketing consideram genialidade (SCHEIDT, 2000, p.81). Os planos de marketing oferecem vários benefícios.

Um plano de marketing bem feito ajuda os membros do departamento de marketing a reconhecer onde seus esforços devem estar concentrados e a observar e tirar o melhor proveito das oportunidades no mercado. Também proporciona um meio de medir o desempenho do departamento de marketing pela comparação dos resultados com os objetivos (CHURCHILL e PETER, 2000, p.101).

Sendo assim, a percebe-se que com o crescimento da concorrência, cresceu também o nível de exigência dos consumidores e, consequentemente, cresceu a necessidade das empresas de desenvolver planos para chamar a atenção dos clientes e buscar satisfazer cada vez mais o seu público.

Para poder continuar no mercado e manter seu nível de aceitação e lucratividade, estes chamados Planos de Marketing, tornam-se assim, necessários para que a empresa possa conhecer o seu público e descobrir onde estão as melhores oportunidades, e buscarem êxito com maior segurança e assertividade.

9. 1.4 Definição do Plano de Marketing

O plano de marketing é um documento que trata de tudo: desde a descrição do produto ou empresa a ser promovido, as estratégias de marketing que serão empregadas, o tempo levado, os custos gerados e retorno planejado. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Em resumo, é o documento que será o guia do produto para o sucesso.

Na visão de Cobra (1992, p. 88), “o plano de marketing identifica as oportunidades mais promissoras no negócio, mostra como penetrar com sucesso, obter e manter as posições desejadas nos mercados identificados”.

Kotler (2000) afirma que “o plano de marketing é o instrumento central para dirigir e coordenar o esforço de marketing”.

Conforme Skacel (1992) um plano de marketing bem concebido, equipa a empresa com um plano de trabalho que aponta os resultados específicos e determina como eles podem ser obtidos.

Entende-se então, que o plano de Marketing é o meio utilizado para conhecer o mercado, identificar as oportunidades, estabelecer objetivos e formular estratégias para alcançá-los.

Segundo Las Casas (2005) “o plano de marketing estabelece objetivo, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa. É toda a relação produto/mercado, que em conjunto com os outros planos táticos, forma o plano estratégico.”

Cobra (1992) diz que “o plano de marketing identifica a oportunidade mais promissora no negócio para a empresa. Mostra como penetrar com sucesso, obter e manter as posições desejadas nos mercados identificados.”

9. 1.6 Estruturas do Plano de Marketing

A estrutura de um plano de marketing pode assumir formas muito diferentes, de acordo com os autores, com o setor de atividade ou o país. No entanto, a estrutura apresentada a seguir pode muito bem servir para indicar ao empreendedor tudo o que deve estar incluído no plano de marketing, mesmo que estruturado de outra forma.

• Análise de mercado

• Análise da concorrência

• Análise do meio envolvente

• Análise SWOT

• Posicionamento Competitivo

• Quadro de ações a implementar

• Orçamentos

• Estrutura de Implementação e Padrões e Método de Controle

• Fatores Críticos de Sucesso e análise de contingência

Seguindo estes passos da forma correta, a empresa certamente descobrirá onde estão os pontos fortes e fracos do negócio a ser implantado e poderá assim desenvolver as estratégias apropriadas para chegar ao sucesso.

9. 1.6.1Sumário Executivo

O Sumário Executivo é o resumo do Plano de Marketing. Um índice do que será visto no projeto, nele devem constar suas principais características, incluindo a situação atual, os objetivos e estratégias a alcançar, as principais definições do projeto e esforços necessários para a sua conclusão. O sumário executivo conduz o entendimento do projeto ao apresentar brevemente os principais tópicos e Permite que, em poucos minutos, o leitor entenda, avalie e acompanhe o assunto abordado.

9. 1.6.2 Análise de Ambiente

Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.

- Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. Achando onde estão às oportunidades as empresas saberá o quanto e como investir.

- Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afeta-la negativamente. Conhecendo suas ameaças a empresa poderá avaliar se o investimento é válido e mudar de plano ou avançar de acordo com o resultado da pesquisa.

- Forças são características da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho. Sabendo onde estão as suas forças poderão ser adotadas estratégias para manter e aumentar suas vantagens.

- Fraquezas são características da empresa, tangíveis ou não, que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho. Conhecendo suas fraquezas a empresa terá a oportunidade de rever suas estratégias e adotar ações afim de sanar os problemas e melhorar sua situação.

9. 1.6.3 Público-Alvo

Toda comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão.

Esse público potencialmente consumidor é chamado público-alvo. Definir qual é esse público para o qual a comunicação deve ser dirigida é fundamental. É a partir dessa definição que são feitas as escolhas dos meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem para esse público, conhecendo seu público alvo, seus desejos e suas necessidades, a empresa terá as informações necessárias para adotar estratégias eficazes para atrair e fidelizar seus clientes.

9. 1.6.4 Posicionamento de Mercado

Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.

De acordo com KOTLER, o posicionamento se define por “ato desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo”, assim este conceito torna-se indispensável para a análise da imagem de uma empresa.

Já KALAFATIS, diz que “posicionamento é um processo deliberado, pró-ativo e interativo de definição, modificação e monitoramento das percepções do consumidor em relação a um objeto de mercado”.

Assim, entende-se que o posicionamento de uma empresa está diretamente relacionado com a percepção que o público-alvo tem sobre a mesma. E também como a empresa quer ser percebida pelos seus clientes. Porém, esta tarefa torna-se extremamente difícil e importante, pois na maioria das vezes a imagem que os clientes têm sobre ela não está de acordo com a organização quer transmitir. Por isso é de fundamental importância que a empresa pesquise o que acontece no mercado, o grau de satisfação de seus consumidores e as estratégias a serem adotadas para que seu público a perceba da maneira desejada.

9. 1. 6. 5 Marca

Marca é a representação que identifica alguma coisa de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, um símbolo. Uma simples palavra pode referir uma marca.

Nesta linha de raciocínio, Levitt (1960) defendia que “as marcas eram, sobretudo, extensões do produto, que incluíam o nome, a embalagem, o serviço, as garantias, ou a qualidade, e que constituíam a base de diferenciação deste no sentido da vantagem competitiva”.

Conclui-se então que marca é a forma visual de reconhecimento de uma empresa, produto ou serviço.

9. 1. 6. 6 Objetivos e Metas

O objetivo é um ponto aonde se quer chegar, tem que ter um planejamento de números e datas a serem alcançadas e estratégias com metas a serem cumpridas para se chegar ao objetivo almejado.

Metas são resultados com os quais a empresa assume um compromisso que pode ser momentâneo, diário, mensal, anual.

9. 2. Estratégias de Marketing

Estratégia é a formulação de planos para atingir objetivos. Estratégias de Marketing são os planos que visam atingir objetivos do marketing.

As elaborações das estratégias de marketing devem seguir o planejamento estratégico da empresa, que oferecerá duas orientações fundamentais para a construção de um plano coerente e consistente. Coerente com o posicionamento e Consistente com os atributos da marca

Se você quiser ser bem sucedido no seu programa de marketing deve construir estratégias e consequentemente programas de marketing que estejam alinhados com essas duas diretrizes. A formulação das estratégias de marketing e comunicação devem ser cuidadosamente comunicadas em detalhes em todos os níveis da empresa, para que sejam executadas conforme planejado.

A condução deste processo segue uma ordem, um caminho crítico que não permite atalhos nem gambiarras. Ao final, uma execução rigorosa determinará o sucesso ou as misérias que a empresa colherá na forma de faturamento nos próximos meses, trimestres e anos. Finalmente, determinará sua sobrevivência. É preciso primeiro definir com simplicidade e precisão semântica, nesta ordem:

1. Objetivos

2. Posicionamento

3. Proposta de valor para o cliente

4. Estratégias

5. Táticas³

9. 3. Implementação do Plano de Marketing

Implementar o plano de marketing é o mesmo que por em prática as estratégias planejadas, cujo objetive é proporcionar à empresa o sucesso almejado.

Segundo Marcos Cobra 1992:91

Um plano de marketing deve ser:

Simples – fácil de compreender;

Claro – preciso e detalhado para evitar confusão

Prático – Realístico em ampliação e obtenção de metas;

Flexível – adaptável a mudanças

Para se implementar um plano de marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens:

1. AÇÕES: o que se deve fazer;

2. PERÍODO: Prazo de execução de cada atividade;

3. COMO: Como serão executadas as atividades para o plano de marketing;

4. RESPONSÁVEL: Definir as pessoas responsáveis pela execução de cada atividade;

5. CUSTO ESTIMADO: Levantar todos os custos incluídos nas ações propostas.

9. 4. Avaliação do Plano de Marketing

É na avaliação que é possivel identificar os erros e acertos do plano de marketing escolhido pela empresa e fazer as devidas alterações afim de evitar prejuizos e aproveitar melhor o tempo, sempre objetivando o sucesso do plano e, consequentemente da empresa.

9. 5. Controle do Plano de Marketing

O desempenho do plano de marketing deve ser medido e os desvios dos padrões detectados e analisados tão logo possível. Devem-se fazer relatórios regularmente para detecção de falhas e correção das mesmas, é através do controle que se mede a eficiência do plano em ação.

9. 6. Importância do Plano de Marketing

Num mundo cada vez mais competitivo, precisa-se estar sempre um passo a frete para não acabar sucumbindo ao fracasso. A importância do plano de marketing é justamente ter a missão de encontrar os meios mais seguros para que a empresa alcance os objetivos desejados.

9. 7. Vantagens do Plano de Marketing

Através do plano de marketing pode-se Identificar a situação perante o mercado, antecipar, através de pesquisas, as principais vantagens e dificuldades de se iniciar, ampliar ou dar continuidade a um negócio ao descobrir quem é e como se comporta nosso público alvo e nossa concorrência. Tendo esse conhecimento, é possível planejar quais estratégias adotar para melhorar nossa situação e chegar ao objetivo desejado.

9. 8. Limitações do Plano de Marketing

Todo plano para ser bem sucedido preciso de plena colaboração de todos os envolvidos na sua implementação e tende ao fracasso quando se depara com pessoas resistentes às mudanças, sistemas ineficientes, falta de comprometimento, cooperação e capacitação, inviabilidade dos prazos e expectativas pouco realistas.

Essas situações devem ser tratadas uma de cada vez sempre priorizando de acordo com a necessidade/urgência de cada empresa.

10. PROPOSTA

10.1 Situação Atual

Atualmente o estabelecimento atende com o nome de Aviário Binário, não possui marca definida, comporta uma área de aviário e um Pet Shop, oferecendo toda uma linha de suprimentos para cuidados com animais, como alimentos, remédios, brinquedinhos, roupinhas, adereços, etc. Atua ainda vendendo ou doando filhotes de cães e gatos, além da venda de peixes, pássaros e roedores de diversas espécies. Dentre os serviços já oferecidos destaca-se o banho e tosa de cães de todos os portes e a visita semanal de um veterinário para consultas de rotina e emergências.

FOTO 3: Entrada principal da empresa.

10.2 Situação Proposta

Para ajudar na divulgação da empresa, visando aumentar os lucros e a carteira de clientes, será proposta a implantação de um serviço de passeador de cachorros, dessa forma ganhará a confiança dos animais e de seus donos fazendo com que estes possivelmente acabem utilizando boa parte dos serviços e produtos que a empresa oferece.

O nome da empresa ainda é pouco conhecido e precisa de uma mudança para chamar mais a atenção do cliente para o pet shop, a ideia é criar uma marca

com um nome que faça com que o consumidor identifique melhor a empresa e se lembre dela na hora de contratar serviços para seus animais. Pensou-se no nome “Cercal Pet”, pois remete ao sobrenome da família que é a grande idealizadora e proprietária do estabelecimento. Esse nome além de ter uma pronuncia fácil é um nome curto, fácil de lembrar.

FOTO 4: Serviço argentino de Dog Walker (Fonte: Patrícia Gbur Petry)

FOTO 5: Exemplo a ser adotado pela Cercal Pet (Fonte Google: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=633486) acesso em 01/12/2011.

10.3 Pesquisa de mercado

10. 3. 1 Público-Alvo

Donos de animais, em especial de cachorros, dentre as pessoas acima de 20 anos, com vida economicamente ativa e renda a partir de 03 salários mínimos, residentes no bairro Saguaçú, que moram em casa ou apartamento, trabalham o dia todo e não tem muito tempo para cuidar pessoalmente de seus animais de estimação.

10.3.2 Objetivo Geral

Conhecer o perfil do consumidor, a fim de disponibilizar serviços que atendam e superem suas expectativas.

10.3.3 Objetivo Especifico

Identificar hábitos diários dos clientes;

Detectar a parcela economicamente ativa da localidade;

Levantar dados que indique grau de interesse quanto aos serviços fornecidos por um pet shop;

Averiguar a receptividade dos moradores quanto à plantação de um novo serviço no segmento de pet shop.

Descobrir a viabilidade do serviço e valor a ser cobrado na sua implantação.

10.3.4 Fontes de Dados

Os dados secundários serão coletados através do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ.

10.3.5 Método de Pesquisa

O método de pesquisa adotado será o quantitativo.

10.3.6 Técnica de Aplicação

A técnica de aplicação será o questionário.

10.3.7 A mostra

Para determinar a amostra recorreu-se ao site do IPPUJ ( Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de joinville) de onde foram extraídos dados sobre o tamanho da população do bairro Saguaçú, idade e renda familiar média, possibilitando a determinação do nível de confiança, erro amostral e split.

10.3.8 Tamanho da População

O tamanho da população para esta pesquisa foi definido em dados extraídos do site do IPPUJ ( Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de joinville), conforme Secretaria Municipal de Saúde 2007 e censo demográfico IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2000.

Determinado o público alvo, homens e mulheres de acima de 20 anos, com renda a partir de 03 salários mínimos, moradores do bairro Saguaçu, buscou-se descobrir a quantidade de pessoas do bairro que pertencem a essa classe a ser pesquisada.

Apurou-se que o bairro Saguaçu possui 10.900 habitantes, destes 71% corresponde a 7739 habitantes, com idade a partir de 20 anos.

A fatia da população com renda a partir de 3 salários mínimos corresponde a 78% do total de habitantes.

Determinou-se que o público alvo será de 6035 pessoas, ou seja, 78% de 7739 habitantes com idade a partir de 20 anos, destes 3150 habitantes são mulheres que correspondem a 52.2% da população e 2885 habitantes são homens que correspondem a 47.8% da população, ambos clientes em potencial para a empresa Cercal Pet.

10.3.9 Nível de Confiança

Adotou-se como nível de confiança o percentual de 95%.

10.3.10 Erro Amostral

A pesquisa terá como erro amostral o percentual de +/- 10%.

10.3.11 Split

O Split da pesquisa será 80/20 devido à população do bairro ser bastante homogênea com um padrão de vida bastante semelhante.

10.3.11 Tamanho da Amostra

O tamanho da amostra será de 70 pessoas de ambos os sexos.

10.3.13 Critérios

Para desenvolver a pesquisa será considerado o seguinte critério: abordagem direta a população local para aplicação do questionário, esta abordagem será realizada com alguns alunos do colégio CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DARIO GERALDO SALLES, dentro do Pet Shop em estudo e nas suas imediações.

10.4 Instrumentos da Pesquisa Questionário

1. VOCÊ POSSUI CACHORRO? ( ) SIM ( ) NÃO;

2. PRETENDE TER ? ( ) SIM ( ) NÃO;

3. QUAL A RAÇA DO SEU CACHORRO? ________________________________________________________________

4. QUAL O SEXO DO SEU CACHORRO? MASC. ( ) FEM. ( )

5. VOCÊ MORA EM: CASA ( ) APARTAMENTO ( );

6. VOCÊ DISPÕE DE TEMPO PARA PASSEAR COM SEU CACHORR? SIM ( ) NÃO ( )

7. POR QUANTO TEMPO SEU CACHORRO FICA SOZINHO DURANTE O DIA? ( ) POUCAS HORAS ( ) DURANTE O HORÁRIO COMERCIAL ( ) O DIA TODO ( ) NÃO FICA SOZINHO;

8. VOCÊ GOSTARIA DE TER UM PROFISSIONAL DE CONFIANÇA, PARA CUIDAR E PASSEAR COM SEU CÃO ALGUMAS HORAS POR SEMANA? ( ) SIM ( ) NÃO;

9. QUANTO VOCÊ ESTARIA DISPOSTO A PAGAR POR HORA ,DESTE SERVIÇO? R$__________________

10. QUANTAS VEZES POR SEMANA VOCE GOSTARIA DE DISPOR DESTE SERVIÇO? ( ) 01 VEZ

( ) 02 VEZES

( ) 03 VEZES

( ) MAIS VEZES

11. VOCÊ CONHECE UM SERVIÇO SIMILAR EM JOINVILLE , ( ) SIM ( ) NÃO

SE SIM QUAL__________________

10.4.1 Materiais Utilizados

O material utilizado para a entrevista foi: o questionário para cada entrevistado e caneta.

10.4.2 Tabulação de Dados (GRAFICOS)

1. VOCÊ POSSUI CACHORRO?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

SIM 57 81,4%

NÃO 13 18,6%

2. Pretende ter?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

SIM 5 7,1%

Não 8 11,4%

Não responderam 57 81,5%

3. Qual a raça do seu cachorro?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

Pequeno porte 23 32,9%

Médio porte 19 27,1%

Grande porte 15 21,4%

Não responderam 13 18,6%

4. QUAL O SEXO DO SEU CACHORRO?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

Masculino 33 47,1%

Feminino 24 34,3%

Não responderam 13 18,6%

5. Você mora em:

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

Casa 54 77,1%

Apartamento 16 22,9%

6. VOCÊ DISPÕE DE TEMPO PARA PASSEAR COM SEU CACHORRO?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

Sim 11 15,7%

Não 46 65,7%

Não responderam 13 18,6%

7. POR QUANTO TEMPO SEU CACHORRO FICA SOZINHO DURANTE O DIA?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

Poucas horas 21 30%

Durante o horário comercial 17 24,3%

O dia todo 11 15,7%

Não fica sozinho 8 11,4%

Não responderam 13 18,6%

8. VOCÊ GOSTARIA DE TER UM PROFISSIONAL DE CONFIANÇA, PARA CUIDAR E PASSEAR COM SEU CÃO ALGUMAS HORAS POR SEMANA?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

SIM 37 52,9%

NÃO 33 47,1%

9. QUANTO VOCÊ ESTARIA DISPOSTO A PAGAR POR HORA ,DESTE SERVIÇO?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

Não pagaria 18 25,7%

R$0 a 10,00 31 44,3%

R$11,00 A 15,00 17 24,3%

R$16 A 20,00 4 5,7%

10. QUANTAS VEZES POR SEMANA VOCE GOSTARIA DE DISPOR DESTE SERVIÇO?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

1 VEZ 37 52,9%

2 VEZES 12 17,1%

3 VEZES 3 4,3%

MAIS VEZES 0 0%

NÃO RESPONDERAM 18 25,7%

11. VOCÊ CONHECE UM SERVIÇO SIMILAR EM JOINVILLE?

Total de Entrevistados: 70 Pessoas

SIM 0 0%

NÃO 70 100%

10.5 Analise de Ambiente (macroeconômico)

10.5.1 Ambiente Econômico

De acordo com o IPPUJ ( Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de joinville) 61% da população do bairro Saguaçu tem renda superior a 5 salários mínimos, o que torna o bairro bastante promissor na aceitação de serviços considerados por muitos como supérfluo. Considera-se que a maioria dos habitantes do Saguaçu tem uma situação econômica bastante confortável, o que lhes proporciona a possibilidade de gastar com cuidados aos animais domésticos. Analisando a atual situação econômica do país, verificou-se que a população em geral está confiante no governo, permitindo-se lançar mão de suas economias para gastos secundários.

10.5.2 Ambiente Demográfico

Com uma densidade demográfica de 2224 hab/km² o bairro Saguaçu, mostra-se propício para a ampliação de serviços voltados aos cuidados com animais de estimação, pois este apresenta um grande potencial de crescimento e uma grande população dentro do público-alvo. Boa parte da população economicamente ativa tem renda superior a 3 salários mínimos e perfil de quem se importa com o tratamento dado aos seus animais de estimação.

10.5.3 Ambiente Sociocultural

O ambiente sociocultural do bairro Saguaçú é formado por maioria economicamente ativa, com renda familiar confortável, carro e residência própria de excelente padrão, bom nível escolar, que reservam parte de suas economias para gastos com lazer e com potencial bastante elevado para aquisição de produtos e serviços relacionados ao ramo de pet shop.

10.5.4 Ambiente Competitivo

Tem-se como principais concorrentes nas proximidades da empresa dois pet shops, são eles:

LATE & MIA e PET SHOP PRINCE.

A estratégia de marketing da empresa terá com o objetivo direto o consumidor final, buscando a melhor taxa de retorno com menor investimento, apresentar melhor produto com menor preço para se destacar entre os concorrentes.

10.5.5 Mercado Organizacional

A Cercal Pet possui infraestrutura adequada, com loja ampla, separação entre a loja e o ambiente de banho e tosa e amplo estacionamento. Por se tratar de uma empresa familiar, onde os proprietários também são funcionários, prima-se pelo bom atendimento e capacidade de negociação na hora de fechar bons negócios. A empresa conta com um gerente/vendedor, uma atendente de vendas responsável pelo banho e tosa e uma assistente de banho e tosa. Dispõem de um computador, máquinas para pagamentos com cartões, telefone e uma caminhonete Fiorino 2005 com capota para o transporte de animais e entrega de produtos. Com a implantação do serviço de dog walker, será contratado um profissional que receberá um curso específico para se capacitar para o serviço e que nas horas vagas auxiliará no atendimento à loja.

FOTO 6: Pet Shop, venda de acessórios.

FOTO 7: Pet Shop e Aviário, venda remédios e afins.

FOTO 8: Pet Shop, venda de caminhas.

FOTO 9: Pet Shop, venda de rações.

FOTO 10: Venda de peixes ornamentais.

FOTO 11: Aviário, pássaros ornamentais.

FOTO 12: Entrada para o ambiente de banho e tosa.

FOTO 13: Clientes do banho e tosa aguardando os donos.

FOTO 14: Banho.

FOTO 15: Srª Denise Cercal, danto acabamento no banho e tosa.

10.5.6 Mercado Consumidor

O mercado consumidor da Cercal Pet consistirá na população residente no bairro Saguacu, pertencentes à classe C que representa um contingente de 1.035 pessoas, com idade de 30 a 49 anos, representando 27% da população do bairro, sendo 503 homens que corresponde a 48,6% da população do bairro e 532 mulheres que corresponde a 51,4% da população do bairro, com renda média de 5 a 10 salários mínimos.

10.5.7 Mercado de Publico Alvo

O público alvo é constituído por donos de animais de estimação, em especial cachorros, com idade a partir de 20 anos que trabalham durante o dia todo e moram em casas ou apartamentos.

10.6 Analise de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas

10.6.1 Oportunidades e Ameaças

Analisando os fatores externos, percebe-se que as oportunidades no ambiente econômico, pois os cuidados com animais de estimação no mercado brasileiro têm crescido significativamente; Muitos donos de animais estão a procura de conforto também para seus bichinhos e lhes falta, na maioria das vezes tempo para cuidar pessoalmente de tarefas como passear com seus cães ou banhá-los regularmente. Notou-se ainda que o mercado apresenta muitas novidades no segmento e isto acaba gerando oportunidades para comércios do ramo.

Numa análise para identificar as ameaças nota-se que as ameaças são:

O ambiente sociocultural, pois para muita gente, gastos com animais de estimação ainda são considerados uma bobagem ou um luxo desnecessário e ambiente concorrente, pela demanda de pet Shops e serviços já existentes.

10.6.2 Forças e Fraquezas

Analisando os fatores internos percebe-se, como força, que a empresa se destaca entre os concorrentes oferecendo produtos já comercializados e conhecidos dos seus clientes há anos com preços bastante competitivos. Para diversificar os serviços e ganhar mais vantagens diante da concorrência será apresentado um serviço de passeador de cães, ainda pouco explorado na região, que se diferencia dos demais serviços encontrados no mercado, agradando aos que se preocupam e tendem a contratar serviços para o bem estar de seus animais de estimação. Além disso, a forma de pagamento é bastante diversificada, contando com a utilização da cobrança por meio de cartões de crédito e débito, cheque, dinheiro e crediário próprio. A localização da empresa é bastante favorável com boa área para estacionamento e excelente localização.

No mercado de públicos-alvo traz uma grande força pois os clientes são pessoas maduras e financeiramente estabilizadas com grande interesse em cuidados com animais. Devido o ramo pet estar crescendo constantemente, é necessário que se faça planos de ação que desenvolvam novas formas de chamar a atenção, garantindo uma boa parcela desses clientes com situação financeira estável.

Com análise em nosso microambiente, percebe-se que o mercado organizacional que faltam alguns serviços que representam uma grande fraqueza perante a concorrência, a empresa possui poucos diferenciais, seria interessante futuramente, dispor de um hotel para cães e de serviço veterinário permanente. Pela empresa ser pouco conhecida no mercado percebe-se como fraqueza que seus concorrentes já possuem marcas conhecidas na região o que facilita bastante a sua divulgação.

10.7 Públicos Alvos

Homens e mulheres, com idade a partir de 20 anos, residentes no bairro Saguaçu e posteriormente atingir outras regiões de Joinville, com vida economicamente ativa e renda superior a 3 salários mínimos, interessados em contratar serviços para seus animais de estimação.

10.8 Estratégias de Marketing

10.8.1 Produtos e Serviços e Marca

O nome da empresa será adequada nos próximos seis meses para Cercal Pet. Seu nome está diretamente ligado ao proprietário da empresa que empresta seu sobrenome para a formação desta marca, chamando a atenção dos clientes que têm a interesse em cuidar bem de seus animais de estimação, mostrando que somos uma empresa familiar e que comprometimento é à base de todo o nosso trabalho. A marca adotada pela empresa é a do cão e do gato que são as primeiras referências ao se falar de pet shops, foi usado um desenho bem lúdico. A marca faz um trocadilho entre o nome Cercal e uma cerca que abraça os animais, estes por sua vez aparecem na frente de uma bola que ao mesmo tempo em que lembra o brinquedinho tão estimado, dá também uma impressão de sol e calor. As cores escolhidas para a marca são cores quentes e agradáveis, pois é assim que a Cercal Pet enxerga os seus animaizinhos.

Segue demonstração da marca conforme a figura 1.

Figura 1: Logomarca.

Fonte: Wesolowski, Adoni Eder 2011.

Figura 2: Cartão pessoal.

Fonte: Wesolowski, Adoni Eder 2011.

Para utilizar o nome da empresa, foi feita uma pesquisa da marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, no site www.inpi.gov.br, o qual nenhum registro foi encontrado, a pesquisa foi efetuada em 27 de novembro de 2011 – anexo A.

O serviço proposto é o de Dog Walker (passeador de cachorros). O tempo de atividade física para este serviço será de no mínimo 1 hora e serão passeados até 4 cachorros ao mesmo tempo, sejam do mesmo dono ou de donos diferentes. Para estes passeios serão procurados locais arborizados para evitar o desgaste excessivo tanto do profissional quanto dos cães. Durante as caminhadas os animais terão disponibilidade de água e se eventualmente defecarem durante as caminhadas terão suas fezes recolhidas. Durante os passeios os cães receberão lições de adestramento básico (senta, fica, aqui, junto), dependendo do tempo contratado poderão ir para local aberto onde poderão fazer brincadeiras e correr um pouco. Antes de voltar para casa os cães serão escovados para ficarem prontinhos para esperar o seu dono.

10.8.2 Preço

O serviço será oferecido, a princípio, pelo valor de R$10,00 à hora passeada.

10.8.3 Praça

A empresa está localizada na Rua Iririú, nº 878 no Bairro Saguaçú – Joinville – SC, com abrangência dos bairros Saguaçu, Bom Retiro e Iririú. Possui infra-estrutura adequada, colaboradores qualificados, produtos com qualidade e disponibilidade imediata, entrega de mercadorias de grande porte e transporte dos animais através de uma caminhonete Fiorino ano 2005 com capota, de propriedade da empresa. Showroom para melhor visualização dos produtos a serem oferecidos aos clientes.

10.8.4 Promoção

O serviço será divulgado via web através de e-mails e com panfletagem nas residências e pontos comerciais desta região.

Figura 3: Panfleto.

Fonte: Wesolowski, Adoni Eder 2011.

11 ORÇAMENTOS

EMPRESAS MATERIAS/ PRODUTOS QUANT. PREÇOS TOTAL

Casa das Embalagens

Fone: 47 34331888 Sacola plástica branca lisa 28x48 1000 R$0,00335 R$ 33,50

MI Embalagens

Fone: 47

30252799 Sacola plástica branca lisa 28x48 1000 R$0,03506 R$ 35,06

Acapel

Fone: 47 34371037 Sacola plástica branca lisa 28x48 1000 R$ 0,0293 R$ 29,30

www.cobequi.com.br

Pá pequena

Cód: 005929

02 R$ 19,98 R$ 39,96

www.martfer.com.br

Pá pequena

Cód. 60162 02 R$4,66 R$ 9,32

www.cobasi.com.br

Pá pequena

Cód. 502367

02 R$3,60 R$ 7,20

Acapel

Fone: 47 34371037 Mochila

Preta de nylon 01 R$ 31,35 R$ 31,35

www.twenga.com.br

Mochila 01 R$ 39,53 R$ 39,53

www.havan.com.br

Mochila 01 R$18,90 R$18,90

Obs.: As empresas escolhidas pelo preço Total de R$ 55,40 foram:

• Acapel – para aquisição das sacolinhas plásticas;

• Cobasi (compra via internet) – para aquisição das pasinhas;

• Havan – (compra via internet) – para aquisição da mochila

FONTE: www.havan.com.br (acesso em 29/11/2011)

FONTE: www.cobasi.com.br (acesso em 29/11/2011)

FONTE: www.passeadoresdecaes.com.br (acesso em 29/11/2011)

FONTE: www.passeadoresdecaes.com.br (acesso em 29/11/2011)

12.CUSTOS

Material para utilização durante o passeio R$ 55,40

Contratação de profissional para o serviço R$ 750,00 salário mensal + encargos trabalhistas. VALOR TOTAL

Curso para treinamento de dog walker’s em São Paulo, incluindo passagens e estadia. R$ 500,00

Previsão de custos com abastecimento e manutenção do veículo da empresa para o serviço de buscar e levar o cachorro até a sua residência R$ 300,00

Estima-se um custo inicial em torno de R$ 2.000,00 para a implantação do serviço, e um custo mensal de R$1400,00 para mantê-lo ativo.

VIABILIDADE

Esse estudo apurou que existe viabilidade econômica para a implantação do serviço de passeador de cães, pois o funcionário que será contratado para o serviço, ajudará no atendimento à pet shop quando não estiver exercendo a sua função principal, portanto será possível aproveitá-lo tendo ou não uma clientela ativa para os passeios. Estima-se um custo inicial em torno de R$ 2.000,00 para a implantação do serviço, e um custo mensal de R$1400,00 para mantê-lo ativo.

Quanto a viabilidade econômica, chegou-se a conclusão que o valor a ser investido nessa empreitada é perfeitamente viável e com grande possibilidade de retorno. Segundo o cálculo estimado de retorno, passeando por uma hora pela manhã e uma hora pela tarde, de segunda a sexta-feira com quatro cachorros por vez, a empresa chegaria a um lucro bruto de R$8.000,00 por mês.

...

Baixar como  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »