TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de freelancers

Artigo: Problemas de freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente estudo busca compreender as mudanças no modelo clássico de trabalho, sendo capaz de encontrar suas principais vantagens e desvantagens tanto para as empresas que vêm adotando esse novo modelo quanto para os trabalhadores que se lançam nesse mercado incerto, que muito depende de criatividade e organização.

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de trabalho atual.

Esse tipo de serviço está presente, principalmente, no ramo da comunicação. Pode ser vantajoso para o profissional e para a empresa que terá os serviços entregues em menor tempo e por menores preços, já que o freelancer não possui os direitos trabalhistas garantidos na Constituição para um modelo de prestação de serviços clássico.

DESENVOLVIMENTO

Questões Propostas

01. Uma organização burocrática é conjunto de processos e subprocessos organizados sob um poder central, o patrão, juntamente com o gerente, que é responsável pela supervisão e aprimoramento dos serviços dentro da empresa. No entanto, os trabalhadores do modelo flexível, apresentados como freelancers, possuem suas próprias organizações do tempo e do serviço, podendo trabalhar em vários projetos simultaneamente, e sob seu próprio comando.

02. O Google pode ser entendido como uma empresa que subdivide seus trabalhos em pequenas empresas (Intra-empreendedores – Empresas dentro da empresa). É necessária uma grande capacidade para trabalhar em grupo, pois a liderança dos projetos pode estar nas mãos de qualquer pessoa, independente do seu nível hierárquico. Além disso, os trabalhadores (de qualquer parte do mundo) estão altamente conectados entre si, através de um sistema interno de comunicações, a empresa defende que isso estimula a criatividade e diminui o estresse, o que levaria a um baixo rendimento. Segundo o co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, assim como no Google, os funcionários devem estar bem conectados para que as informações cheguem ao conhecimento de todos dentro da empresa. Todos os dias os funcionários devem produzir um valor real para a organização e para isso investe na motivação, no lazer e na “hierarquia frouxa”, que motiva os funcionários a apresentar propostas a superiores. Numa empresa de gestão clássica é difícil esse tipo de contato, entre os funcionários de baixo posto com os do mais alto escalão, as regras são seguidas e cada um tem a sua função estabelecida, ou seja, existe uma alta hierarquia dentro das empresas. Além disso, o tempo dos trabalhadores é rigidamente controlado, não se pode haver desperdícios. Enquanto empresas flexíveis investem em áreas de lazer e determinam até 30% da carga horária do trabalhador a atividades de lazer e buscas de interesse pessoal. O próprio Orkut, famosa rede social antes da criação do Facebook, foi criado a partir do tempo livre de um funcionário do Google.

03. Os argumentos apresentados nas letras “a”, “b” e “c” recorrem a dados quantitativos sobre o assunto apresentado, buscando persuadir o leitor através dos resultados obtidos pelas empresas e pessoas que se dedicaram ao modelo do freelancers. Já os argumentos colocados nas letras “d” e “e” são chamados argumentos de autoridade, pois para reforçar a opinião sobre os resultados do freelancers foram empregadas falas de pessoas que conhecem bem sobre o assunto, podendo ser consideradas autoridades nele. Dessa forma, os resultados deixam de ser apenas quantitativos e passam a ser também qualitativos.

04. Vantagens:

a) Decidir quanto quer ganhar – O profissional tem a liberdade de formar seu preço e oferecer para o mercado um serviço justamente remunerado.

b) Decidir os locais e os horários do serviço – O profissional pode escolher os horários e locais em que vai obter maiores resultados, é importante lembra que esse tipo de profissional recebe apenas pelo que trabalho, portanto, seus horários devem ser organizados para que ganhe ao menos o que ganharia no trabalho fixo.

c) Fazer o que gosta – Ao trabalhar por conta próprio ninguém irá optar por aquilo que não gosta, o emprego flexível oferece, também, essa oportunidade, escolher o que tem mais afinidade, habilidade e competência.

d) Ser o seu próprio chefe – Esse seja talvez um dos principais motivos para alguém que opta por ser um freelancer. A grande hierarquia dentro de uma empresa causa stress e pouca oportunidade de crescimento. Assim, os trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com