TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo administrativos

Por:   •  28/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.380 Palavras (34 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Pólo 7165

Raimundo Nonato Silva – R.A. 447491

Lídia Ramos da Silva – R.A. 418580

Luciana Souza Andrade – R.A. 436602

Pablo Borges – R.A. 8310765083

Curso

Administração Período

Letivo: 3º Bimestre 2014

Série

3 ª Série

Disciplina

Processos Administrativos

Professor EAD

Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Goiânia/abril/2013

ETAPA 1
Introdução
Planejamento da Ação Empresarial
Este estudo visa comparar diversas fontes que abordam o mesmo assunto, porém com pontos de vista diferentes. O assunto em questão é o planejamento empresarial e os tipos de planejamento.
Planejamento é a maneira de administrar visando prevenir surpresas dentro de uma empresa, órgão ou departamento, determina com antecipação o que deve ser feito e quais objetivos devem ser alcançados, tendo assim condições de tomar decisões preventivas. O planejamento em modo geral consiste em atingir metas para organizar, influenciar e controlar a empresa e seus departamentos.

Desenvolvimento

Planejamento Estratégico
Segundo o autor Samuel C. Certo, define-se planejamento estratégico um planejamento ao longo alcance, que deve ser realizado somente de 3 a 5 anos, visando o futuro da empresa, já o autor Idalberto Chiavenato define o planejamento estratégico, sendo também ao longo alcance, porém podendo ser utilizado no presente sendo assim afetado por um longo período de tempo.
Planejamento Tático
É um planejamento desenvolvido nas áreas de produção, de marketing, pessoal, finanças e instalações de fábricas, que em um modo geral é posto em prática no período próximo há um ano, na parte departamental da empresa, ou seja, nível intermediário da organização.Contudo o planejamento tático decide sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia na organização.
Segundo as bibliografias pesquisadas, concluímos que todos os conceitos se identificam, porém na obra de Samuel Certoavaliamos que o autor trata o nível tático como processo realizado àcurto prazo, diferente da obra de Chiavenato que traz o planejamento tático com processo realizado a médio prazo, portanto no nível intermediário.
Planejamento Operacional
Conforme Idalberto Chiavenato o planejamento organizacional tem por objetivo a regularidade, certeza e o máximo de eficiência em todas as tarefas, este nível está ligado ao ambiente interno da empresa, tendo objetivos com regularidade nos processos tecnológicos, operando com ritmo sincronizado em todas as tarefas. Este planejamento é caracterizado pelos detalhes nas tarefas e nas operações, com visõesàcurto prazo e com foco direcionado para uma tarefa ou operação, já o autor Cesar Maximiano, o planejamento operacional reúne todos os recursos envolvidos em um plano, tanto material como financeiro, especificando os passos de uma operação para obter uma conclusão das primeiras etapas, dando mais segurança ao plano, caso houver falhas, sempre há um segundo plano, para se alcançar o objetivo.
Considerações Finais
Conforme Paulo Barreto dos Santoso planejamento está presente em nosso dia a dia desde a pré-história, fazemos planejamentos automaticamente, como por exemplo, ao ir para o trabalho, planejamos o horário para sair de casa, o meio de transporte, a rota a ser feita, enfim o planejamento está presente em nosso cotidiano. Conforme Roberto Shinyashiki um administrador tem que ter visão e encontrar oportunidades onde outras pessoas só enxergam problemas e dificuldades. Um empreendedor está sempre buscando novos desafios visando ir além do que as pessoas esperam, e na falta desta visão quem sempre perde é a empresa, e tudo o que o envolve. Confrontando estas duas opiniões com o conteúdo estudado nas outras fontes bibliográficas, ocorre que os autores Paulo Barreto dos Santos e Roberto Shinyashiki trazem as teorias dos outros autores para a realidade, encaixando-as no nosso cotidiano e na vida de um administrador.
Conclusão
Para concluir, os administradoresprecisam tomar decisões, para enfrentar problemas no futuro, para se organizar melhor, para criar coisas novas, para escolher as prioridades, enfim, a decisão é a base de tudo, precisamos planejar, projetar, decidir, controlar e administrar.

Referências Bibliográficas:
- Samuel C. Certo, Administração Moderna; 9. ed.
 São Paulo: Prentice Hall, 2003
- Idalberto Chiavenato, Administração; 4. ed.
 Rio de Janeiro: Elsevier, 2011
- Teoria Geral da Administração
 Antônio Cesar Maximiano
-

-
http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/planejamento-e-controle-751/artigo/


Etapa 1
 passo2(a)
Veja o futuro antes dos outros.
Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.
A visão transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser, alguém especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, é muito limitada.
Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças.
O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa.
Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente.
Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro.
Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no Horizonte, a do imaginário, para conquistar o futuro.
Um vencedor não se acomoda com o sucesso de hoje. Ele sabe que na garupa do sucesso sempre vem o fracasso. E, se não se empenhar, correrá o risco de amargar derrotas no futuro.
A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

Conclusão:

O empreendedor tem que ter ousadia, "não ter medo do novo", ele tem que ter um olho clinico e enxergar uma oportunidade onde muitas enxergam dificuldades, para se ter sucesso tem que vencer o‘’ medo’’, e tirar do caminho as palavras pessimista, será, talvez, se não der certo, para isso antes de ser empreendedor na administração o primeiro passo fundamental é o planejamento, pesquisar o mercado o que é tendência de mercado enfim. Busque o novo, inove rompa as barreiras do medo e vá em busca do sucesso’’.

Etapa 1 - passo2(b)
Desafio do Administrador do Futuro.
A globalização é um fenômeno do mundo dos negócios, imprevisível e irresistível,
gostando dela ou não, o profissional do futuro tem ficar conectado 24 horas, ou seja, o profissional deste século que quer ter uma carreira brilhante e de sucesso precisa estudar muito, participar de eventos, workshop, etc. para empreender neste mercado global.
Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, volátil e insondável a ponto de um gênio financeiro como o bilionário George Soros perder 600 milhões de dólares em um único dia, concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios incontestavelmente mudou e está se tornando um lugar bem amedrontador e for a de controle.
O atendimento ótimo ao cliente é um dos fatores que serão decisivos para o sucesso do administrador do século XXI. Este cliente pode ser tanto o interno com o externo.
Eis alguns aspectos que ajudarão neste atendimento ótimo ao cliente:
Melhore a sua autoconfiança. Muita gente não atende bem seus clientes porque,
realmente, acha que não conseguirá atendê-los.
Crie situações ganha-ganha. Quando ficar claro que você não conseguirá atender aquele pedido, ajude o cliente a encontrar uma solução alternativa.
Entregue o que você prometeu
 e mais. Esse mais fará você ser lembrado.
Prometa menos do que você sabe que pode entregar com um esforço extra.)
Ofereça ajuda espontaneamente. Não espere que te peçam, aja. Não se restrinja à postura de fazer apenas o seu trabalho.
Faça aquilo de que você gosta e não apenas o que você sabe. Quem faz aquilo de que gosta dedica-se mais. Se você tiver sorte, as duas coisas serão uma só, mas nem sempre é o caso.
Consequentemente, quem ambiciona uma carreira global de sucesso haverão de manter os livros sempre abertos e as mentes inquisitivas e criativas. Pelo estudo, temos a possibilidade de abrir nossas mentes, de superar os limites mais ou menos estreitos de nossos bairrismos, de enriquecer-nos, humanamente, por meio de conhecimentos mais apurados sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Sem aprendizado contínuo, qualquer que seja o know-how aprendido, ele
Ficará, obsoleto em seis meses ou menos. Como dizia Catão, célebre por suas convicções no senado romano, "sem aprendizado contínuo, a vida é apenas uma imagem da morte".
"Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessitava aprender" Charles Dickens
(1812-1870), escritor inglês que retratou a miséria dos primeiros tempos da RevoluçãoIndustrial.
"Existe na vida algo pior que o fracasso: não haver tentado nada." Franklin Delano
Roosevelt (1882-1945), presidente dos Estados Unidos entre 1933 e 1945, responsável pelo programa de recuperação econômica com New Deal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)   pdf (449 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com