TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese Reflexiva Entre A Historia Do Livro As Tranças De Bintou E O Texto Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem

Artigos Científicos: Sintese Reflexiva Entre A Historia Do Livro As Tranças De Bintou E O Texto Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho é fazer uma síntese reflexiva entre a história do livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”, abordando seus aspectos teóricos, valorizando a metodologia do texto na construção de valores que visam o crescimento e aceitação do ser humano na sua integralidade, sem a roupagem de conceitos sociais que diminuam o sentimento de igualdade e liberdade que se busca preservar.

“As tranças de Bintou” descreve conflitos de uma criança negra, cujo único penteado usado são quatro birotes, sendo que o seu maior desejo era ter tranças. As dúvidas de Bintou expõem uma questão relevante a respeito da sociedade atual, o repassar as normas e regras sem uma explicação.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas.

Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes.

É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

SÍNTESE REFLEXIVA

O texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A história fala sobre angústias que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. Em nenhum momento é dito no texto o local onde passa a história, porém, há lacunas que nos levam a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África.

A história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.

Remete à reflexão pelo fato de que em alguns locais, como há história, as crianças devem obediência aos costumes culturais, enquanto em outros, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências de moda.

Nesse contexto, trabalhar o referido texto na escola permite abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, trabalhar as diferenças, utilização de pinturas/cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Trabalhar a história de Bintou nas diferentes áreas possibilita também, manter o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados principalmente em turmas que tenham alunos com necessidades especiais; o que requer além do amor e talento, esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.

E é isso que o texto Uma abordagem integrada da aprendizagem, Harlan. JP. Rivkin, S.M, apresenta, ou seja, que a aprendizagem deve se interdisciplinar, os alunos precisam de uma variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem.

É preciso ter a consciência que as disciplinas ciências, matemática, linguagem e literatura, música e arte formam elos e como futuros educadores é importante perceber a conexão entre os conceitos. O professor precisa planejar antes a aplicação das atividades sempre de maneira ordenada e para que as crianças possam estabelecer conexões entre os conceitos aprendidos nas atividades propostas.

Para Souza (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [...]”.

A partir dessas reflexões propõe algumas atividades nas áreas

Atividade 1 - Natureza e Sociedade

Conteúdo:

• Trabalhar as diferenças culturais;

• Valorização de outras culturas.

Objetivos:

• Conscientizar a criança que existem várias culturas diferentes da sua, e que todas devem ser respeitas.

• Valorizar cultura afro e também outras culturas, reconhecendo sua presença de forma positiva como um todo na sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião, música e dança, e também falar das paisagens e animais existentes no texto.

Metodologia:

• Roda de conversa;

• Leitura da história “As tranças de Bintou”

• Questionamentos sobre preconceito para saber se eles sofrem ou já sofreram algum tipo de preconceito e também se já tiveram contato com algum animalzinho que aparece na história.

• Deixá-los à vontade para fazerem perguntas.

Avaliação da atividade:

• Acontece de forma contínua, no desenvolvimento da atividade, prestando atenção na participação e no interesse das crianças. Avaliar se as crianças construíram conhecimentos e respeito relacionados com as diversidades existentes ao nosso redor.

Atividade 2 - Matemática

Conteúdo:

• Formas geométricas.

Objetivos:

• Desenvolver na criança noção de formas;

• Ensinar a somar e subtrair utilizando elementos especificados no texto e também trabalhar as formas geométricas.

Metodologia:

• pedir para que desenhem as figuras geométricas presentes no texto;

Avaliação da atividade:

• Acontece de forma contínua, no desenvolvimento da atividade, prestando atenção na participação e no interesse das crianças.

Atividade 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com