TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pretende-se, com esta abordagem teórico-reflexiva sobre

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 14

Referencias

http://www.ppgenf.ufpr.br/Disserta%C3%A7%C3%A3oSolangeRothbarth.pdf

http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-auditoria-interna-como-instrumento-de-controle-administrativo-e-gestao/61380/

http://www.imlsvo.info/municipiosemsvo.pdf

http://www.unimedbelem.com.br/Unimed_GuiadeBolso_105x148mm2.pdf

http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/aula_SINAIS.pdf

http://www.institutodatario.com.br/documental/ccrp.pdf

 introdução

Pretende-se, com esta abordagem teórico-reflexiva sobre

DESAFIO PROFISSIONAL O hospital particular “Vida Saudável”, no qual você trabalha como gestor hospitalar, está se estruturando para obter a acreditação hospitalar. Esse processo de estruturação é coordenado pelo departamento da qualidade, que promove uma série de eventos, bem como define um cronograma de atividades, em que se espera que a obtenção da acreditação ocorra em, no máximo, dois anos a partir do seu início. Por meio de seu coordenador, o departamento de qualidade informa ao diretor técnico do hospital que existe uma série de problemas em relação à participação e comprometimento do corpo clínico nesse processo. No relatório preliminar, relata que há dificuldades em relação à participação dos médicos nos treinamentos propostos, e não há adesão em seguir ou desenvolver protocolos necessários para atendimento e procedimentos aos pacientes, os quais se fazem necessários à acreditação. Por conta desse quadro, corre-se o risco de o hospital não obter a tão almejada acreditação. Em face das condições expostas pelo coordenador do departamento de qualidade, o diretor técnico do hospital reúne-se com o corpo clínico, informa o que está ocorrendo e define que a auditoria médica coordenará a participação dos médicos no processo. Para construir o seu Desafio Profissional, será necessário seguir os seguintes passos.

Acreditação se trata da certificação de qualidade voltadas exclusivamente para a área hospitalar.  De acordo com padrões definidos pelas instituições hospitalares, atribuem o método de avaliação de rotina e reservado dos recursos, não é uma forma de monitoramento, mas sim uma ferramenta de aplicação da educação continua.

Pode também ser definida como um importante método de gestão, visando o entendimento estratégico, assim como o uso racional da matéria-prima, conquistando a otimização nos resultados finais. O sucesso do programa baseando nas diretrizes da organização nacional da acreditação, dependem da criação de um sistema de informação e documentação clara e abrangente, e  devem ser trabalhados de forma permanente, que atinja a todo o corpo de profissionais, e que aproxime as metas e objetivos de todos os envolvidos. Deve se ressaltar também que para garantir o alcance das metas, um processo formalizado de analise critica dos sinais de melhorias relacionadas ao histórico recente.

O programa não contempla a analise impar  de uma atividade ou setor, é sim sua complexidade em ações de assistência a saúde relacionadas a instituição em geral. O conjunto de todas essas características . A averiguação da estruturação das instituições para definir se as exigências estão sendo atendida, pode se dar por meio da apuração na dos processos e das ações, sendo de tal forma interligadas, que se um cmponente sofrer alteração afetara todo o conjunto. Os princípios dos métodos também são destinados ao conforto e qualidade nos serviços prestados aos pacientes, trazendo mais segurança e promovendo satisfação tanto aos pacientes quanto aos colaboradores. Essas metas são conquistadas por meio de mudanças internas e postura adquirida, trazendo assim o empenho dos envolvidos para alcançar mudanças necessárias para o crescimentos nas ações desenvolvidas. Um dos grandes desafios para a implantação da acreditação está na desmotivação e desconfiança de alguns colaboradores, que se sentem muitas vezes incomodados com o novo, nesse caso a gestão deve intervir com a implantação de métodos de educação adequadas a pretensão do crescimento do conhecimento voltado as ações já existente no hospital somado a educação permanente. Dessa forma os profissionais teram maior interesse nas discrepâncias e execução dos manuais de auxilio a padronização da acreditação. Construir uma analise critica e rica em informações é um outro passo para o sucesso, essas informaçes devem ser compartilhadas em todos o ssetores para que haja equilíbrio entre os objetivos das diversas áreas, lembrando a importância da implantação de ferramentas administrativas para corrigir possíveis problemas que reduzem a possibilidade de alcançar objetivos.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditacao_hospitalar.pdf

http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-auditoria-interna-como-instrumento-de-controle-administrativo-e-gestao/61380/

∙ Analisar a situação exposta e definir quais ações deve ser implantadas nesta instituição;

Em primeiro momento é analisado que as ações necessárias para o desenvolvimento do processo de acreditação não está sendo totalmente entendido e praticado pelo corpo de médicos , e essa não conformidade atrapalha  o cumprimento dos requisitos exigidos  pela aquisição do certificado de acreditação. Tendo isso em vista, a gestão intervém  para mudar esse quadro, não medindo esforços, para que o processo  de avaliação da organização e documentação atenda a demanda da Organização Naconal de Acreditação.  O  requisito de uma instituição que deseja o titulo de acreditável se define em expectativas do desempenho organizacional, bem como a estrutura e os processos para melhorar a qualidade nos serviços prestados.

A auditoria com o papel de delegar essas tarefas estabelece critérios  que devem ser seguidos. Essas tarefas são revisadas periodicamente afim de garantir que os padrões sempre sejam refletidos nas praticas de rotina, pois para a obtenção do certificado de acreditação o hospital devera mostrar conformidade com as normas estabelecidas.

E necessário que haja um entendimento em torno dessas normas, através         de graus de satisfação ou complexidade. Quando isso não acontece, as orientações devem ser mais uma vez colacada aos colaboradores. A equipe deve instruir os profissionais sobre itens essencas para o desenvolvimento da padronização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (260.1 Kb)   docx (306.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com