TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos administrativos

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

        Admitimos que criar uma cartilha de ideias que será definitiva para o alcance do sucesso para todos os empresários é um pensamento romântico já em sua concepção. Por quê? A sociedade é composta por seres capazes de interpretar e racionalizar detalhes do ambiente ao redor, e mais, podem enxergar vastas possibilidades em até mesmo simples tarefas. Por conta disso, hoje contamos com um sistema de atividades complexas e conectadas, que asseguram sustento para aqueles dispostos a perseverarem em seus objetivos.

        É claro que se o gestor buscar desenvolver um conjunto de hábitos e características que se mostrem capazes de impulsionar sua carreira, ele acertadamente estará investindo em um futuro promissor e com certeza construirá um legado para o qual as pessoas poderão projetar seus desejos. Mas com tantos segmentos de mercados, situações de negócios distintas, personalidades a se lidar, fica difícil descobrir quais habilidades se adequariam melhor ao momento, entretanto sempre é possível delimitar modelos de comportamentos que se encaixarão em qualquer esfera vivida. Se não fosse por isso, não teríamos tantos empresários de sucessos em ramos tão diferentes.

        Quando um indivíduo começa um novo empreendimento, ele pesquisa, estuda, traça metas, tenta se preparar para qualquer adversidade que com certeza aparecerá, todavia, diferente dos gestores de sucesso, mesmo sabendo como se portar, não consegue realmente absorver conceitos simples como liderança, valorização de própria sua experiência ou de quem o rodeia, construção de marca, planejamento, resiliência, e mais importante, responsabilidade e respeito pelo que faz.

        Liderança é regra para qualquer empresa bem sucedida, pois é impossível um negócio crescer sem que seu gestor procure desenvolver todas as pessoas que trabalham ao seu redor, porque ele sabe que elas são o verdadeiro motor que move o empreendimento sempre para frente. Ele não detêm poder sobre elas, mas sim influencia, para que elas confiem em sua autoridade para a tomada de decisões. Organizações assim se privilegiam deste tipo de comportamento, pois sempre conseguem captar e construir profissionais que sabem que o bem estar da empresa reflete o seu próprio.

        Quando começamos um novo negócio, por mais preparados que estejamos, sempre encontraremos situações novas que testarão nossa capacidade de adaptação e, durante o processo de resolução da mesma, nos enriquecera com experiências que sabemos que certamente poderemos utilizar em futuros conflitos. Hoje infelizmente temos pessoas que não dão o devido respeito à esse tipo de conhecimento, preocupadas apenas em vencer desafios, não percebendo o potencial que esse tipo de situação traz para o aprendizado. Gestores de sucesso conseguem olhar para trás e extrair as técnicas necessárias para cada decisão, e mais, não tira proveito apenas de sua bagagem mas também de todos que podem contribuir para o objetivo. Ele busca construir um domínio tácito multifacetado, que pode ser utilizado em qualquer área.

        Ele também se preocupa em fundamentar sua marca, definir qual será sua missão. Com o planejamento certo, levando em conta o caráter que você quer incutir à sua empresa, é possível ter êxito em qualquer segmento. É imprescindível que a imagem a ser mostrada reflita a vontade do gestor de crescer, pois é fato que o significado da existência de uma empresa seja o lucro. O gestor utiliza esta ambição como bussola, estreitando todas as atividades desenvolvidas pela organização para alcançar sua meta. Ele sabe que a realidade pode ir contra suas ações, mas grandes empresários como Steve Jobs, Soichiro Honda, Samuel Klein e muitos outros, quando iniciam seus negócios, moldam suas empresas com um pensamento fixo do que querem praticar e então depois procuram e lutam pelo investimento.

        Podemos afirmar com veemência que o caminho para o sucesso é galgado pela persistência e a resistência contra as adversidades. O excelente gestor se mostra assertivo a qualquer conflito atirado contra ele, utilizando tudo isso para consolidar seu caráter, para que possa projetar seus anseios em todos que colaboram com ele. Ele entra no jogo para ganhar, sabendo que a pressão faz parte dele. Um bom empresário é convicto em tudo que faz e entende que os desafios não representam algum tipo de falta de respeito pelo trabalho que ele faz. Desafios são apenas desafios. Ele profundo respeito e é apaixonado pelo que faz. Quando aliamos prazer pelo que fazemos com a vontade de crescer, com certeza estaremos garantindo sucesso em nossa empreitada.

        Mas primeiro se faz necessário entender os conceitos de empresa, gestor e empresário, que são erroneamente confundidos, para que possamos transitar de forma mais segura entre eles. Poderíamos dizer que empresas se apresentam como o conjunto de recursos e pessoas organizadas para produção ou então circulação de bens e serviços. Com esta definição podemos ver que elas atuam como instituições que possuem uma gama de mecanismos, que se empregados da forma certa, poderá atender as expectativas quanto ao ganho que o empresário deseja. É claro que também contamos com entidades como cooperativas, organizações beneficentes e clubes, mas até mesmos eles necessitam de algum tipo de lucro para a sobrevivência da mesma. Dentro do capitalismo é impossível manter uma atividade sem algum tipo de lucratividade. Ela são tidas como ferramentas operacionais que integram o sistema de negócios que impulsionam nossa economia global. Já os empresários são os indivíduos dispostos a aplicar seu capital em modelos de empresarias para obter o aumento de seu patrimônio. Necessariamente não é preciso que ele participe de todas as tomadas de decisões, mas deve sempre estar atento a qualquer mudança significativa que possa afetar seu investimento. Ele possui propriedade sobre o que é produzido, lucrando em cima disso, mas podendo ser representado por pessoas escolhidas para a posição de gestoras.

Aqui se encontra o ponto de separação entre o gestor e o empresário. O gestor é o profissional responsável por monitorar de forma sistêmica a empresa que se encontra sobre seu cuidado. Ele é moldado para que possa desempenhar as habilidades de planejar, executar e liderar os objetivos propostos pela organização. Atua como ponte entre a administração, a execução, a venda de bens ou serviços e a manutenção da empresa. É sempre possível que dentro de uma organização possa haver mais de um gestor. Nestes casos eles são posicionados dentro de uma cadeia hierárquica para que possam se concentrar em suas determinas áreas, todos atuando em conjunto para o bem estar da empresa. Uma posição que traz desafios, mas que pode ser realizada caso a pessoa se mostre determinada em desempenhar tais funções. Operar como gestor oferece oportunidades que com certeza enriquecerão a formação do indivíduo, e possibilitara que ele se destaque e possa conquistar respeito dentro do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com