TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3 – PASSO 1

Probabilidade

A probabilidade surgiu por volta do século XVI com os jogos de azar, tipo cartas ou roleta. Existem dois tipos básicos: aleatória (onde não sabemos o resultado; lançamento de moeda) e a determinista (onde se sabe o resultado; furar um balão). Simplificando é dizer percentualmente quais são as chances de um evento acontecer.

A probabilidade se dá através da observação de determinado evento, realizando um experimento.

O conceito é; o evento de interesse, dividido pelas chances de ocorrer o evento. Por exemplo, ao jogar a moeda desejando “cara” = 1 o seu interesse. Mas as suas possibilidades são 2 então ½ = 0,5. Ou seja, há 50% de chance de cair “cara”.

Na administração, é utilizada para provisionar possíveis acontecimentos tirando assim o elemento surpresa.

A probabilidade não afirma que irá acontecer, mais indica uma possibilidade de ocorrência. Por exemplo, uma empresa que administra seguros de automóveis. Pessoas novas de carta, homens até determinada faixa etária pagam mais caro. Por quê?

Porque as chances de uma pessoa sem experiência no transito se envolver num acidente é maior do que uma que já tenha certa vivencia.

Como se chegou nessa conclusão? Através de levantamentos de ocorrências de transito, e fazendo uma pesquisa, onde se obteve que, de cada 10 colisões 7 foram causadas por homens até 25 anos novos de carta, então a probabilidade de que o próximo segurado dentro desse perfil se envolva num acidente é de 7/10 = 0,7 ou 70%.

Referencias

http://www.somatematica.com.br/emedio/probabilidade.php

http://estatisticageral.blogspot.com/2009/05/introducao-probabilidade.html

ETAPA 4 – PASSO 1

Correlação e regressão Linear

Correlação linear é o ato de comparar dois grupos de dados relacionando-os. Onde a alteração de uma variável promove alteração na outra.

Exemplo: quilômetro rodado versus consumo de combustível. Colocando isso num gráfico de dispersão, verá que quanto mais o carro andar maior será o seu consumo. Temos aí uma correlação linear positiva.

Na administração seu uso pode remeter á demonstrações de investimentos relacionados á faturamento, entre outros.

Mas para que a análise de uma correlação seja o mais correta possível é necessário utilizar o coeficiente de correlação linear, ou coeficiente de Pearson. De acordo com o resultado dessa equação podemos afirmar: -1 correlação negativa. 0 ausência de correlação e 1 correlação positiva forte. Essa equação é aplicada para corrigir possíveis erros de interpretação do gráfico de dispersão uma vez que podem ocorrer diferenças de escala, o que pode deixar os pontos muito juntos, ou separados demais.

Linha de Regressão

A linha de regressão é traçada para complementar a informação trazida pelo diagrama de dispersão. Essa linha poderia ser feita á olho nu, mas cada um que olhar o mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com