TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Senso Comum e Ciencia

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

CIÊNCIA E SENSO COMUM

O homem, desde os primórdios, sempre procurou “entender” o mundo. Sempre vivenciando costumes e crenças, já ultrapassadas, porém que ainda hoje se faz presente no dia a dia de muitas pessoas.

Essa falta de julgamento, de uma investigação critica e aprofundada das coisas, no geral, acaba frustrando e minando comportamentos. Esse tipo de conhecimento, informal e pouco elaborado, é chamado de “Senso Comum”, comportamento esse, que é base de pesquisa, cada vez mais necessária na vida do homem.

Portanto senso comum é o conhecimento que não é científico e as pessoas de senso comum são intelectualmente inferiores, ou, como muitos chamam, “leigos” (Rubem Alves, 2009).

O homem, após anos, começou a questionar as crenças e costumes e foi assim que se desenvolveu “a ciência”, através da pesquisa, para poder entender o mundo e o ambiente em que se vive. Somente o senso comum (as crenças, costumes e hábitos passados pelos seus ancestrais) tornou-se insuficiente para os questionamentos do dia a dia, e as explicações sobre as coisas sobrenaturais ou divinas tornaram-se vazias.

Devido às duvidas e questionamentos, fez-se necessária uma mudança. O homem saiu à busca de conhecimento, adquirindo assim novos valores para o seu cotidiano. A partir daí, o homem passou a organizar princípios explicativos, especialmente para o lado cientifico, o qual lhe dava respostas mais concretas.

O senso comum e a ciência são expressões da mesma necessidade básica, a necessidade de compreender o mundo, a fi m de viver melhor e sobreviver. Para aqueles que teriam a tendência de achar que o senso comum é inferior à ciência, eu só gostaria de lembrar que, por dezenas de milhares de anos, os seres humanos sobreviveram sem coisa alguma que se assemelhasse à nossa ciência. Depois de cerca de quatro séculos, desde que surgiu com seus fundadores, curiosamente a ciência está apresentando sérias ameaças à nossa sobrevivência. (Rubem Alves, 2009, p. 21)

Atualmente o homem busca através da ciência explicações, estamos vivendo em uma era que o conhecimento cientifico busca níveis intelectuais cada vez mais elevados, restringindo estas informações a alguns grupos mais privilegiados de pessoas. Diminuir estas barreiras faz-se necessário, pois a evolução tecnológica avança em uma velocidade cada vez maior.

A ciência não é um sistema de declarações certas e bem estabelecidas; tampouco um sistema que avança para um estado final. Nossa ciência não é conhecimento (episteme): ela nunca pode pretender haver atingido a verdade, nem mesmo um substituto para ela, como a probabilidade. (Rubem Alves, 2009, p. 50)

A pesquisa cientifica é elaborada em uma sequência lógica de procedimentos cuidadosamente organizados, com o avanço da ciência surgem novos conceitos, onde o homem tem uma visão muito mais clara, ampla e objetiva de seus questionamentos, para aplicar em seu dia a dia.

CONCLUSÃO

Concluindo, deve-se estar ciente de que tanto a ciência quanto o senso comum requerem criatividade para o invento de soluções que buscam a adaptação do ser humano às revoluções da humanidade. Em se tratando da ciência, o estabelecimento da ordem se dá por meio de métodos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com