TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilitamos uma visão detalhada do que é a Globalização

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome: Yonara Porto Vona

RA. 6622353645

Atividade de Autodesenvolvimento

Introdução

O presente trabalho fornecerá informações as quais possibilitamos uma visão detalhada do que é a Globalização e como ela pode impactar em nossa cotidiano, o porque a crise econômica é uma preocupação mundial, explicaremos também o surgimento do BRICS e seus significados, a definição de outsourcing.

Enfim faremos uma viagem ao tempo na história do Grupo Abril, ressaltando como foi importante seu pioneirismo no Brasil e seu marco na imprensa Brasileira.

Confira esse impressionante desenvolvimento.

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

A Globalização está impactando a vida social, cultural econômica e política, o sistema capitalista se transformou num sistema completo, o mesmo se unificou globalmente a um ciclo econômico mundial, possibilitando, dessa forma, o surgimento de crises mundiais completas.

A Globalização se intensificou na década de 1970 impulsionou o processo de globalização econômica, em 1980 ganha velocidade, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética um dos motivos das evoluções ocorridas, foram principalmente, os meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias,como exemplo:

Pouco antes da década de 80 tivemos a grande invenção que foi o computador, sabendo-se que no início foi criado para atender necessidades de grandes empresas, com passar do tempo fomos evoluindo os preços caíram e chegou a casa de 99,9% da população se não 100%;

O último a ser citado se não o mais importante, o celular que em 1973 a Motorola cria seu primeiro celular pesando 800 gramas, sendo quase um 1kg, de tão caro no se tornou popular rapidamente.

Com a globalização o capitalismo generalizou a produção internacional, implantando filiais por todo o mundo transformando-se em uma esfera de investimentos, tendo assim mais facilidades de utilizar o que cada pais tinha de melhor e mais relevante em valores, quer seja mão de obra, matérias primas, facilidade fiscais, e precarização do trabalho, sendo assim conseguiu recuperar taxas de lucros.  

Essas empresas controlavam vários setores econômicos, como exemplo:

No setor de microprocessadores, apenas o grupo Intel controlava 60% do mercado mundial em 1997. Na aeronáutica civil, somente dois grupos, Boeing e Airbus, detinham em 1998, 95% da produção mundial. No setor de equipamentos de comunicações, em 1997, quatro grupos possuíam mais 70% das vendas mundiais. Na área de bancos de imagens, em 1994, três empresas eram responsáveis por 80% da produção mundial. Mesmo um setor maduro e de tecnologia generalizada, como de automóveis, 10 empresas controlavam, em 1994, 76% da produção mundial”.

Esse processo Globalização foi criado para atender o capitalismo e países desenvolvidos, devido à busca de novos mercados, pois o consumo interno estava saturado.  Contudo a globalização uniu os países devido a procura de novas tecnologias e o crescimento dos blocos econômicos nas relações comerciais e internacionais.

 
A globalização quando relacionada a cultura, podemos citar como exemplo, culturas diversificada em todo mundo, por exemplo Brasil: Temos inúmeras culturas de diversos países aqui, os japoneses, árabes, entre outras, pois são pensamentos, ações diferentes.

BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, formaram-se afim de desenvolver projetos conjuntamente de diversos setores, como de energia, agrícola, cientifico- tecnológico. Em 2010, o PIB do BRICS chegou a 18% da economia mundial, tendo em mente que eles não são um bloco econômico.

Estamos vivenciando um processo maduro do capitalismo, tendo em vista que o capitalismo unificou mundialmente a economia, sendo assim estimando-se que se houverem crises econômicas afetará mundialmente a todos.

Outsourcing

Outsourcing traduzindo para o português quer dizer Terceirização é uma prática empresarial que visa ao aumento em suas atividades, e a torna mais rentável, pois ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também se beneficiam dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas como seleção, contratação e integração, processos de trabalhadores, entre outros fatores. 
O governo é uns dos que mais se beneficia desses serviços terceirizado.

Como o Grupo Abril se beneficiou da Globalização

Sua historia começou em 1950, lançando a versão brasileira da revista em quadrinhos O Pato Donald. O grande fundador do Grupo Abril Victor Civita iniciou em um pequeno espaço no centro de São Paulo, onde tinha apenas 6 funcionários.

Em pouco tempo conseguiu intenso ciclo de crescimento onde Victor investiu em treinamento, tecnologia e assim atraiu talentosos profissionais, tudo isso para atender a demanda de informações da sociedade brasileira.

Em 1961 com o crescimento da Disney lançou Zé Carioca revista em quadrinhos nacionais, iniciou a revista Claudia e no decorrer do tempo deu vida  Manequim e Capricho.

A revista Veja o marco na imprensa Brasileira, uma revista semanal, com todas informações a revista mais atualizada foi lançada em 1968.

1969 A revista Recreio foi seu novo trabalho trazendo uma nova forma de aprendizado educar divertindo. Após que seu portfólio cresceu nos anos seguintes, com as novas tecnologias em 1996 investiu em televisão e internet, colocou no ar TVA, TV digital, internet banda larga, Voip e o canal MTV.

Em 1999, com a aquisição de parte das Editoras Ática e Scipione e, em 2004, da totalidade das ações, o Grupo passou a liderar o mercado brasileiro de livros escolares com 30% de participação do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com