TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio adm

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

O mercado de trabalho está sempre em transformação e mudanças, como o fim do Fordismo pra o pós-Fordismo varias mudanças tiveram que ocorrer, o artigo “Da rotina à flexibilidade: analise das características do fordismo fora da indústria’’, nos mostra essa transição e como ainda nos dias atuais podemos ver características do Fordismo.

Este artigo trata da transição do "fordismo" ao "pós-fordismo", ou seja, da produção em massa para a produção flexível, e das mudanças no mundo do trabalho. Dentre essas transformações temos o aumento do desemprego e do trabalho informal, além da expansão do emprego no setor de serviços. Alexandre Fraga (2006).

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 PRINCIPIOS DE FORD

Henry Ford criador da Teoria Cientifica utilizava em sua linha de produção três princípios de grande importância na época e que hoje ainda podem ser observados nos trabalhos formais e informais, são os princípios de intensificação, economicidade e produtividade.

Na intensificação a idéia era diminuir o tempo de produção e colocar com rapidez o produto no mercado. Na economicidade o objetivo era reduzir ao mínimo o volume de estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matéria prima e salários, a velocidade de produção deveria ser muito rápida. Já no principio da produtividade buscava-se aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio de especialização, fazendo com que o operário ganhe mais ao se especializar, e o patrão tenha maior produção.

Nos dias atuais temos ainda fortes características desses princípios, sendo utilizados nas organizações modernas como, por exemplo, a padronização, divisão de trabalho, necessidade de treinar e especializar e qualificar os trabalhadores, alta produtividade e a busca por baixo custo sempre permeiam a realidade das empresas. Com a grande concorrência e competitividade entre as organizações no mundo globalizado dão enfoque a produção e o rendimento

2.1.2 FORDISMO INFORMAL NA ATUALIDADE

Os trabalhadores tem que possuir cada vez mais múltiplas competências. Com a transição do modelo fordista para um modelo capitalista flexível ocasiona um grande numero de trabalho informal, surgindo esse modelo apresentado pelo autor como “fordismo informal’’, no artigo ele cita como exemplo os vendedores ambulantes nos semáforos que se encaixam nesse modelo”.

Outro modelo de trabalho informal que utiliza características do fordismo é o de Mototaxistas, pois tem que trabalhar sob constante pressão do tempo, com agilidade e rapidez para cumprir as metas. Por mais que seja um trabalho informal sem patrão, os mototaxistas possui uma rotina de trabalho, controle do tempo tem que se adaptar a rotina da maquina que no caso vem ser o semáforo.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1 RELAÇÃO HOMEM-TRABALHO

Nos dias atuais a relação do homem com o trabalho é algo transformador que está sempre num processo de mudanças e evolução. Essa atividade tem processo de satisfação quando o trabalhado é algo prazeroso e escolhido livremente, mas também pode ser levado por necessidades.

O trabalho pode significar necessidade e razão de vida, um compromisso que contribua na qualidade de vida, podendo provocar motivação e satisfação. Mas quando o trabalho não é satisfatório, que pressiona pode levar o homem a insatisfação e desmotivação, atrapalhando no bem estar físico, psicológico e social.

A relação homem-trabalho é de fundamental importância, pois é no trabalho que o homem passa a maior parte do tempo, e a qualidade do trabalho é importante para suas expectativas e satisfações. Quando se consegue que essa relação seja satisfatória e respeitosa o trabalhador se sente satisfeito e consegue render mais na execução do seu trabalho.

Nos dias atuais o homem busca a possibilidade de ser capaz de transformar seus sentimento e desejos em realidades fazendo do trabalho um meio não só de vida, mas como um fator existencial.

2.2.2 CULTURA ORGANIZACIONAL DO McDonald´s

O autor coloca em seu artigo a empresa McDonald´s como exemplo de uma empresa atual, mas com características ainda do fordismo.

O McDonald´s tem como objetivo a qualidade do seu produto, o serviço rápido em um ambiente limpo. Com uma cultura organizacional padronizada, mas sempre sem deixar de se adaptar a diferentes culturas onde tem atuação, mesmo com essas adaptações seu estilo de organização não deixa de se caracterizar pela uniformização de seus princípios gerenciais, concentração de esforços em uma única atividade, trabalho em parceria com seus fornecedores e ênfase na gestão de seus funcionários.

Tendo seu modelo organizacional representado pelos franquiados, fornecedores e funcionários da empresa, onde esses três grupos forma a base e o equilíbrio da empresa.

Esse modelo de trabalho do McDonald´s: rotinas padronizadas de trabalho, rigidez das tecnologias, tempo para atender a um pedido, são exemplos de características do modelo fordista. É uma empresa que esta sempre visando a ética, responsabilidade social, competência e compromisso com um serviço de qualidade.

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

2.3.1 TRABALHO, CULTURA E IDEOLOGIA

Segundo Karl Marx a ideologia é uma consciência falsa, proveniente da divisão entre trabalho manual e o intelectual, gerando uma inversão da realidade para as idéias ou interesses da classe predominante, também analisava a cultura como algo material e não só composto de idéias abstrata, tudo aquilo que o homem usa para se proteger da natureza.

Os pensamentos dominantes são apenas a expressão ideal das relações materiais dominantes concebidas sob a forma de idéias e, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; dizendo de outro modo, são as idéias e, portanto, a expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com