TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo: as funções administrativas da teoria á prática

Projeto de pesquisa: Processo Administrativo: as funções administrativas da teoria á prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Processos Gerencias

2º SEMESTRE

CAROLINE ALVES RA

JOSIANE NERO RA

MICHEL RA

MIRIAM NUNES RA

PAULA ELESSANDRA L OLIVEIRA RA 6301189693

PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

DA TEORIA Á PRÁTICA

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR EAD: LINCOL

TUTOR PRESENCIAL: ROSIMERI SOUZA

TUTORA A DISTÃNCIA: BRUNA BARASSA

PORTO ALEGRE/RS

2012

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO

2.2 ORGANIZAÇÃO

2.3 DIREÇÃO

2.4 CONTROLE

3.0 PLANO DE AÇÃO

Processo Administrativo: as funções administrativas da teoria á prática

Introdução

Através de pesquisa baseada em materiais do curso de processos gerenciais e pesquisa de campo , apresentaremos a seguir um projeto de caráter social voltado para arrecadação de gêneros de primeira necessidade para uma entidade filantrópica de saúde situada na zona sul de Porto Alegre. O objetivo principal é a criação de uma conscientização atuante na sociedade, sempre pensando nas melhores formas de arrecadação, armazenamento e distribuição, de recursos de forma ética e responsável. Dentro deste conceito, buscaremos compreender as ferramentas da administração moderna e sua eficiência dentro de qualquer contexto onde é necessário organização para gerar resultados.

2.0 Desenvolvimento

2.1 Conceituação de Planejamento

O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetado a longo prazo e encontra-se voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefas envolvendo a empresa como um todo. O autor Roberto Shinyashiki entende que este longo prazo é de extrema necessidade para o sucesso, pois temos que ter visão do futuro para garantirmos o sucesso em qualquer área de nossa vida. O planejamento intermediário é defendido pelo autor Idalberto Chiavenato como tático para realização do longo prazo, execução levando ao nível de planejamento operacional onde se põe em prática tudo que se planejou do inicio ao fim até o total sucesso do que foi planejado para a empresa em questão. Quando existe um planejamento seja ele de que assunto for em relação a sua empresa o Prof. Roberto Shinyashiki acredita que evita uma grande acomodação que tende em todos os gestores de empresas de sucesso, já o Adm. Paulo Barreto dos Santos acredita que estes gestores têm duas características que podem e devem ser usadas ao último limite que é gás para colocar a carreira em primeiro lugar e dar ênfase a produtividade e a segunda é liderar com a força do reconhecimento estar onde está por meritocrácia, onde as pessoas seguem este gestor por acreditar nele e reconhece – lo como um exemplo.

Quase sempre o planejamento estratégico tem o problema da execução pelo fato da estratégia depender de um nível (gestores) e outra execução (de operacionais) formando um gap, como o operacional pouco discute a estratégia e quase sempre ignora o seu conteúdo, operacionalmente passa a ser tratado como algo distante e inalcançável, falta participação, aceitação, engajamento, comprometimento, para transformar a estratégia em ação operacional. Tornando – se o maior desafio de qualquer planejamento estratégico.Temos também que visar que este mesmo gestor terá que colocar em prática todas essa metas envolvendo toda a empresa e fazendo uma tática para cada setor da mesma chamando se de planejamento tático onde se envolve todos os funcionários do setor em questão e todos os setores da empresa. Produzindo um plano que descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como: o que, como, quando, onde e por que, também se leva em conta a decisão, quem vai fazer, quando, onde, sendo seqüencial e engloba seis elementos: o tomador de decisões, os objetivos a alcançar, as preferências ou valores envolvidos, os cursos de ação alternativas, os estudos ambientais da natureza e suas conseqüências. Como processo, a decisão envolve um diagnóstico do problema, a procura de soluções, alternativas para o problema, a análise e comparação dessas alternativas de solução e a seleção e escolha da melhor alternativa.

O processo decisório diz respeito a uma racionalidade limitada e é , basicamente, satisfaciente e não otimizante. As decisões podem ser programadas (computacionais) ou não programadas e podem defrontar – se com estados da natureza apresentados sob três formas: incertezas, risco e certeza. Os planos táticos são implementados por meio de políticas.

Na parte de execução existe o planejamento operacional envolvendo tarefas e operações devidamente racionalizadas delegando conforme a personalidade de cada colaborador.

Especificam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com