TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principíos da Admnistração Publica

Por:   •  20/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

3.1 – Legalidade

Legalidade é a lei formal elaborada pelo Poder legislativo  que compõe regrar as condutas dentro de uma sociedade.

É um principio do Direito Administrativo, atribuído na C.F/88, de acordo com o Art. 37:

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

Entretanto, na Legalidade encontramos dois vieses: um para o cidadão e outro para a Administração Publica.

De modo geral, a Legalidade está expressa no seguinte Artigo da C.F/88:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Sendo assim, entende-se que para o cidadão, a Legalidade tem sentido diferente ao que a Administração Publica. Dizemos que, ao particular, se não é proibido, é permitido. Ele tem certa autonomia. Enquanto que para a Administração Publica, seus atos só poderão ser praticados se autorizados por lei.

Assim, a Gestão Publica está firmada no Direito Administrativo que por sua vez, é constituído por Princípios.

3.8 – Princípios da Administração Publica

Primeiramente é importante saber o que vem a ser Princípios.

Segundo o escritor Celso Antonio Bandeira de Melo, Princípio: “É o mandamento nuclear de um sistema; o alicerce que erradia sobre todas as normas”.

Ou seja, se um princípio for violado todo o sistema desmorona.

Para a Administração Publica existem cinco princípios básicos que regem os atos de seus administradores ao  qual devem obedecer, são eles: Principio da Legalidade, da Impessoalidade, da Moralidade, da Publicidade e da Eficiência.

        Dizer que a Administração Publica precisa obedecer ao principio da Legalidade, significa dizer que ela deve somente fazer o que está ordenado em lei. Diferente das outras esferas, o Direito Administrativo que embasa os princípios da Gestão Publica, define que os atos administrativos devem ser de acordo com as permissões em lei, enquanto outras esferas do Direito, diz o que não é proibido por lei.

Como leciona Hely Lopes Meirelles: “a legalidade, como princípio de administração, significa que o administrador público está, em toda sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso”.

O Princípio da Impessoalidade está ligado a vários desdobramentos, porém, há três aspectos em que ele se baseia:

- Igualdade e isonomia – tem a ver com o comportamento dirigido a quaisquer individuo envolvido no atendimento administrativo publico, ou seja, não se pode agir de forma discriminatória;

- Vedação de proveito pessoal – não se pode usar de instrumentos públicos em prol de promoção pessoal; caso contrario, se caracterizará em desvio de finalidade ou desvio de poder;

- Interesse publico – todos os atos devem estar condizentes com o interesse da coletividade. Em prol da cidadania e participação coletiva.

Principio da Moralidade tem a ver com a honestidade nos atos administrativos. Com a conduta ética relacionado aos princípios éticos-filosoficos que regem as democracias modernas e que se aplicam seja, de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, seja em referencia Às ações de grupos ou pessoas determinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com