TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito linguistico

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do livro Preconceito Linguístico: Mito 2

Brasileiro não sabe português/ Só em Portugal se fala bem português

Nesse mito podemos ver que é bem colocado o julgamento errôneo que as pessoas têm de achar que apenas em Portugal o português falado é correto. Como é dito no livro, se deve a colonização portuguesa de fato, já que nos baseamos principalmente na gramática européia para compararmos qual língua seria a mais correta. Portanto a questão é que não existe uma língua correta, apenas o padrão culto da língua de cada país. Ate porque, em lugares diferentes, a língua é expressa de varias formas, cada região tem sua cultura, gírias, dialetos.

Devido a isso acaba sendo equivocada a afirmação de que o português do Brasil é uma língua menos rica, isso acontece porque fomos colonizados por Portugal, um pais mais antigo, mais civilizado e pelo fato do Brasil não ter uma raça pura e sim uma mistura de duas raças considerada negativas no caso a negra e a indígena em comparação à europeia. A forma culta da língua é claro que é muito importante, mas se ela não é falada não tem nada de errado também, geralmente a fala e completamente diferente da norma culta. No Brasil, por exemplo, cada região tem seu modo de falar, temos uma variação lingüística diferenciada e muitos sotaques diferentes, mas existe uma escrita oficial que nela se baseiam, acreditando nisso a própria escola acaba se tornando um ambiente de exclusão, pois lá é preciso que todos aprendam e saibam a gramática, de certa forma tem um preconceito, desrespeitam as pessoas que não dominam a língua, são considerados analfabetos, pobres ou mesmo moradores da zona rural, desprestigiados socialmente, pessoas por pronunciar palavras de forma que entendemos que estão erradas, de acordo com as normas. Estas pessoas dificilmente terão uma aceitação perante o convívio com a sociedade considerada escolarizada e este é um mau que a sociedade deve quebrar porque quanto à língua como à escrita, já que a lingüística trata a língua como um todo e a parte escrita é uma parte desta língua, não menos importante, mas uma parte apenas. No entanto, a sua importância é notória no que diz respeito ao conhecimento e crescimento individual e social de toda uma sociedade. Enfim, sabendo a diferença entre fala e língua porque há uma diferença também, tanto uma como outra são importantes para o desenvolvimento de toda uma sociedade.

Portanto se existe uma variação linguística dentro do próprio país, como que não vai existir uma diferença entre os dois países, o que acontece que o nosso português é bem diferente do que é falado em Portugal. Hoje em dia já temos uma gramatica que tem regras de funcionamento que esta cada vez mais diferente do de Portugal, por isso os linguistas preferem usar o termo “Português Brasileiro” por ser bem diferenciado.

Comentário:

O autor faz uma longa análise levando em conta a história desses dois países e desmistifica mais esse preconceito. O livro, Preconceito Linguístico, é uma excelente escolha para quem quer entender um pouco mais sobre linguagem e as modificações da língua portuguesa, A língua portuguesa é um traço cultural comum a todos que falam, seja brasileiro, português ou componente de outras nações que tem esta língua como idioma oficial. Porém existem nessa língua inúmeras variações que muitas vezes é vista de forma preconceituosa por muitas pessoas. O autor quer mostrar que existe um grande preconceito ainda com relação à língua portuguesa e aqueles que a falam, principalmente por parte de gramáticos tradicionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com