TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos

Por:   •  26/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.006 Palavras (25 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 25

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO PORTO ALEGRE – MARECHAL RONDON

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS COM O REQUISITO PARA A AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

NOME DO ACADÊMICO:

BANCA EXAMINADORA:

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL EAD: ROGÉRO MACEDO

PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA: MSC MÔNICA SATOLANI

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Planejamento

Planejamento pode ser definido como que direção deve ser seguida para alcançar resultados desejados ou a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos da organização. Onde decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando e quem deve fazer. Existem três tipos de planejamento que são: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional dos quais teremos as suas definições e etapas a seguir:

Planejamento Estratégico

É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional.

Enquanto a estratégia empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos. Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Isso significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinergético da interação de todos esses aspectos.

Como o planejamento estratégico e genérico e abrangente, ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa, cada qual voltado par o seu departamento. Além disso, cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa, detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.

As sete etapas do planejamento estratégico: Determinação dos objetivos, Análise ambiental externa, Análise organizacional  interna, Formulação de alternativas, Elaboração do planejamento, implementação e execução, avaliação dos resultados.

Planejamento Tático

O planejamento constitui a primeira função dentro do processo administrativo. Antes que qualquer função administrativa seja executada, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los. A ação empresarial parte de um planejamento estratégico que abrange a empresa como uma totalidade, afetando-a no longo prazo pelas suas conseqüências. Esse planejamento é decidido no nível hierárquico mais elevado da organização: o nível institucional. Para que o planejamento estratégico possa ser levado adiante, ele precisa ser implantado nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa, nos quais as tarefas são executadas. Contudo, entre o nível institucional e o nível operacional existe uma enorme diferença de linguagem e de postura. O nível estratégico opera com incerteza em face da exposição às forças e variáveis ambientais, enquanto o nível operacional precisa operar com base na certeza e na programação de suas atividades. A absorção da incerteza provocada pelas pressões e influências ambientais precisa ser feita no nível intermediário, para que as decisões estratégicas ali contidas sejam moldadas e traduzidas em planos capazes de serem entendidos e, por sua vez, desdobrados e detalhados em planos operacionais, para serem executados pelo nível operacional da empresa.

Características do planejamento tático: o planejamento é um processo permanente e continuo, é sempre voltado para o futuro, se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, seleciona entre várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação, é sistemático, é iterativo, é uma técnica de alocação de recursos, é uma técnica cíclica, é uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais, é uma técnica de coordenação, é uma técnica de mudança e inovação.

Planejamento Operacional

Este se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, ao passo que o planejamento tático está voltado para resultados apenas satisfacientes. Por meio do planejamento operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. Como o grau de liberdade na execução das tarefas e operações no nível operacional é muito estreito e pequeno, o planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza apenas um curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação. O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolver planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para otimizar e maximizar os resultados..  

Tipos de planos operacionais: Procedimentos (planos relacionados com métodos), Orçamentos (planos relacionados com dinheiro), Programas ou Programações (planos relacionados com o tempo), Regulamentos (planos relacionados com comportamentos).

Veja o futuro antes dos outros X O Desafio do Administrador do Futuro

Através da análise podemos constatar que não podemos deixar  o tempo passar por falta de visão e sim tomarmos uma atitude referente ao nosso futuro, pois de nós mesmos que dependemos hoje e nossos familiares na grande maioria. Como podemos ser grandes administradores ou nos realizamos profissionalmente se houver uma acomodação, desistência de nossa parte, claro que existem batalhas, pedras no caminho que muitas vezes nos fazem desanimar, temos que ter fé em Deus, coragem e perseverança no  planejado do presente através dos estudos, sem medir esforços; pois temos também na atualidade a tecnologia e a ciência para planejar o futuro promissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (211.7 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com