TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de negócios

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

 DADOS DA INSTITUIÇÃO:

NUVEM ONG

MARLY ALVES PARREIRA DOS SANTOS

Diretora Presidente

ROZELI COSMO MASSINHÃ

Vice – Presidente

Sede:

Rua Simão Domacoski, 288 – Jardim Planalto

Alm. Tamandaré – PR

Criada sob a perspectiva de auxiliar na promoção de autonomia, efetivação e proteção de direitos, a Nuvem ONG secaracteriza como uma organização singular desde a sua concepção, definição de diretrizes e forma de atuação até a seus métodos de avaliação e procura de incidência, por meio de programas e ações articulados e fundamentados teórico e experimentalmente, em políticas públicas.

Contrariando a forte lógica sob a qual se funda o imaginário social, em sua grande maioria ao pensar as Organizações  Sociais sem fins lucrativos – onde as mesmas são entendidas e suas ações caracterizam-se por lógicas assistencialistas,invasivas e arbitrarias, do ponto de vista e desenvolvimento das linhas de atuação - a Nuvem ONG se constitui sobre o princípio do reconhecimento das dinâmicas sócio culturais locais como objeto principal para desenhar programas que não sejam somente dialógicos com as realidades, mas que garantam o protagonismo dos indivíduos em busca da realização de seus objetivos determinados e apropriação dos direitos básicos e construção de novos direitos.

Tendo como territórios de atendimento as regiões periféricas, metropolitanas e rurais, comumente deficitárias do atendimento público de direitos, pauta-se no desenvolvimento da cidadania e no reconhecimento e apropriação das constituições simbólicas referentes a participação, reconhecimento e constituição da vida pública. Orientando-se a partir de sua finalidade primária, a reconhecer e ser reconhecida como instituição promotora e articuladora da promoção da vida e de suas dimensões integrais no Estado democrático de direitos, deixa a parte todo o romantismo ligado ao trabalho com o foco no social e tem por meta intrínseca ações profissionais e éticas.

Além de sua concepção diferenciada, a Nuvem ONG pretende promover uma nova forma de trabalhar dentro do modelo das Organizações Sociais, afinal compreende que a dinâmica de tal atuação na construção do Projeto de Nação e cidadania que defendemos no contemporâneo onde o sujeito é o objetivo fim, exige uma adequada e dialógica atuação, servindo-se como propulsora e potencializadora de um presente-futuro onde o sujeito de direitos é criador e ser reflexivo-agente de sua própria existência e cotidiano.

“Uma nuvem é a formação de várias partículas que evaporam do chão. Agregando-se a outras nuvens ela devolve tais partículas na forma de chuva, se estiver em temperatura e pressão ideal. Esta chuva que molha a Assim deve ser nosso trabalho, sermos nuvens. Formar-mo-nos a partir de uma demanda local, termos o poder de agregar-mo-nos a outras “nuvens” (parceiros) e devolvermos potência de vida as sementes que já desperta-lo em outros. Não é fruto a colheita, é fruto o potencializar coletores de suas próprias sementes. Aí terra, faz brotar as sementes e garante o ciclo da água para a sobrevivência da vida.estão no solo, com as pessoas. Não é fazer para, é fazer com. Não assumirmos o protagonismo, mas haverá, de fato, transformação social e impacto para mudança!”

(Reunião de Fundação da Nuvem ONG – 04 de Dezembro de 2013)

DIRETRIZES DE  TRABALHO:

  • Promoção e proteção de direitos e autonomia comunitária.

  • Promoção do desenvolvimento local sustentável.
  • Reconhecimento e valorização das diversidades culturais.
  • Respeito as singularidades e sociabilidades constituídas nos territórios de atuação.
  • Articulação em redes e fortalecimento das instituições locais.
  • Desenvolvimento do protagonismo local.
  • Reconhecimento e luta em prol de direitos de grupos minoritários.
  • Incidência na formulação e controle social de políticas públicas.
  • Promoção do Protagonismo e autonomia cidadã;
  • Promoção da equidade de gênero, orientação e raça;
  • Empreendedorismo Social e Desenvolvimento local;
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Cultura e Turismo;
  • Programas em Saúde, DST/AIDS e Enfrentamento às drogas;
  • Geração de Renda e Economia Solidária;

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Com o intuito de oportunizar a jovens a inserção no ensino superior, a Nuvem ONG oferece gratuitamente o Cursinho Pré Vestibular Conexão.

Com um amplo processo de seleção, o Conexão oferece anualmente 40 vagas a jovens oriundos de cenários de vulnerabilidade social e inseridos em comunidades de baixa renda, a jovens negros, mulheres (principalmente mães) e trabalhadores residentes na região metropolitana de Curitiba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (934.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com