TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas administrativas

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

3. Descrição da empresa

A seguir serão apresentados alguns dados descritivos e históricos da Asbrasil S.A. que serão importantes para entendimento da situação atual da mesma.

3.1. Histórico de Fundação

Constituída em 25 de Novembro de 1953, e arquivada na JUCESP sob o nº 161.092 em sessão de 04 de dezembro. A “Asbrasil” Aspersão no Brasil LTDA conforme se chamava na época da sua criação em 1953,foi a primeira indústria brasileira criada especialmente para produzir sistemas completos de irrigação por aspersão e os seus componentes.Começou produzindo tubos de aço leve galvanizado a fogo, com acoplamentos, rápidos, destinados exclusivamente a irrigação. A partir de então, manteve a posição de empresa líder no mercado brasileiro de irrigação, tanto em termos técnicos como em faturamento.

3.2. Evolução no tempo

Acompanhando a evolução da irrigação a nível internacional, foi à empresa pioneira no lançamento da maior parte das inovações tecnológicas em irrigação do país.

A produção iniciou-se em 1971 com a importação de duas prensas de marca Feintool de 25 e 115 tons, respectivamente, permitindo fornecer, já no primeiro ano, cerca de 150.000 peças/mês para a indústria automotiva. Paralelamente á importação destes equipamentos de produção foi necessária a importação de máquinas operatrizes de alta precisão para a fabricação de ferramentas, tais como eletroerosão, retíficas de coordenadas, fresa, de forma que a empresa pudesse atingir o objetivo de construção de ferramentas de alta precisão.

Formou-se, portanto uma ferramentaria com equipamentos sofisticados, alguns só existentes, naquela época, em empresas multinacionais com acesso á transferência direta de tecnologia do exterior, como foi o caso da eletroerosão, então pouco conhecida no nosso país.

Em 1978 a Asbrasil, com a cooperação da maior indústria do ramo, a Valmont Industries, norte americana, fundou a Valmatic Irrigação Ltda., especialmente destinada á produção e distribuição de sistemas Pivot Central. Poucos meses depois foram entregues ao mercado as primeiras unidades. Em 1985 a Asbrasil adquiriu a subsidiária da Valmont no Brasil assumindo desta forma o controle total da Valmatic e ficando com o direito de uso da tecnologia da Pivot Central.

No negócio da estamparia o domínio da tecnologia e a qualidade ampliaram as possibilidades da linha, permitindo que, a partir de 1980, fosse iniciado o processo de estampagem convencional também para terceiros, aproveitando a imagem da empresa no mercado de precisão. Isso possibilitou reduzir a ociosidade parcial da estamparia convencional, indispensável á irrigação. Além disso, com o desenvolvimento de peças em ambas as tecnologias, a empresa teve condições de iniciar a produção de pequenos conjuntos.

Em 1984, instala-se uma prensa de corte fino de 400 tons. Durante 1988 e 1989, entram em operação mais três prensas de corte fino de 250 tons, todas elas construídas pela Asbrasil.

O crescimento ocorrido nos negócios da Estamparia de Irrigação ao longo dos anos bem como a perspectiva futura levou a direção da Asbrasil em 1987 a decidir pela separação dos dois ramos de atividade em unidades de negócios distintas, visando atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com