TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo administrativo

Tese: Processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Tese  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

A administração dispõe de técnicas para que as empresas obtenham resultados satisfatórios, ou seja, sua tarefa é interpretar os objetivos e transforma-los em ação organizacional, porém a administração não esta apenas nas empresas e sim ligada ao nosso cotidiano e tem muita importância no dia a dia começando pelos lares das pessoas para se mantiver em ordem é preciso saber organizar, estabelecer regras, resolver problemas, realizar melhorias isso é uma administração. A administração é uma atividade empírica, pois quando estamos administrando buscamos interagir com o ambiente que nos cerca a procura de concretizar determinados objetivos Serve para progredir as empresas, a trabalhar com organização, é fundamental para conduzir as organizações na intenção de alcançar melhores resultados, o seu papel é aplicar determinadas funções e princípios da administração nas organizações para que elas evoluam no mercado, mantendo altos níveis de qualidade, respeitando as relações de trabalho e, também, as condições do meio ambiente.

O processo administrativo é composto por quatro ferramentas básicas que são planejamento, organização, direção e controle. Estas ferramentas possuem funções que influenciam o ambiente organizacional a fim e que os administradores alcancem os objetivos propostos pela organização.

PLANEJAMENTO

É a determinação de ações presentes para lidar com as incertezas dos eventos futuros, o planejamento não advinha o que esta por vir, mais prevê ações necessárias para combater possíveis incertezas do futuro. O Planejamento é uma ferramenta indispensável para administração e o que determina a eficiência do planejamento é a habilidade de estudar o futuro. É necessário utilizar um planejamento dentro de uma empresa com relação a compras e gastos, é preciso realizar um planejamento do que irá gastar na compra dos produtos, quantidade do produto que irá comprar e possíveis percas dos produtos, assim realizando um planejamento antecipando qualquer tipo de intervenção que possa existir para que não se tenha prejuízos dentro da empresa e decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.

ORGANIZAÇÃO

Define como as atividades serão efetuadas, considerando os recursos disponíveis. A função organizacional é gerada uma estrutura, visando ao equilíbrio e á estabilidade da empresa. A organização tem um papel fundamental dentro da empresa, pois é pela organização que se torna mais fácil para que um gestor administre uma empresa, é necessário organizar cada colaborador em sua função, assim cada um exerce sua função organizando as suas tarefas para que se tenha um controle sobre as atividades ela determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas, como a função do supervisor de estoque, ele tem como objetivo de organizar e assim ter um controle sobre as matérias, para que se necessário, esteja disponível para que não paralise nenhuma atividade.

DIREÇÃO

Na execução das atividades, o administrador é responsável pela tarefa de guiar os esforços da equipe no sentido de alcançar os objetivos da empresa, é preciso que os diretores saibam agir, utilizando os princípios da liderança, da comunidade e da motivação. Para realizar tomada de decisões e a coordenação é preciso ter: liderança, motivação e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com