TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais Projeto Integrado Multidisciplinar III - PIM III

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

Processos Gerenciais

Projeto Integrado Multidisciplinar III - PIM III

Dourados - MS

2013

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

Processos Gerenciais

Projeto Integrado Multidisciplinar III - PIM III

Alunos:

Breno Davanco Mazotti

RA. 1328793

Cristiano de Oliveira Freitas

RA. 1317856

Daniel Santana Garcia

RA. 1322715

Maxcely Pavon Espindola

RA. 1303106

Marcia Viviane B da Costa

RA. 1314240

Curso: Processos Gerenciais

Dourados - MS

2013

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma análise da utilização prática dos conhecimentos obtidos nas matérias de Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. A Magna Engenharia Ltda., alvo do estudo esta sediada na cidade de Dourados-MS, onde atua desde 1986 no setor da construção civil além de executar obras possui fábrica de artefatos de cimento como tubos de concreto e estruturas pré-moldadas. A disponibilidade das informações pela empresa possibilitou a análise de sua estrutura financeira e cálculo dos índices de liquidez relevantes no meio empresarialbem como a identificação das práticas de gestão e controle da empresa e apresentação da aplicabilidade estatística como ferramenta para tomada de decisão.

Palavra chave: Prática, Contabilidade, liquidez, estatística.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 CONTABILIDADE...................................................................................................06

3 FUNDAMENTOS GESTÃO FINANCEIRA............................................................09

4 ESTATÍSTICA.........................................................................................................11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

ANEXOS....................................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho vem apresentar uma análise de uma empresa do setor da construção civil localizada na cidade de Dourados-MS, a escolha desta empresa se deu pelo próspero momento vivido pela cidade que passa por inúmeras obras.

        No primeiro capitulo é compreendido pela análise de aspectos contábeis no que se refere as normas que regulamentas a apresentação das demonstrações contábeis, seguindo da análise do Balanço Patrimonial e o cálculo de alguns índices de liquidez que auxiliam no diagnóstico da saúde financeira da empresa.

        A Gestão Financeira é o foco do segundo capítulo onde sãorelatadas as práticas da empresa no que tange a gestão de seus recursos, e também é apresentada uma proposta simplificada de um plano financeiro, visando estimular o desenvolvimento de uma cultura de planejamento.

        Finalizando o trabalho sãoapresentadas algumas das possibilidades de emprego da ferramenta estatística no meio empresarial, desde a divulgação de dados coletados por meio de gráficos e calculo da média de produção em um determinado período.

2 CONTABILIDADE.

A empresa Magna Engenharia Ltda., utiliza serviços de contabilidade de uma empresa contábil e com isso atente todas as exigências previstas na Lei 11.638/07 no que tange a padronização das demonstrações contábeis como apresentação de Balanço patrimonial, DRE, Fluxo de caixa e demais exigências.

Por conter informações sigilosas sobre a saúde financeira da empresa a mesma não autorizou a divulgação de valores exatos, entretanto permitiu a análise das informações financeiras.

Quanto à saúde financeira da empresa Magna Engenharia Ltda foram abordadas análises quanto aos índices de liquidez que avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser foco de estudos para os gestores.

Para o cálculo destes índices são utilizadas informações retiradas do balanço patrimonial essa demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da empresa, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise.

Como não foi dada autorização para divulgar as informações verdadeiras realizamos uma análisedo balanço em anexo com informações fictícias onde se obteve os índices a seguir.

Quanto ao Índice de Liquidez Geral Neto, (2007, p. 191) afirma que, “Esse indicador revela a liquidez, tanto a curto como a longo prazo”.

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Liquidez Geral = 3.678.536,58 / 280.527,88

Liquidez Geral = 13,11

        Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo, nesta simulação a empresa conseguiria honrar com todas suas obrigações pois para cada real de terceiros investidos na empresa a mesma possui R$13,11 de capital próprio.

Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

Liquidez Imediata = 1.778.536,58 / 280.527,88

Liquidez Imediata = 6,33

A Liquidez Imediata considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações.

Ou seja, a empresa em um cenário em que necessite quitar dividas teria capacidade a curto prazo para honrar com seus compromissos pois possui em caixa um montante maior que suas obrigações.

Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

Liquidez Seca = (3.678.536,58 - 1.300.000,00) /280.527,88

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com