TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema

Por:   •  23/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Problema

No varejo alimentício, qual a melhor forma de manter uma equipe reduzindo  o turn over?

Hipótese

O investimento em prol dos colaboradores e atenção as condições e necessidades

Justificativa

A pesquisa se faz necessária, pois o turn over se apresenta como um grave problema especificamente na área varejista, se tornando uma dura realidade no mercado de trabalho, especialmente pelo perfil das novas gerações, que buscam cargos, salários, satisfação e reconhecimento pessoal nas organizações, com esse indíce em alta torna se desgastante, gera custos, além de impactar nos processos e resultados. Dessa forma a pesquisa tem como finalidade buscar caminhos que possam ser possíveis soluções para amenizar a alta rotatividade considerando tanto o fator humano como também o custo.

Objetivo Geral

Encontrar motivos que causam rotatividade de funcionários.

Objetivo específico

Identificar as principais causas de desligamentos.

Analisar índice de rotatividade.

Verificar como age a área de recursos humanos da empresa.

Introdução

Este presente estudo tem por finalidade principal o objetivo de analisar de uma forma específica as principais causas de rotatividade de pessoal na área de varejo, como reter e manter uma equipe motivada, como e onde investir, qual a influencia da liderança e quais são os principais ações a serem tomadas pelo  líder e pela da empresa e as principais necessidades do colaborador. O assunto tem sido tratado por Lacombe e Heilborn (2003) e afirmam que a sobrevivência e o progresso de uma grande empresa dependem, em grande parte, da sua capacidade de selecionar, treinar e posicionar corretamente as pessoas com potencial para atuar, no futuro, na administração superior da empresa, assumindo responsabilidades e agindo como uma equipe integrada. Esse pesquisa se fez necessária devido ao grande índice de turn over na área de varejo.

Metodologia

A investigação está fundamentada em pesquisa exploratória pois levanta se critérios, métodos e técnicas para apuração; pesquisa descritiva com estudos , análises, registro e interpretação dos fatos e pesquisa explicativa  com  teoria e reflexão do problema,   realiza se  um estudo de caso de forma bibliográfica, entrevistas  com pessoas que vivem essa experiência em alguns supermercados em Santos, envolve investigações qualitativas e quantitativas, bem como na análise documental e nos índices disponibilizada por alguns supermercados, além de pesquisas feitas por jornais, revistas e internet. De acordo com os resultados realiza se análises, e são dadas sugestões as empresas para desenvolver um trabalho de melhoria no processo de recrutamento e seleção além de incentivo e motivação aos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com