TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas

A Política de gestão de pessoas deve ser pensada para o bem do coletivo e não a favor de um algum indivíduo específico. Ela é o que dá o sentido para aquilo que se faz, portanto, nos dá a linha de ação. As políticas de RH evidenciam o que se pretende na gestão de pessoas, seus objetivos, critérios de execução. São as politicas de RH que dão sentido ao que se faz. Já a prática de gestão de pessoas é o que materializa a intenção expressa na política. Se existirem somente práticas pode ser que se perca o sentido do que se faz e tendo só políticas tecerá apenas boas intenções, sonhos e desejos que não se efetivam no dia-a-dia, portanto as politicas da gestão de pessoas devem e precisam deixar claro o sentido daquilo que a empresa quer praticar enquanto gestão de pessoas, aquilo que ela faz.

Percebe-se uma grande ligação da política de gestão de pessoas com a gestão estratégica de pessoas, pois as duas estão alinhadas aos propósitos da empresa, desempenhando funções associadas ao futuro da organização.

A empresa Avilan Transportes surgiu em 1991 em Tijucas - SC, inicialmente focada na atividade de transportes, atendendo basicamente ao segmento de materiais de construção, em particular a indústria cerâmica. Ao longo dos anos a Avilan se expandiu na Região Sul e Sudeste, inaugurando escritórios comerciais e bases operacionais ampliando a sua atuação na indústria de materiais de construção e transportes e bebidas, conquistando importantes Clientes do segmento. Hoje a empresa é parceira Ambev, sendo responsável pelo transporte de suas bebidas.

Entre as políticas e práticas da empresa estão:

 Contratação – prever necessidades de trabalho e recrutar candidatos;

 Treinamento – orientar e treinar novos funcionários;

 Avaliação – avaliar desempenho ao deparar-se com o funcionário que não dá o melhor de si;

 Remuneração – gerenciar recompensas e salários;

 Oferecimento de bom ambiente de trabalho – construir o comprometimento do funcionário.

Eu, como assistente de RH da empresa daria a sugestão de elaboramos um documento que tenha as definições de plano de carreira, descrevendo em cada cargo quais são os caminhos que podem ser ocorridos até atingir sua meta final, iria sugerir também que fosse feito um plano de sucessão baseado em competências e trabalho em grupo. Creio que também seria de grande importância, estabelecer na empresa critérios de incentivo para realização de cursos de educação continuada para todos os funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com