TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio em grupo

Por:   •  2/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade esclarecer melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, métodos quantitativos e ética, política e sociedade de uma forma objetiva e clara. E mostrar como as empresas, as pessoas e os números se inter-relacionam nas novas estruturas de mercado que envolve nossa sociedade de maneira globalizada e interferem diretamente no nosso dia-a-dia. Sendo que muito desses estudos podem agregar valores dentro de um supermercado. Em microeconomia e macroeconomia estudamos a sua influência sobre o preço dos produtos, a oferta e demanda do mesmo, dentro desse contexto podemos analisar o comportamento dos consumidores. Já em métodos quantitativos, podemos entender o quanto é importante sabermos sobre a probabilidade para as empresas, e o quanto elas poderiam maximizar seus lucros ao aplicar esses métodos, ou até mesmo analisar futuras melhorias para a empresa. Em ética, política e sociedade averiguaremos quais as questões mais preocupantes que englobam o ambiente de trabalho, referentes aos problemas que podem acarretar dentro desse ambiente e suas soluções.

2 DESENVOLVIMENTO

• MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

O conceito de mercado, as descrições de suas tipologias e as classificações de suas principais estruturas serão o ponto de partida no estudo da microeconomia e macroeconomia. Embora vários conceitos de mercado sejam possíveis, o que enfatiza seus atributos econômicos fundamenta-se nas tensões decorrentes de duas forças, e, princípio antagônico, as da procura e as da oferta. Os fatores que as determinam e suas configurações definem antagonismo e conflitos de interesse, que, no entanto, tendem para soluções, á medida que se estabelecem as relações de troca que equilibram os interesses envolvidos.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes, tais como: aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos.

À medida que a microeconomia analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.

Esse estudo nos apresenta os estilos de compra e as formas com que as empresas se moldam aos tipos de clientes que elas possuem. Dentro da pesquisa feita com 30 clientes do mercado Peruzzo em Santa Maria, na loja 20, que comercializa produtos do ramo de bazar e alimentos. Descobrimos que o perfil de cliente são estudantes ou formandos, sendo que 93% dos consumidores têm pelo menos Ensino Médio completo e 40% tem ensino superior completo. E que 63% possuem filhos e 73% dos pais estão solteiros. Esse perfil jovem dificulta a fidelização de clientes, pois 76% deles não tem preferência por produtos e se os produtos aumentarem de valor 96% dos clientes comprariam produtos na concorrência.

A maioria dos clientes vai ao mercado três vezes na semana, tendo um gasto médio de 150 por semana e passam entorno de 30 minutos comprando. Quando a compra dos produtos ultrapassa 150 por semana, os clientes geralmente parcelam no cartão de crédito. Por esse motivo o Peruzzo resolveu investir no cartão de crédito peruzzo que consegue fazer o parcelamento em até seis vezes sem juros no cartão.

O comportamento do consumidor varia referente às marcas de produtos. Cerca de 76% dos consumidores alegam não ter preferência, porém 66% dos clientes que possuem preferência, quando o mercado não disponibiliza os produtos preferidos dele, acabam comprando produtos mais baratos.

Para que isso não influencie muito na peregrinação dos clientes na concorrência o Peruzzo regularmente monitoriza através de um sistema manual e informatizado os preços dos concorrentes e regulariza em uma balança quais baixarão os preços e quais permanecerão os mesmos. Os produtos que permanecem com o mesmo preço e os que aumentam, são influenciados por 3 fatores principais: suba de preços na aquisição, frete e a troca de fornecedor.

Outro fator muito importante, que é muito estudado na microeconomia e na macroeconomia é a inflação, que se desenvolve em efeito cascata em relação aos preços dos produtos, porém as estratégias utilizadas pelo mercado para contornar as objeções em relação ao preço são: o melhoramento físico do local (expansão do mesmo, pois o ambiente é bastante pequeno para a quantidade de produtos disponíveis), a utilização de frete gratuito para compras acima de 150 reais (valor de gasto médio semanal dos clientes), o treinamento dos funcionários para dar o melhor atendimento e a pesquisa de mercado com os clientes para melhor averiguar as mudanças que possibilitariam um ambiente mais agradável para fazer as suas compras.

Além dos clientes, o Peruzzo também procura os melhores fornecedores para que ele possa se adequar melhor aos preços dos mercados, sendo que ele disponibiliza para os consumidores quase todas as formas de pagamento (cartões, convênios, ticket alimentação, dinheiro, entre outros).

Dentre toda a pesquisa, a falha encontrada justamente é a não fidelização do cliente, porém quase todas as estratégias adotadas pelo Peruzzo, estão tendo um retorno gigantesco por que o mercado se moldou para solucionar essa lacuna e melhor satisfazer o perfil de clientes que eles possuem.

• MÉTODOS QUANTITATIVOS

Os métodos quantitativos, atualmente cumprem um papel primordial dentro das empresas, principalmente quando se fala em números elevados ou metas a serem realizadas. Eles auxiliam na criação de melhores diferenciais competitivos diante de seus concorrentes, proporcionando assim uma forma de levantar um capital para essa empresa sem influenciar na medida e nos métodos e sem que a gestão empresarial seja prejudicada.

Ao utilizarmos esses métodos podemos notar algumas ferramentas, assim como as medidas descritivas que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Ela organiza e sumariza os dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população.

A variável estudada dentro da população será o tempo gasto em cada compra pelos consumidores, analisando dentro de um conjunto de dados retirando uma amostra estratificada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com