TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: EVIDÊNCIAS DA APLICAÇÃO DAS TEORIAS EM UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Exames: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: EVIDÊNCIAS DA APLICAÇÃO DAS TEORIAS EM UM ESTUDO DAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NA EMPRESA DE PEQUENO PORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 13

2 Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Analise.

2.1 Teoria da Administração Científica

2.1.1 Fundamentos da teoria

Administração científica, também conhecida como Taylorismo, foi criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX. O nome se dá, segundo Chiavenato (2011) á tentativa de aplicar métodos científicos aos problemas da Administração com o intuito de aumentar a eficiência na produção industrial.

Os estudos de Taylor, naquele período, segundo Chiavenato, revolucionou o pensamento administrativo na época. O principal objetivo na época era aumentar a produção e diminuir os desperdícios

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.

Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário. Era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa.

Seu trabalho pode ser dividido em dois períodos: no primeiro período, qi na época da publicação do seu livro, de 1903, “Administração de Oficinas”, Taylor realizou os seus estudos sobre racionalização do trabalho por meio do Estudo de tempos e Movimentos. Chiavenato (2011), conta que, “Taylor começou por baixo, junto com operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.” A partir de suas informações, Taylor concluiu que operários produtivos que ganham o mesmo salário de operários menos produtivos, esses funcionários, os mais produtivos passariam a se acomodar, passando a produzir menos do que a sua capacidade, foi então que sugeriu a criação do pagamento de salários a partir de quem produz mais ganha melhor.

Em seu livro, Chiavenato (2011) apresenta as seguintes ideias sobre a administração: “que o objetivo Administração é o pagamento de melhores salários e a diminuição os custos por unidade de produção para se chegar a este objetivo, é preciso a aplicação de métodos científicos de pesquisa para se formular a padronização da operações industriais. Para isso, a seleção de funcionários eram selecionados e colocado em seus postos com condições de trabalho adequadas para que suas metas fossem cumpridas.

O segundo período de Taylor, corresponde à definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa. Em 1911, Taylor apresenta em seu segundo livro “Principles of Scientific Management”, os princípios fundamentais da Administração Científica. Segundo Chiavenato (2011) são eles:

Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Com a aplicação destes princípios, conseguiu atingir alguns objetivos e identificar novas situações importantes para o processo de desenvolvimento da Administração. A cooperação dos operários foi obtida com planos de incentivos salariais e prêmios de produção. Os gestores da época pensavam que o salário era a única motivação do trabalhador (homo economicus).

O desenho de cargos e tarefas mostrou o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção, a padronização e as condições de trabalho que asseguravam a eficiência. Verificou-se, também, que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o superior continuasse trabalhando como antes.

Entre as vantagens dos estudos dos tempos e movimentos estão, podemos citar eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis, racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho, facilita o treinamento e melhora a eficiência e rendimento

Coelho (2010) cita que as principais críticas a administração científica de Taylor podemos citar que para os críticos a AC transformou o homem em uma máquina. O operário é tratado como apenas uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas; a padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho; a superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo; a administração científica não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A análise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção, ou seja, o trabalhador é tratado como uma máquina. A administração científica indica uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma necessita de comprovação científica e teve sua formulação baseada no conhecimento empírico, ela também se restringe apenas aos jeitos formais da organização não abrangendo por exemplo o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais; e também aborda da organização como um sistema fechado sem considerar as influências externas.

2.1.2 IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DE BENS OU SERVIÇOS

A obra de Taylor é a base da administração quando o empirismo dá lugar a ciência. Taylor é a racionalização do trabalho, a diferença é que Taylor focava no "operário" e hoje em dia o foco é nos meios de produção.

2.1.3 Análise e sugestões de melhorias

2.2 Teoria Neoclássica

2.1.1 Fundamentos da teoria

Segundo CHIAVENATO (2011), a Teoria Neoclássica tem cinco principais características.

A primeira característica é um foco na prática da administração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com