TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder informal nas organizações

Por:   •  14/12/2015  •  Resenha  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 5

Jesus MAS, Vital GC. Poder informal nas organizações: relações de poder na busca de ascensão profissional São Paulo • Science in Health • 2011 mai-ago; 2(2): 103-12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

RESENHA SOBRE PODER INFORMAL NAS ORGANIZAÇÕES:      

RELAÇÕES DE PODER NA BUSCA DE ASCENSÃO PROFISSIONAL ¹

Vitor Vinicius Bernardino Gomes ¹

Ao longo do relato de pesquisa analisado, nota-se a diferença entre poderes nas organizações; aplicando as relações de poder formal e informal; apontam-se as principais características da teoria de liderança, visando o aperfeiçoamento das táticas administrativas.

As técnicas utilizadas na cultura de poder organizacional buscam estabelecer um perfil para a obtenção de resultados e posteriormente, o sucesso. Aplicando informações do líder informal nas relações de poder, é imprescindível que o mesmo faça uso de uma gestão de estratégia para que haja um plano de direção de controle para o alcance dos objetivos definidos; ressaltando que toda organização é um conglomerado explicito ou implícito de setores, agrupados por funcionários que tem pelo menos um objetivo pré-determinado.

Dentro do ambiente corporativo, é necessária a aplicação de poder para múltiplos aspectos envolvidos, para MORGAN (1996) e DAHL (1957), o exercício de poder representa um meio para se resolver interesses conflitantes. Nota-se a importância de um gerenciador de poder para difundir influencias comportamentais, que resultarão em impactos direto nos resultados da organização.

Tomando como base as teorias apresentadas, vale ressaltar a similaridade entre poder e autoridade, relacionando com conceitos da sociologia, que para WEBER, o poder é um fato universal espalhado de forma heterogênea. Aplicando ao âmbito empresarial, é necessário que haja a coercibilidade e visibilidade dos subordinados, assim como o gerenciador a frente das decisões; contudo, para uma boa gestão de poder, é necessário a aplicação de fatores psicológicos individuais e em conjunto, para que assim ocorra o beneficio mútuo.

Por outro lado a autoridade é conservada pela direção transmitida aos comandos; a autoridade é pertinente a determinada função ou cargo, nada mais é que a difusão de informações para que haja o desenvolvimento das metas e atribuições  de impostos.

A grosso modo, a autoridade é a forma aplicada à mão de obra para que alguém ou algum grupo seja responsável por tal coisa ou função, e a aplicação de poder gerencia as informações como um todo, para que objetivos sejam alcançados, aplicando a sintonia entre líder e subordinados.

Quando se fala em poder nas organizações é de suma importância citar as diferentes bases de poder que incluem Poder Legítimo; que está vinculado à estrutura organizacional, vinculado aos respectivos cargos ou funções e pode ser exercido de “cima para baixo” ou de “baixo para cima”.

Considerando também o Poder Coercitivo, que é vinculado ao exercício de Poder Legítimo através de punições, tendo em vista que os motivos devem ser absolutamente transparentes e estarem embasados nas políticas da organização.

Finalizando, o Poder de Recompensa, que permeia entre melhorias materiais e/ ou recompensas dentro da organização, fazendo uso do reconhecimento e valorização do funcionário; método que vem ganhando espaço entre as empresas, buscando incentivar os funcionários para que assim se crie um clima favorável ao desempenho de cada colaborador, tendo em vista que a promoção com melhorias no cargo ou salário é um enorme incentivador trabalhista, criando a visão de trabalho reconhecido, valorizado e premiado.  

Partindo da questão foral e adentrando na liderança informal, entende-se que essa forma de poder garante que o trabalho seja feito principalmente por meio de influência, construção de relacionamentos e difusão de meios sociais dentro da corporação.

Tomando como base, se apresenta a forma de Poder de referências, que é derivado das características individuais (carisma, caráter e comportamento) criando uma gama de aliados ou seguidores que se identificam com essas características e também procuram obter poder através da associação.

Líderes informais fazem parte dos bastidores de uma empresa, atuando como canalizadores de objetivos dos negócios dentro da organização.

A partir dessa atuação, é gerado o poder de Informação, responsável à “posse” de informações necessárias à organização, ou que possam comprometê-la. Pode ser prejudicial a medida em que as pessoas de detenham passem a agir como         “filtro” e assim selecionem a difusão de conhecimento.

Contudo, líderes informais podem sempre acelerar a velocidade dos negócios dentro da organização, tendo em vista que a construção de relacionamento gera a massificação da facilidade de planejamento, partindo do ponto em que esses líderes estão na linha de frente, imersos nas “engrenagens” da corporação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com