TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas publicas

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – IEAD.

[pic 2][pic 3]

[pic 4] Atividades de aprendizagem.

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14]

CURSO:        Gestão em Saúde

DISCIPLINA:        Políticas Públicas

DOCENTE:        

                

ATIVIDADE 1.

Caro estudante, vá até o livro texto base e responda as questões 1 a 5 da página 57.

Obs: Para auxiliar na resolução:

(Conceitos Gerais de Políticas Públicas- Autor: João Martins Tude)

www2.videolivraria.com.br/pdfs/24132.pdf

1. Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, Competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Cooperação: A empresa está em crise financeira e todos os setores se uniram para tentar mudar a situação, reduzindo os gastos, ajudando uns aos outros independentes de suas funções para que não fechassem as portas.

Esta interação social moveu seus atores numa interação de forma positiva, num esforço comum em prol do mesmo objetivo.

Competição: Mas havia uma disputa entre o RH e o financeiro onde as supervisoras queriam a todo custo mostrar serviço a gerência. Acredito que esta disputa se daria também pelo fato de serem primas e a meu ver esta disputa era pessoal já que começou em casa. E com isto apesar de serem competidoras não eram rivais, as partes almejavam o que queriam de forma indireta e de alguns aspectos positiva para empresa.

Conflito: O problema maior era o conflito entre os diretores que eram casados e estavam em crise conjugal. E este problema refletia diretamente no andamento das ações empresarial. Um dava uma ordem o outro dava outra, não havia um consenso e nós funcionários não sabíamos de fato a quem se reportar nem o que fazer.

Nesse impasse não havia diálogo entre as partes para a solução dos problemas, eram várias discussões verbais, denegrindo a moral e quase chegaram à agressão física. O resultado dessa interação social de conflito foi recorrer à justiça. Fecharam as portas, sem pagar os honorários dos funcionários e até hoje isso rola na justiça. Eles se separaram e a empresa faliu.

2. O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

 Não, porque as atividades de empresas privadas como os Bancos são criadas e orientadas de acordo com critério subjetivo de cada empresa, pois eles possuem programas de Gestão socioambiental e responsabilidade social e isto proporciona a realização pessoal a seus colaboradores, para seus parceiros e também ao meio ambiente, melhorando gradativamente a sua imagem pública resultando em um diferencial competitivo. Gera benefícios para a sociedade, mas estas ações não caracterizam políticas públicas. O Estado arrecada através dos impostos o dinheiro para realizar as políticas públicas, mas este depende dos grupos de interesses que vão disputar e dizer o que vai ser feito, onde e quando. Não podemos esquecer que a sociedade e os grupos de interesses têm direitos, mas também deveres, a constituição estabelece isso, direitos políticos, econômicos e sociais determinam garantias mínimas para o exercício da cidadania.

No sistema Político envolvem diferentes atores, os grupos se integram num processo onde uns reivindicam outros elaboram as ações, outros executam, outros fiscalizam e neste processo todos buscam um objetivo comum, atender as necessidades da sociedade, são os atores das políticas públicas. Pessoas com interesses comuns formam grupos para assim defender seus interesses desenvolvendo ações coletivas em função de seus objetivos As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas decisões decorrem objetivamente de leis as quais vinculam todos os que estejam sendo abrangidos por estas medidas.

3. Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

São processos estruturados de maneira funcional e seqüencial com a participação de atores públicos e privados que elaboram as políticas públicas, visando os problemas, limitações, organizando idéias e ações objetivando o bem comum e a diminuição da desigualdade social, ou seja, o processo de formulação de Políticas Públicas.

A ênfase da abordagem  da política pública é vista de várias formas.Partindo do princípio que é dever do poder público antecipar as necessidades da sociedade ao planejar as ações de políticas públicas de maneira que permita criar condições estruturais garantindo os direitos sociais, a implementação de políticas públicas pode ser o ponto chave desse processo porque nesta fase da política se não planejada, ela pode levar ao fracasso, vários atores podem interferir na implementação, alterando o que foi previsto e o seu sucesso está relacionado ao ambiente, as relações, a ética, aceitação e ainda as condições políticas, econômicas e sociais.

Comentários:

Muito boa definição e muito sucinta, mais a minha opinião a analise dessas políticas deveria ter um foco maior no estudo sobre como obter uma sociedade ideal, deixando assim os problemas e as opiniões governistas em segundo plano.

Além de monitorar e avaliar os processos de analise dos programas das políticas públicas acredito que seria também o Estudo de como implantar essas políticas, quais setores seriam atendidos e quais não seriam, entre outras aspectos que seriam analisados antes da sua aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com