TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo: administração da ação empresarial

Trabalho acadêmico: Processo Administrativo: administração da ação empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

Tema I: Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional;

Tema II Processo Administrativo: planejamento;

Tema III Processo Administrativo: organização;

Tema IV Processo Administrativos: direção;

Tema V Processo Administrativo: controle;

Tema VI Processo Administrativo: administração da ação empresarial;

1. Introdução:

As Organizações são formadas por indivíduos que buscam alcançar objetivos que em ação individual e isolada não conseguiriam alcançar. A cooperação entre essas pessoas é essencial para a existência da organização.

Nem sempre as pessoas sabem o que fazer no seu ambiente de trabalho. As empresas motivadas apresentam uma enorme aptidão para o desenvolvimento que é o potencial para aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos, modificar atitudes/comportamentos e liberar sua criatividade.

Em uma Empresa devem ser usadas técnicas com finalidade de obter informações sobre o comportamento profissional do funcionário, face ao posto de trabalho que ocupa na empresa.

Veremos mais adiante neste trabalho que toda organização tem um conceito dinâmico, pois os empregados estão sendo continuamente avaliados, se formal ou informalmente, nas organizações. Pra isso veremos que as organizações precisam atrair,manter e desenvolver talentos humanos dentro de uma empresa como um todo.

2. Desenvolvimento

Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional;

EMPRESA

É a organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.

Uma empresa é basicamente, uma estrutura relacional humana e não deve ser confundida com seus ativos, sejam quais forem; é gestão de relações organizacionais entre pessoas, definindo-as e permitindo seu gerenciamento. As empresas em geral se articulam em áreas como: finanças (contabilidade), Marketing, produção e operações (funções técnicas), e gestão de pessoas (recursos humanos).

ADMINISTRADOR Um administrador tem a função de dirigir as organizações, através das pessoas, para que alcance seus resultados de forma eficiente, e eficaz com responsabilidade social e ambiental. Envolve a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragem e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização tais como: pesquisas, estudos, analises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração em geral. A função do administrador é: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.

AMBIENTE EMPRESARIAL O ambiente de uma organização é composto por forças e instituições externas a ela, que pode afetar o seu desempenho.

O ambiente normalmente inclui fornecedores, clientes, concorrentes, sindicatos, organismos governamentais regulamentares e grupos de interesses empeçam. O AMBIENTE DE CADA ORGANIZAÇÃO é diferente. Em qualquer momento, o seu caráter preciso depende do “nicho” que a gama de produtos ou serviços que oferece e os mercados a que atende.

ESTRATEGIA EMPRESARIAL A formulação e implementação de estratégias empresarias é um processo de gestão visando à tomada de decisão a média e longo prazo, envolvendo decisões relativas à definição de negócios (produtos,serviços,clientes,alvos,posicionamento,etc.)objetivos especialmente,os fatores críticos de sucesso.A estas decisões,pelo seu caráter duradouro e pelo que representa no relacionamento futuro da empresa com o seu meio ambiente,atribui-se o caráter de decisões estratégicas .Precedem e condicionam as decisões operacionais,visando obter o maior retorno possível através da satisfação dos clientes.

Tal processo basicamente envolve: o nível de definição da missão visão dos valores da empresa; o nível de identificação de ameaças e oportunidades que o ambiente externo pode trazer à empresa,no presente ou no futuro;no nível de identificação dos fatores críticos de sucesso que servirá para a empresa avaliar seus postos fortes e fracos;no nível de identificação dos pontos forte e fracos que a empresa possui, em relação aos seus ativos tangíveis e intangíveis.

Processo Administrativo: planejamento;

O Planejamento estratégico é um conjunto de opiniões que comprometer toda a organização por longos tempos e é constituído no grau mais elevado da coordenação;

O Planejamento Tático tem como objetivo adotar decisões e eleger entre alternativas a que administra as ações em direção a um objetivo definitivo;

Para Roberto Shinyashiki, conseguimos desenvolvimento profissional e econômico reconhecido sem nos depararmos com a queda, observando bem as coisas e estabelecimentos ao nosso redor para que possamos perceber em que precisamos investir com melhorias e como fazer essas melhorias, pois foi assim que muitos conseguiram criar seus próprios empreendimentos com grande desenvolvimento e potencial;

Para Paulo Barreto dos santos, o desenvolvimento depende muito dos estudos do aperfeiçoamento profissional e intelectual e que deus é o responsável pelos desempenhos de cada um, pois ele ajuda a quem sedo madruga, muitos ainda continuam trabalham com técnicas passadas e não estão conseguindo se adaptarem com a globalização, pois deixam a desejar quando o assunto é novas técnicas de aperfeiçoamento.

Processo Administrativo: organização

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com