TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro inter

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 7



  1. Introdução

Este trabalho irá abordar como o Gestor Financeiro pode contribuir para a reponsabilidade social e ambiental perante a sociedade. A sociedade está mais presente na vida das organizações e estão mais preocupadas com a proteção do meio ambiente, fazendo com que as empresas sejam mais transparentes éticas e comprometidas com o futuro.

A omissão desses fatores relevantes na gestão empresarial são levadas a sério pela sociedade e pode ser crucial, pois a sociedade está mais atenta às mudanças exigidas pela sustentabilidade e essas mudanças acontecem em um curto espaço de tempo.

Um aspecto a ser considerado é que a sociedade tem a capacidade espontânea e formalizar opiniões e resultam nas mais diversas manifestações e exige das organizações um retorno positivo, pois depositam confiança nas empresas socialmente responsáveis.


  1. Como funciona a Reciclagem de co- produtos?

Os co- produtos são materiais que resultam do processo de produção da matéria prima e podem  representar uma alternativa de matéria prima sustentável. Um exemplo de fabricação de matéria-prima muito utilizado na construção civil é o aço e, um de seus co- produtos podemos citar o Agregado Siderúrgico  de Aciaria.

O Agregado Siderúrgico de Aciaria é gerado no processo de produção e refino do aço sendo composto de óxido de cálcio, ferro, magnésio, alumínio, fósforo, manganês e enxofre que após beneficiado são utilizados como agregado em estradas, pavimentações, fundições, lastros ferroviários e entre outras.

Em uma usina siderúrgica os co-produtos podem contribuir de 30% a 50%  nos custos em relação aos materiais tradicionais  reduzindo assim  o consumo  de recursos naturais  e a emissão de gás carbônico.

A utilização e aproveitamento dos co-produtos geram inúmeros benefícios para empresa e para o meio ambiente, fazendo com que maximize a reutilização interna e amplia a comercialização evitando que esses tipos de resíduos fiquem em aterros reduzindo CO2  e preservando os recursos naturais não renováveis.

  1. A inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional.

O foco das empresas na atualidade voltado para as comunidades carentes são as ações de responsabilidade social com atenção para a educação. As empresas visam contribuir para que as crianças e jovens sejam asseguradas o direito da educação básica de qualidade, fazendo com que consigam uma qualificação para o primeiro emprego.

Existem várias empresas que desenvolvem projetos sociais voltados a atender as demandas das comunidades favorecendo o desenvolvimento comunitário e fornecem meios para que as pessoas beneficiadas sejam agentes da própria mudança.

Geralmente as iniciativas são realizadas em parcerias com outras organizações representativas da sociedade juntamente com a ajuda de trabalhos voluntários, sejam eles de colaboradores das empresas ou de outras pessoas que querem ser voluntários.

As empresas buscam exercer um papel de agente transformador atuando na melhoria da educação e da qualidade além de incentivar as comunidades carentes a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

  1. Modelos de Cooperativas existentes no Brasil.

O cooperativismo tem sua origem na Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra no século 18, onde os baixos salários e a longa jornada de trabalho trouxeram dificuldades socioeconômicas para a população. Diante desta situação os operários criaram uma associação onde regras, normas e princípios próprios seriam praticados com o objetivo de respeitar os valores humanos.

Em 1844 na Inglaterra surgiu a primeira cooperativa do mundo conhecida como Probos de Rochdale. Criaram princípios morais e de conduta que são consideradas até hoje a base do cooperativismo. Após 4 anos já existiam 140 membros e depois de 12 anos chegou a 3.450  sócios.

No Brasil existem cooperativas em 13 setores da economia. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no país e estabelece a divisão em ramos levando em conta as diferentes áreas em que o movimento atua.

Esta divisão facilita a organização e podemos citar os 13 setores em:

- Agropecuária: Englobam produtores rurais, agropastoris e de pesca, são um dos mais tradicionais ramos do cooperativismo. São caracterizados pela comercialização e recebimento da produção conjunta, armazenamento e industrialização.

- Consumo: São cooperativas que buscam abastecer seus cooperados fazendo compras em comum. Dessa forma, conseguem tornar o preço mais baixo e manter a qualidade do produto. Subdividem em abertas e fechadas, as fechadas admitem os cooperados apenas as que são ligadas a uma cooperativa e as abertas são as que admitem qualquer pessoa que queiram se associar.

- Crédito: São associações que por meio de ajuda mútua buscam uma melhor administrar seus recursos        financeiros. Costumam atuar em instituições financeiras e são regulamentados pelo Banco Central e atuam no credito rural e urbano.

- Educacional: Geralmente são formadas por professores atuando como profissionais autônomos prestando serviços educacionais objetivando  a união do ensino de boa qualidade a preço justo. O papel da cooperativa é ser mantenedora  da escola e que funcione  de acordo com a legislação, ser administrada  por especialistas e orientados por um conselho pedagógico.

- Especial: São cooperativas constituídas por pessoas que precisam ser tuteladas ou que se encontra em situações de desvantagens, ou seja, ajudam as pessoas a se inserir no mercado de trabalho. O estatuto da cooperativa social pode prever categorias de sócios voluntários que prestam serviços gratuitamente e que não se caracterizem como pessoa em desvantagem. Ajudam também os deficientes inserindo-os na sociedade e no mercado de trabalho se igualando na medida do possível nas mesmas condições de qualquer outra pessoa.

- Habitacional: Seus associados contribuem com um valor mensal para ter acesso a um determinado tipo de imóvel. Esse tipo de cooperativa é destinado à construção, manutenção e administração de conjuntos habitacionais.

- Infra- Estrutura: São cooperativas prestadoras de serviços essenciais como energia, saneamento, segurança, limpeza pública, telefonia a seus associados.

- Mineral: Tem por finalidade a de pesquisar, extrair, lavrar, comercializar, importar e exportar produtos minerais. São cooperativas de mineradores em que os garimpeiros vêm de diversas regiões atraídas pela perspectiva de enriquecimento rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com