TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas na organização - Operadoras de saúde

Por:   •  5/4/2015  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Operadora de saúde

1º Problema detectado – Organização Estrutural

A empresa não conta com uma estrutura orgânica, com uma gestão participativa ligada a uma forma de trabalho de tempos e movimentos, característica da escola cientifica da administração criada por Taylor, e onde existe uma grande valorização do empregado e aperfeiçoamento de processos.

        No setor - Revisão de Contas Médicas, o qual sofre diretamente o impacto da ineficiência, existe a falta de comunicação e de padronização.

  Devo ressaltar a importância da criação de um projeto, o qual iria diminuir a incidência de erros decorrentes ao inserir informações contratuais no sistema utilizado para a análise do faturamento os quais impactam na produtividade do setor e na excelência do trabalho, acarretando no desperdício de tempo de analise, mão de obra e de material utilizado e principalmente no aumento da insatisfação por parte dos credenciados, os quais muitas vezes solicitam o descredenciamento à Rede devido à falta de capacidade resolutiva dos colaboradores da operadora.

2º Problema detectado – Resistência dos Colaboradores

 Resistência por parte dos colaboradores da organização, quanto às mudanças propostas para uma nova estrutura e cultura organizacional da empresa. São colaboradores acostumados a fazer tudo da mesma forma, e muitas vezes não concordam com mudanças. A mudança na empresa implica em mudança cultural, é quando os colaboradores demonstraram certa resistência, argumentando que sempre foi assim e que por mais que implantasse uma nova célula para cuidados com contrato, os erros iriam continuar, além de trazer mais gastos com mão de obra especializada.

3º Problema detectado - A empresa tem uma estrutura hierarquizada, lembrando a Escola Clássica, desta forma, a diretoria não dá muita abertura para ideias e propostas de seus colaboradores, de modo que a tomada de decisões é feita muitas vezes sem uma consulta prévia de quem realmente utiliza o sistema e sofre os impactos das inadequações.

          Não existe até o momento uma estratégia por parte da liderança a fim de resolver esses problemas, criados pela falta de treinamento e de orientação efetiva ao prestador, de modo que seria preciso revisar erros na negociação inserida em sistema e realizar reuniões com prestadores a fim de renegociar contratos de forma mais padronizada e adequada ao sistema.

4º Problema Detectado - Falta de treinamento especifico e especializado

Implantação de treinamentos mais efetivos, a fim de corrigir aspectos relevantes de erros nas etapas de analise do faturamento até a conclusão.

Com a venda da Amil, para uma empresa norte-americana, foram percebidos acontecimentos relevantes, ligados à quebra da cultura organizacional e a perda da estrutura inicial utilizada. Após essa a compra no intuito de cortar gastos, ocorreu o desligamento de antigos gerentes e supervisores que possuíam salários mais altos, o fechamento de setores inteiros, os quais foram centralizados apenas em grandes capitais onde a empresa atua, colaboradores capacitados foram desligados e outros, remanejados. Desde então o setor vem enfrentando problemas como, a falta de comunicação entre células, a não padronização dos processos e o despreparo por parte de alguns novos supervisores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com