TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo administrativo

Seminário: Processo administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Seminário  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 11

- Processo Administrativo.

O processo administrativo apresenta-se como uma sucessão encadeada de atos, juridicamente ordenados, destinados todos à obtenção de um resultado final, que consubstancia uma determinada decisão administrativa. O procedimento é, pois, composto de um conjunto de atos, interligados e progressivamente ordenados em vista da produção de um resultado final.

As quatro funções administrativas:

• O Processo Administrativo nos três níveis organizacionais:

- Planejamento.

O planejamento é como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar. Trata-se de uma função importante, porque contribui para o sucesso da organização como um todo e possibilita à organização adotar um comportamento proativo em relação ao futuro. Sem planos os administradores encontrariam bastantes dificuldades na sua liderança e tornaria-se um exercício sem consistência, o que consequentemente afetariam toda a organização.

Pode-se concluir que o planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos que se superpõe.

A estratégia empresarial é formada pelos componentes:

Ambiente: Conjuntos de negócios, mercados ou setores em que as organizações competem.

Empresa: distribuição dos recursos disponíveis, capacidades e habilidade entre esses negócios.

Adequação entre ambos: posição que a empresa deve adotar para compatibilizar seus objetivos.

• Premissas:

• Função de Planejar:

- Os três níveis distintos de Planejamento.

- Planejamento Estratégico:

É o planejamento mais amplo e envolvente e abrangente toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:

• É projetado para longo prazo, seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos;

• Envolvem a empresa como uma totalidade, abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização;

• É definido pela cúpula da organização, situa-se no nível institucional, corresponde ao plano maior qual á todos os demais planos estão subordinados;

• É voltado para a eficácia da organização, alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. Esse é sentido da excelência organizacional.

- Planejamento Tático:

É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais funções são:

• É projetado par médio prazo, em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses;

• Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais;

• É definido no nível intermediário da organização, para cada departamento ou unidade da empresa;

• É voltado para a coordenação e integração, diz respeito ás atividades internas da organização.

• Estratégia em táticas e em planos operacionais:

- Planejamento Operacional:

É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são:

• É projetado para o curto prazo, para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal;

• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupa-se com o alcance de metas específicas;

• É voltado para a eficiência, na execução das tarefas ou atividades, Fazer bem feito e corretamente, isso compõe a chamada excelência operacional.

• Tipos de Planos Operacionais:

• O planejamento nos três níveis organizacionais:

- Organização.

Organização significa uma unidade social, representando um agrupamento de pessoas que interagem para alcançar um objetivo comum e específico. A função de organização é o instrumento de operacionalização do planejamento, é a estrutura organizacional que possibilita a transformação de um modelo teórico, traçado no planejamento, em ação organizacional para o alcance dos objetivos.

Para desempenhar a função de organização, o administrador deve listar o trabalho que precisa ser realizado, dividir o trabalho em tarefas que possam ser realizadas de modo lógico e eficiente, por indivíduos ou grupos, efetuar a departamentalização, ou seja, agrupar as tarefas segundo um critério determinado e criar mecanismos de integração de esforços dos indivíduos, grupos e órgãos da empresa para facilitar o alcance dos objetivos.

A vantagem da divisão do trabalho é facilitar a realização de tarefas complexa, por meio da execução de uma série de tarefas pequenas, simples e separadas, do qual se atribuindo ao trabalhador seria possível sua especialização, com reflexos imediatos sobre o aumento da produtividade. Os administradores devem ter uma visão do conjunto administrativo para avaliar as implicações globais do processo administrativo, aplicar técnicas de rotatividade no trabalho, ampliação e enriquecimento de cargos, para que possa minimizar os efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com