TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos administrativo

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Católica de Pernambuco

Estudo de caso

 

Curso: Administração/ noite

Disciplina: Processos Administrativos I

Professor: Hugo Oliveira Wanderley

Aluna: Renata Ithamar dos Santos Bastos

Recife, 22 de setembro de 2016

Estudo de Caso

1º) Para responder a essa questão é válido lembrar que em um sistema todo os seus processos são articulados, ou seja, se houver alguma alteração no decorrer de algum procedimento, todos os outros sofreram alterações devido a articulação existente no todo. No sistema empresarial do presente estudo, podemos ter como base um sistema empresarial de matriz/fábrica e subsistemas nas 5 filiais distintas. No sistema de produção/fábrica distinguimos subsistemas de setores de suprimento, logística, produção, finanças, gestão de pessoas, marketing. Qualquer falha em algum subsistema altera o todo em cadeia. Várias interfaces de falhas nesses subsistemas podem causar a perca de mercado ou cliente como declarado no nosso estudo. Citemos então o detalhamento de cada possível problemática na questão de número 2.  

2º) Para melhor entendimento, a tabela abaixo demonstra o detalhamento de cada possível problemática que esta gerando as dificuldades citadas pela indústria.

ITEM

PROCESSO

DETALHAMENTO

1

 Recursos Humanos

Falha no ato de contratação, profissionais sem qualificação adequada.

2

Logística

Má administração dos percursos logísticos acarretando em atraso nas entregas e por consequência insatisfação do cliente.

3

Financeiro

O não pagamento de funcionários gera descontentamento que acaba afetando o resultado do trabalho do profissional.

 Os fornecedores não pagos terminam por não entregar a mercadoria ou serviço, resultando em atraso ou ausência no processo de suprimentos de mercadorias.

4

Marketing

Uma estratégia de marketing mal elaborada afasta os clientes ao invés de fideliza-los.

5

Produção

Tempo ocioso reduz a produção e consequentemente atrasa as entregas.

6

Suprimentos

A indústria deixa de lucrar por falta de mercadorias.

3º)  O sistema de informação é um processo que trabalha na transformação dos dados em informações importantes e úteis para a tomada de decisão gerencial, com essas informações são feitos relatórios gerenciais e esses servem de base para a otimização de resultados na organização. A falta de integração no sistema de TI pode gerar causas negativas em relação a perdas de clientes e em consequência diminuição dos mercados e redução no faturamento. Podemos citar várias falhas na tecnologia da informação que pode causar ou agravar problemas em toda estrutura empresarial, alguns deles são por exemplo; Sistema de software ultrapassado pode fazer com que a empresa não atualize seus dados como deveria e acabe por perder ou deixar de obter informações importantes sobre mercado e possíveis clientes; Se no sistema de TI houver uma falha e não constar que o cliente pagou uma determinada dívida, isso acarretará em um descontentamento por parte do cliente e a possível perda da fidelização do mesmo; Uma baixa qualidade no código de TI aplicadas a programação e ao banco de dados pode ocasionar erros nos relatórios e aumentar o número de horas do processamento de informações mensal o que poderia atrasar toda a ordem de produção, diminuindo assim o faturamento diário.

4º)  Para uma análise mais aprofundada do ambiente interno e externo e as possíveis influencias que poderiam acometer esses problemas empresariais se faz necessário o estudo de uma matriz FOFA ou análise de SHOT.

  • Ambiente Interno:
  • Força:

-Marca Forte

- Alta qualidade nos produtos

- Preço competitivo no mercado

  • Fraqueza:

- Problemas Operacionais constantes

- Matriz logisticamente distante dos polos urbanos

- Recrutamento e seleção pouco eficazes

  • Ambiente Externo:
  • Oportunidade:

- Crescimento na demanda em algumas épocas do ano

  • Ameaças:

- Fortes concorrentes no mesmo seguimento

  • Outras influências:

     -Preço da gasolina (logística)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com