TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionameto de mercado esegmentação de mercado

Por:   •  20/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Posicionamento de Mercado

Posicionamento: Maneira estratégica em que uma empresa resolve agir para com o mercado.

Modos de Posicionamento Básicos:

Posicionamento Ofensivo: Quando a empresa enfrenta poucos desafios ou problemas de mercado, é recomendada a utilização de uma abordagem mais ofensiva, conseguindo assim uma abordagem mais direta no mercado, o que faria uma abertura de mercado para tal empresa.

Posicionamento Defensivo: Quando se enfrenta dificuldades na disputa de mercado, e muita concorrência, é preciso agir de forma defensiva, através de jogadas de marketing e manobras estratégicas, a empresa deve “conquistar” mercado, e assim conseguir se destacar no mercado em que atua.

Estratégias de Posicionamento em Relação ao Mercado:

Posicionamento por atributo: A empresa se posiciona com certo atributo ou aspecto.

Introdução e Definição de conceitos de

Segmentação de Mercado:

O processo de segmentação é importante, pois para manter seu negócio próspero no mercado é necessário compreender o comportamento de compra do consumidor para identificá-los e agrupá-los. Como disse Maria Helena Matarazzo: “O mercado é como uma linda mulher, difícil não é conseguir conquistar, é conseguir manter.”. É importante realizar a segmentação de mercado, pois ela possibilita formulações estratégicas e táticas, com o objetivo de atender as expectativas, desejos e preferências do segmento de mercado que se deseja atingir de forma mais ampla possível.

Segundo Marcos Cobra, a segmentação de mercado é a ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentem comportamentos de compra relativamente homogêneos. A segmentação de mercado deve levar em conta os seguintes tipos de agrupações de consumidores:

Geográfica: A segmentação com base geográfica leva em conta: estágio de desenvolvimento do pais, cidade, tamanho da cidade e densidade populacional e clima. O valor dos segmentos, e sua importância perante a venda do produto desejado, citados anteriormente podem variar de acordo com a necessidade.

Demográfica: A segmentação de base demográfica leva em conta fatores decorrentes das características da população, entre elas a idade, sexo, renda, ocupação e outras características mais informacionais como: formação educacional, religião, classe social e entre outras.

Psicográficas: A segmentação de base psicográficas levam em conta características dos consumidores tais como a personalidade do cliente e do estilo de vida escolhido por ele.

Comportamental: Segundo Marcos Cobra segmentação de base comportamental é necessário observar variáveis ligadas a uso do produto, benefícios buscados no produto, status do usuário do produto, status de lealdade, índice de utilização, estágio de prontidão e atitude em relação ao produto.

Multivalorada: Por meio de cruzamento de diversos agrupamentos é possível determinar um segmento central que reúna as caraterísticas de diversos segmentos.

Posicionamento por benefício: O produto da empresa promove o benefício.

Posicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com