TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de sucessão

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

1 - Introdução

Cerca de 90% das empresas brasileiras são empresas familiares. Elas têm um papel significativo na economia brasileira garantindo o desenvolvimento social, econômico e político. Com base em estudos realizados, apenas 30% das empresas chegam a sua segunda geração, e 5% chegam a terceira geração. Para evitar que a empresa vá a ruína, ou perca sua força no mercado é preciso se pensar e analisar as melhores forma de sucessão e principalmente quem figurará como sucessor, levando-se em consideração as características pessoais do CEO (Diretor Executivo) que será o detentor de maior patente hierárquica dentro da empresa. Importante ressaltar que todo esse processo não se pode, nem se deve pautar em comparações com o fundador, mas sim com a ideologia da empresa e a forma de gerenciar e dirimir conflitos.

Dar continuidade requer uma atuação diferente, por isso, é importante avaliar e planejar a empresa para que ela possa se desenvolver de maneira sólida, neste sentido, o presente estudo tem por objetivo apresentar um plano de sucessão para Empresa Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, que se encontra na primeira geração e não possui nenhum plano de sucessão. Diante das situações apresentadas e que justificam a necessidade, coletamos dados adicionais, através de pesquisas, as quais serviram de subsídio para a conclusão do presente estudo, e para a indicação do Sucessor na Direção da Indústria.

2 - Empresa familiar e o perfil dos Sucessores – Passo 1

A Indústria de Bebidas Pira, se enquadra de forma clara e precisa como sendo uma empresa familiar, vez que possui em sua Diretoria o Dr. João, fundador, e seus filhos Paulo e Iran, como subordinados diretos em funções gerenciais em todas as áreas da empresa, que eram determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

Neste sentido, Bornholdt (2005, p. 34) assinalou que "a empresa que possui uma família no controle acionário, ou ainda os parentes que se encontram em posições estratégicas, como na diretoria ou no conselho de administração", e, acrescenta Werner (2004, p.53), como sendo:


A empresa familiar é aquela que nasce de uma só pessoa, uma self made man (empreendedor). Ele fundou, desenvolveu e com o tempo, a compôs de membros da família afim de que, na sua ausência, a família assume o comando. [...] Independente de sua participação acionária, pertencem a uma ou mais famílias. A empresa familiar se caracteriza por refletir em sua cultura os aspectos que norteiam as relações familiares.

O Dr. João fundou a Indústria de Bebidas Pira, e com tempo introduziu seus herdeiros – Paulo e Iran – para o desenvolvimento de atividades diversificadas, a fim de que os mesmos conhecessem todos os departamentos da Indústria, para que no dia de sua ausência, no comando, fosse realizada a sucessão de forma satisfatória, garantindo assim a perpetuação da empresa no cenário de bebidas de forma rentável.

Através de reuniões e coleta de dados e informações através do Dr. João, dos próprios aspirantes à sucessores – Paulo e Iran – e também os colaboradores da empresa, elaborou-se a seguinte tabela de competências e habilidades ou deficiências:

  1. Perfil dos sucessores

Competências e habilidades

Paulo

Iran

  1. Planejamento e organização

-

X

  1. Julgamento

-

X

  1. Comunicação

X

-

  1. Negociação

-

X

  1. Gerenciamento

X

X

  1. Percepção auditiva

X

-

  1. Motivação

X

-

  1. Criatividade

-

X

  1. Conhecimento

-

X

  1. Liderança

X

-

  1. Autocontrole emocional

X

-

  1. Capacidade de transferir conhecimentos

X

X

(  X  )  Habilidades e competências   (  -  ) Deficiência de competências e habilidades

3 – Análises das Competências e Habilidades e das Deficiências – Passo 2

Analisando as competências e habilidades, bem como as deficiências de Paulo e Iran, elencadas na tabela anterior constatamos que, no que se refere ao item:

Competências e habilidades

Paulo

Iran

Argumentos

  1. Planejamento e organização

-

X

Analisando em sentido amplo, constatou-se que Paulo não possui uma visão ampla em relação a organização, tendo dificuldades em analisar várias situações conjuntamente.

  1. Julgamento

-

X

Paulo tem dificuldade de chegar a uma conclusão lógica nas situações evidenciadas que exige uma resposta rápida.

  1. Comunicação

X

-

Iran tem dificuldades de comunicar-se com as pessoas, é um pouco tímido, porém consegue com facilidade expor seus pensamentos e ideias por escrito.

  1. Negociação

-

X

Paulo, mesmo com a sua habilidade em comunicação, não consegue negociar com a mesma intensidade; Iran ainda que tímido, consegue negociar, devido a sua capacidade de visão ampla e um grande conhecimento prático de mercado.

  1. Gerenciamento

X

X

Ambos têm competências de gerenciamento, mas Paulo precisa ser um pouco mais versátil, para poder gerenciar diferentes departamentos da empresa.

  1. Percepção auditiva

X

-

Iran não consegue captar as informações relevantes que surgem no ambiente da empresa.

  1. Motivação

X

-

Iran sempre teve motivação, e esteve mais próximo de seu pai, acompanhando suas decisões, mas ao saber da aposentadoria dele, está desmotivado e preocupado em dar prosseguimento na empresa, que seu pai, com tanto sacrifício construiu.

  1. Criatividade

-

X

Paulo, devido a sua dificuldade em ter uma visão ampla, acaba sendo pouco criativo, pois se acostumou a trabalhar com processos repetitivos.

  1. Conhecimento

-

X

Embora não tenha uma formação profissional e nem um curso superior, Iran adquiriu muito conhecimento prático ao lado de seu pai, enquanto Paulo não se preocupava em conhecer as decisões, bem como as suas justificativas, fato que veio a deixá-lo ocioso em tais circunstâncias.

  1. Liderança

X

-

Iran, por ser mais fechado, e não possuir habilidade em comunicação tem dificuldades em liderar, falta habilidades para estimular e motivar as outras pessoas, nesse ponto Paulo consegue levar grande vantagem por tem um carisma enorme, e consegue prender a atenção das pessoas para lhe ouvirem.

  1. Autocontrole emocional

X

-

Iran, ainda que tenha dificuldade em comunicação, tem um comportamento emocional que precisa ser melhorado. Irrita-se facilmente, não admite erros, e às vezes têm sido meio duro em suas palavras, fato que tem deixado muitos colaboradores desmotivados e alguns até revoltados.

  1. Capacidade de transferir conhecimentos

X

X

Nesse conceito ambos possuem habilidades, Iran devido ao seu alto grau de conhecimento, e Paulo, mesmo com menos conhecimento que Iran, em relação aquilo que sabe e aproveitando-se da sua facilidade na comunicação, consegue transmitir suas ideias aos outros facilmente.

4 – Mudança – Escolha pela Gestão – Passo 3

Analisando toda a estória de empresa, percebemos o quanto o Dr. João, foi determinante para se chegar ao nível que ela se encontra atualmente. Teve grande percepção e ousadia, quando de maneira inteligente procurou evoluir, inovar, fazendo uma análise, não somente do ambiente interno, mas externo também. Sempre foi proativo diante das situações, teve poucas surpresas negativas, devido a esta importante habilidade, que não são muitos que a possui. Às vezes é necessário ocorrerem algumas mudanças, como esta que está por vir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com