TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENSO COMUM, CIÊNCIA E CIÊNCIA SOCIAL

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

SENSO COMUM, CIÊNCIA E CIÊNCIA SOCIAL

               O que distingue o senso comum das ciências é que em primeiro lugar a ciência possui a característica de universalidade. Isto que dizer que, ao contrário da explicação do senso comum, que é variável de pessoas para pessoas, visto que baseia-se na opinião, a ciência procura explicações mais generalistas e que tenham validade para todos os fenômenos analisados. Assim, as explicações científicas são baseadas em rígidos parâmetros, em descrições e análises que procuram deixar de lado a subjetividade, além de haver a necessidade de vários testes, que comprovem os mesmos resultados para que uma explicação ou fenômeno sejam considerados científicos.  

               Quando falamos em ciências humanas, os parâmetros ficam mais sujeitos as oscilações e a subjetividade, pois o objeto de conhecimento é o próprio homem. E este, pode se deixar influenciar pelas ideias que aprendeu, pelas crenças que professa, pelos valores que aceita. No entanto, procuram se apoiar em teorias e conceitos já aclamados como científicos. As ciências humanas se subdividem em inúmeras áreas, como psicologia, história, geografia, filosofia, comunicação, ciências sociais e outros.

                 Referente às ciências sociais estudam a vida e o comportamento humano, avaliando como as pessoas pensam e agem, formam grupos e se relacionam com outras pessoas ou povos. É um campo de atuação científica que debruça o olhar para questões de cunho social de modo sistemático, seguindo parâmetros específicos de análise e validação da observação. Ela abrange três diferentes áreas de estudo: a antropologia, a sociologia e a ciência política.

                Além disso, podemos nos referir que a ciência política preocupa-se com as questões relativas ao poder, analisando as formas e tipologias de governo, relações entre Estado e sociedade civil, as questões relativas à soberania e entre outros. Já na antropologia, preocupa-se com o conhecimento do homem, sobretudo de suas regras culturais, da analise dos sistemas de parentesco, da religião e da mitologia.  Em relação, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

                 Para Bauman, na introdução do seu livro, aborda sobre a dependência mútua e a relação da sociologia ao senso comum. Que são dois tipos de apreensão e compreensão do mundo, o senso comum, olha para um objeto e vê o mesmo, visando sua função,  já o cientista olha para o objeto e pensa o que pode fazer para melhorar tal objeto. A diferença entre essas duas compreensões são discursivas, o ponto de vista de cada compreensão. E assim, Bauman finaliza apontando diferença entre essas duas compreensões.

                 Em primeiro lugar, o discurso responsável, quando se afirma algo sobre a sociedade de maneira pública existem métodos, técnicas e estudos para tais afirmações. Em segundo lugar afirma que há tamanho do campo de estudo do qual o material do pensamento sociológico foi extraído, ou seja, o material do pensamento sociológico deve abranger uma multiplicidade de mundos, possibilitando a ligação entre biografia individual e amplos processos sociais. E não apenas se resume aos nossos próprios mundos de vida.

                  No terceiro lugar a sociologia e o senso comum se diferenciam no sentido que cada um atribui à vida humana em termos de como entendem e explicam os eventos e circunstâncias que acontecem na vida das pessoas. Para o senso comum as pessoas tendem a pensar que são “os autores” de suas próprias vidas e o que fazem são efeitos de suas intenções, embora que os resultados não saíam ao que pretendiam, por exemplo, uma pessoa que estudou numa escola pública consegue passar numa universidade federal devido à sua dedicação e esforço. Além disso, acreditam que o que acontecesse no mundo em geral é resultado que ação intencional de alguém, por exemplo, os governos diversas vezes não comprem suas responsabilidades alegando que as coisas estão fora de seu controle. Já a sociologia vai contra a visão particular que o individuo adotado de motivação e dedicação será o caminho da compreensão do mundo humano, visto que não é o caminho adequado para nos entendermos e as outras pessoas. É necessário que se faça uma análise das numerosas teias de interdependência humana para explicar nossos motivos e os efeitos de suas ativações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (231.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com