TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo administrativo

Tese: Processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Na elaboração textual proposta a seguir, com embasamentos, questionamentos e relatos vamos poder entender melhor, como é construído, quem pode ser um empresário e funções do contexto empresarial. Através de argumentos, mostraremos uma visão clara funções administrativas, informações sobre teóricos que a desenvolveu, principais mudanças ao longo do tempo, sobre a influência da gestão ambiental nas empresas, demanda de mercado e como a contabilidade pode contribuir a serviços das empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à realização dessa prática. Até o período neoclássico da administração, surgido na metade final do século XX, muitas eram as discrepâncias dos teóricos quanto à denominação oficial a ser empregada àquelas atividades consideradas básicas ao administrador. Na essência, as denominações sugeridas por cada um dos teóricos levavam praticamente a um mesmo lugar, ou seja, o sentido estrito de cada função já fazia parte de um consenso, restava apenas estabelecer um acordo formal afim de que tais funções pudessem receber denominações padronizadas. É a partir do período neoclássico que as funções básicas do administrador passaram a ser o Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Com o advento da informática, fruto da Era da Informação, os processos gerenciais passaram por drásticas mudanças, transformações que alteraram profundamente a forma de se gerenciar empresas, sejam elas públicas ou privadas.

No decurso do tempo é comum as práticas administrativas sofrerem alterações, mas os efeitos trazidos pela revolução digital seguramente podem ser considerados um divisor de águas no campo da ciência administrativa, principalmente quando a consideramos do ponto de vista prático.

O administrador atua na vida social da empresa através dos processos administrativos. Segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional. As funções para um planejamento com êxito devem levar em consideração ao peso do nível tático e estratégico. Pois a administração não ocorre por acaso na vida de uma empresa, ela está pautada em planos de diversas funções variáveis. Entre estes os planos operacionais visam à eficiência através da correta alocação de tempo e recursos, e os planos estratégico e tático, visam objetivos organizacionais mais amplos. Através deles podemos destacar as tomadas de posições de uma empresa frente a um mercado que tenha lucro ou que possam ser substituídos por outros que possam glosar eficiência a vida da empresa.

Já Lody, ressalta que as funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o processo administrativo, mas quando consideradas isoladamente, o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle constituem as funções administrativas.

É importante definir que Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações subjetivos sobre determinada coisa com valor. Entre variados autores, em destaque esta Vicenzo Massi, onde defende que o patrimônio da entidade é o aspecto principal para o objetivo de estudo da contabilidade, contrapondo a ideia de Vicenzo, William Hendriksen a trata como um processo de informação, onde a mesma obtivesse a separação em Gerencial, que atendesse aos usuários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com